Ibiza 6J 1.6TDI 105cv - Luz resistência a piscar

Boas,

Precisava da vossa ajuda para o seguinte:
cá em casa existe um Ibiza ST com o motor 1.6 TDI (105cv). Recentemente começou a acender a luz da resistência de forma intermitente, sendo que só acontece quando largo pé do acelerador depois de andar num ritmo mais acelerado (já testado várias vezes).
Por vezes acende a luz de avaria de motor, mas isto até agora só aconteceu 2 vezes.
Já foi ao VAG COM e acusou avaria EGR e FAP (provavelmente entupida), não sei precisar os nomes das avarias que surgiram no VAG COM.
É um carro que anda maioritariamente em cidade e normalmente em percursos muito curtos.

Estranho disto tudo é que apesar de acender as luzes não sinto perdas de potência, nem qualquer tipo de falha no andamento.

Precisava saber se já aconteceu a alguém o mesmo, ou se tem conhecimento do que poderá ser antes de fazer seja o que for. Porque so a EGR fica à volta de 400€ e tira-la fora não é tarefa fácil.

ol5k.jpg


Se não for o sitio correcto para esta dúvida, peço a um admin que mova este tópico para a área correcta.
Obrigado.

Cumprimentos
 
Vai à AE amigo, decerteza que deve de ser da FAP que está a ficar cheia, como andas em percursos curtos.

Mas também acho estranho em não acender a luz da FAP..

---

Lembrei me de uma coisa, vê se tens algum STOP fundido.. ou uma luz qualquer..
 
Last edited:
fap cheia tambem da erro na egr, porque os gazes nao saiem, ve os tubos do ic tambem, o meu apareceu o sinal de resitencia, mas era causado por causa de um tubo roto, mas tava erro intake, tenta fazer a limpeza atraves do sistema normal 4 velocidade acima das 3000rpm, durante 30 km +ou- e ve se isso desliga
 
se da de egr pode ter o cooler dos gases de escape estragado e estar a mamar agua, vai estando atento ao nivel da agua(g12) a ver se nao desse.
 
uma vez que fazes percursos curtos, convem pelo menos uma vez por semana ires puxar por ele para desentupir a fap.... o problema pode advir dai. nada como experimentares andar em 3 ou 4 as 2500 rpms para atingir a temperatura necessaria para a limpeza. 15 a 20minutos ou entao puxares pela máquina na AE uma beca.
 
uma vez que fazes percursos curtos, convem pelo menos uma vez por semana ires puxar por ele para desentupir a fap.... o problema pode advir dai. nada como experimentares andar em 3 ou 4 as 2500 rpms para atingir a temperatura necessaria para a limpeza. 15 a 20minutos ou entao puxares pela máquina na AE uma beca.

Pois, o carro é dos "velhotes" então o percurso é mesmo só citadino.
Entretanto ontem para tentar limpar um pouco puxei por ela em AE cerca de 120km (percurso ida e volta) onde apenas me acendeu a luz à saida da AE quando abrandei o ritmo. Já me falaram em injectores, já falaram na válvula EGR e também já me falaram que poderá ser mesmo a FAP a pedir uma regeneração forçada via VAG COM, coisa que não acredito já que a luz do filtro não acende.

O que eu e o RuiMCF achamos estranho é a luz da resistência apenas acender nos momentos de desaceleração do motor.
 
ja me acendeu isso mas era uns fios dos medidores de pressoa turbo cortados, foi trocar fios e ficou resolvido
luz de motor tb ja apareceu, era o medidos de gazes da Fap avariado, trocou-se e ficou resolvido

tenta ir á AE e puxar por isso um pouco tipo ir a 140 uns kms a ver se lipa isso tudo, se noa resolver desconfio k seja a EGR lixada, como ja vi em alguns casos
 
a mim ja me aconteceu e era a ficha a beira da centralina k liga ao deposito de oleo!!dava corte na bomba de gasoleo!mas de vez em quando tb acendia a luz dos pneus e do ESP!
 
a mim ja me aconteceu e era a ficha a beira da centralina k liga ao deposito de oleo!!dava corte na bomba de gasoleo!mas de vez em quando tb acendia a luz dos pneus e do ESP!

simthemann mas no teu caso como dava corte na bomba de gasoleo sentias perda de potência do motor certo?
 
nem sempre!!era mais as vezes k nao notava nada!!!quando notava a perda de potencia o barulho ficava mais grosso!!parecia 1 toninho:)
 
A mim acendeu uma vez e trocou-se o sensor de gases de escape. Passados uns 15000km voltou a acender, juntamente com a luz vulgarmente conhecida como luz de avaria de motor e desta vez trazia o infame safe-mode que não aconteceu da primeira vez - Seat, EGR nova e já leva 40000 em cima sem problemas.
Segundo as minhas pesquisas a EGR destes motores CR são bastante castigadas (construção, engenharia do sistema, vá-se lá saber porquê) e é um lugar comum para quem tem estes motores trocar a EGR com frequência...
 
A mim acendeu uma vez e trocou-se o sensor de gases de escape. Passados uns 15000km voltou a acender, juntamente com a luz vulgarmente conhecida como luz de avaria de motor e desta vez trazia o infame safe-mode que não aconteceu da primeira vez - Seat, EGR nova e já leva 40000 em cima sem problemas.
Segundo as minhas pesquisas a EGR destes motores CR são bastante castigadas (construção, engenharia do sistema, vá-se lá saber porquê) e é um lugar comum para quem tem estes motores trocar a EGR com frequência...

Pois, neste caso ela não entra em Safe Mod mas já foi registado o erro através do vag com e dá um erro qualquer da EGR.
Provavelmente será daí mas ainda estamos a ver, uma vez que a garantia disto já acabou.

Assim que se tenha novidades eu venho aqui colocar ;)

Agradeço desde já a opinião de todos.
Obrigado.
 
Cá para mim deve ser mesmo a EGR, já é comum o problema.

Mas se tens vag-com força a limpeza da FAP, e como as temperaturas vão ser altas pode ser que limpe a EGR, penso que ao fazeres isso precisas de andar cerca de 40min com ele a puxar...:s
 
Back
Top