Ibiza 6k

Boas

Estou a precisar de comprar um ibiza 6k para a minha namorada, também porque ela teve o acidente com o meu e preciso de um carro, queria comprar algo barato, um ibiza 6k a gasolina, pensei num 1.0 de 1997 ou num 1.4 16V de 1998.
Alguém tem algum feedback destes motores.

Abraço
 
O 1.4 16v não conheço pois nunca tive nem andei em nenhum. No entanto, de relatos que vejo pela net, penso que é um motor que gasta um pouco de óleo. Mas falo sem certezas.

Quanto ao 1.0, como é o motor do meu 6K, e até é do mesmo ano, vou dar o meu testemunho.

Alguns aspectos:
- Economia: andando nas calmas, consegue boas médias, até porque muitas vezes nem vale a pena tentar puxar mais porque ele não vai andar mais, portanto mantém-se o acelerador na mesma posição. Neste particular a caixa curta dá uma ajuda: permite aumentar a velocidade com relativamente pouca carga e nos 50 consegues ir em 5ª na boa.

- Fiabilidade: o meu está prestes a entrar nos 92.000 km e já leva 18 anos e 2 meses em cima. Problemas? Apenas o termostato que encravou aberto, e me custou a enorme fortuna de 25€, na marca (fui eu que o troquei) e um rotor do distribuidor porque o anterior (ainda de origem) faz um ano que abriu uma racha e o carro começou a engasgar em andamento por causa da humidade; 10€ na casa de peças e resolvi a coisa. Consumir óleo? Absolutamente nada, e eu por vezes dou-lhe cada esfrega. Ajuda andar com o nível a meio da vareta, mas mesmo assim. Há pessoal que diz que este motor tem um problema crónico na borboleta do acelerador, fazendo-o engasgar. Sou um pouco suspeito por causa dos poucos km's para a idade, mas mesmo assim não concordo, porque mesmo assim, nunca foi limpa e ainda se encontra bastante limpa. Não digo que no futuro não possa ter uma surpresa, mas como por enquanto não tive nenhuma, não me preocupo.

- Performance: para 50 cv, não se pode pedir muito. Atrás referi as vantagens da caixa curta em cidade. Precisamente o contrário em auto-estrada; chega a ser um sofrimento. Toda a caixa é curtíssima, sem excepção da 5ª, o que quer dizer que a 120 sou brindado com um cantar (deveria dizer berrar) de 4000 rpm. Força verdadeiramente dita só das 3000 para cima, e são apenas 86 Nm às 3200, salvo erro. Para o manter no limiar do economicamente viável (3000 rpm) é manter os 90, ou seja, aconselhável ir pelas nacionais, em que mesmo ir a 80 se vai bem. Andar a 90 (e às vezes 100) numa AE é um desespero, sobretudo se forem longas rectas que parecem não acabar. Quando ando com ele em AE, mesmo nas 3200/3500 rpm, por vezes carrego-lhe a fundo e a única coisa que aumenta é o barulho (por arrasto, o consumo). Velocidade nem por isso, tenho de esperar um bocado, e mesmo assim a resposta não deslumbra. Só o costumo levar aos 120 nas descidas para ganhar embalo na subida consequente, para que ele vá morrendo gradualmente até regressar aos 90. Óbvio que, em andamentos de 120, o consumo dispara. Mas mesmo assim, em velocidade de ponta, já consegui dar 160 de ponteiro. Neste curto espaço é que foi ver o ponteiro do depósito a descer em tempo real. Em andamento citadino, como vai em relações baixas, por vezes chega a surpreender a desenvoltura dele.
A título de curiosidade vou referir o que aconteceu há cerca de 1 mês: o meu pai precisou que o levasse a Ferreira do Alentejo. Saímos de casa eram umas 8h30 da manhã e ele tinha alguma urgência em estar lá às 10. Ou seja, para lá, o mais devagar que andou foi nos 130, tudo o resto foi feito a 140. Para cá, como saímos de lá eram 13h30 e ele precisava de cá estar às 15, foi mais do mesmo: 140 all the way, com algumas incursões aos 150.

Resultado dessa viagem: o ponteiro realmente desceu bem depressa, e com andamentos destes o motor andou sempre ali na faixa das 4500/5000 rpm, sempre a andar. Não partiu nada, não estragou nada, continua a andar na boa como se não lhe tivesse dado esta tareia, e o melhor: desentupiu os injectores de tal forma que ainda hoje anda melhor do que antes desta viagem. Juro, foi cá uma limpeza...
Importa referir também isto: convém de vez em quando limpar carvão, porque este motor tem a admissão algo estreita, fazendo com que a acumulação de carvão seja maior.

Resumindo: para andar nas calmas, serve perfeitamente. Tendo o cuidado de o manter sempre em ordem com o material todo nas horas, dificilmente dá problemas e se der, não será nada do outro mundo.
 
Back
Top