GT Tdi em Safe-mode

Blue_Tdi disse:
Ve a geometria...

O meu carro, anda assim porque mexi no actuador da geometria
Com a electronica stock, faz safe mod...
Reprogramado, nunca fez....

como o meu foi feito para andar reprogramado, deixo estar assim....

Pois, mas isso ja aconteceu com o meu stock e reprogramado. Logo...mesmo reprogramado, deve ter um limite de pressão.

Eu nao sei mexer no actuador da geometria. Para onde é que devo ou não virar.
Também não sei como retirar aquela peça metalica que tem um pequeno tubo inserido e que me parece estar no topo desse parafuso que ajusta a geometria.
 
Barometer disse:
Olá a todos.
O meu GT Tdi entrou em safe-mode (acho eu) ja pela 3º vez em 2 semanas, sem estar a andar muito rapido.
O oleo estava a 90/92º, como sempre e estava numa subida a +- 110 km/h.
Devo dizer que para efeitos de teste, o carro nao conseguiu dar mais do que 140/150...e chegou la lentamente.

O carro tem o seguinte instalado:

- Linha de escape de 6mm (creio ser este o diametro)
- Turbo hibridado para o do TDI 130 (nao confirmei, mas foi o que o antigo dono me disse).
- Injectores com um caudal ligeiramente maior.
- Chip de fábrica.

A questão é que o carro vinha com um chip em que se fez um programa diferente, por sinal bastante bom, porque andava muito e sem fazer fumo exagerado.
Eu decidi retirar esse chip e por o original, apenas para não sobrecarregar tanto o motor.

Mas só com um chip original é que me aconteceu isto do Safe-mode. Pelo menos, o carro deixa de puxar e comporta-se como um 1.9D . Nao oiço o turbo , alias, oiço.... mas é muito muito mal. E ao ralanti, nao gira sequer.
Dá a sensação que passa de 110cv para 70 :cryy:

Bastou-me desligar o carro e .... tudo volta ao normal.

Será que o turbo ao estar hibridado, estará a fazer mais pressão do que o que o chip permite? Ou é o chip que determina a pressao que o turbo vai fazer?

Estou um pouco confuso.

Se alguem me puder esclarecer, obrigado.

O problema está que a electrónica regula a pressão de turbo, quando em cargas parciais, pela posição de geometria. Como tens um turbo modificado é provavel que para a mesma posição de geometria induza um aumento da pressão de turbo e cria o desvio positivo admissível.
Nao sou da opinião que se deva ajustar a geometria mecanicamente. Sou da opinião que se deve regular a electrónica para as modificações que se tem. Se a preocupação é a diminuição do desgaste mecânico podes ficar descansado que o meu Pai faz quase todos os dias 150km e com andamento vivo numa Audi com 215cv eheheh!
 
Bem, na verdade, o meu receio é esse : passar de 110cv para 148cv e 350nm.

Mas , isso ja me aconteceu com o chip reprogramado. Isto depois de um periodo em que comecei a andar mais devagar (para os consumos) e que calhou com a troca pelo chip original.
Agora fiz umas viagens a 140/150 progressivamente e... nao aconteceu mais. Liga limpinho de manha o turbo, ouvindo-se o silvo tipo ovni. Mas... até quando? Parece-me que foi acumulando carvão e que tem que sair.

Alias, na IPO fez uma fumarada , mesmo com o chip original. Apos 3 gazadas e de ja nao estar a fazer quase fumo, a inspectora la deciciu começar o teste. Perguntou-me se fazia muita cidade. A verdade é que ando mesmo devagar com ele, ao ponto de fazer com facilidade consumos na ordem dos 3,5 no CB. O recorde está em 2,8 de sintra pra sesimbra.

Mas isso, deve estar a ter o seu custo !!

vou procurar ter uma condução mais normal e sempre que tiver estrada... 130/140, que deve ser mais saudavel.

O programa do chip está bastante progressivo. Por acaso, ainda ontem vi um Ibiza a cagar tanto fumo e nem sequer estava a acelarar.
O meu parece-me que foi feito na "DM" e so faz fumo mesmo se lhe der carga e tem que ser a dar mesmo.

Acho que o vou deixar ficar.:)
 
Acho que sim. Que deves preservar, mas quando apanhares estrada livre que deves acelerar com ele um pouco. Nao lhe faz mal nenhum desde que respeites as temperaturas e o tempo em que puxas por ele. De resto é manutençao a tempo e horas e ele dura outros tantos kms.
 
TdiSportR disse:
Acho que sim. Que deves preservar, mas quando apanhares estrada livre que deves acelerar com ele um pouco. Nao lhe faz mal nenhum desde que respeites as temperaturas e o tempo em que puxas por ele. De resto é manutençao a tempo e horas e ele dura outros tantos kms.

As temperatuas respeito sempre. Até aos 70º do oleo nao passa das 2000rpm. Aos 80º ja pode ir até 2500rpm. E ao desligar, 30s a 1min de espera... conforme. É até ficar a 88 ou 90º o oleo.

Sempre que tenho apanhado estrada, tenho ido a 130/140. Apenas por agora, para ir limpando o motor. Na verdade... nao voltou a acontecer até hoje! E ja la vai quase uma semana.

Assim que estiver tipo 1 mês sem acontecer.. vou fazendo a estrada a 120/130. Às 2750rpm , está numa zona confortavel.

Oleo? Vai ser aos 15.000km com uma junta do carte nova, que a minha está a babar um bocado. Levou um toque enquanto esteve rebaixado e com o antigo dono.

Só não sei se quando esta situação estiver normalizada deva meter o chip da Seat. Antes disso, vou instalar um manometro do turbo e verificar qual a pressão que ele faz. Mas pra já, vai andar uns tempos reprogramado.:)
 
Resolvi aordar este post pq a PASSAT resolver entrar em safe mod...
ontem na A2, circulava a velocida const 190km qd resolvi dar +1 cheiro na dita... surpresa SAFEMOD,.. estranhei, passai a ponto morto enquanto perdia velociade, dei 5 seg e volteia meter a 5ª voltando a ter potencia novamente. Como ia já perto dos 170, carreguei a findo e depois de ter passado dos 180 SAFEMOD... novamente ... voltei a ponto morto, dei alguns segundoa e voltei a meter 5, mas desta vez acelerei mt devegar.... chegou perto dos 200 e depois SAFEMOD novamente... aqui passei-me estava a passar PORRxxx fiz deu-me voltade de parar a dita e dar-le uns pontapés, logo a meio de uma iultrapassagem ficar sem motor...
Enfim, depois 170, 180 e lá veio ela sempre na boa... como já houve PPL com igual problema... se tiverem ideias... já agora o motor da dita MAP exterior e a geometria foi limpa no ACASIO em setembro.
Já agora outra ideia o tubo abaixo está um pouco "mole" no ponto onde está a seta, isso pode afectar? e se tuver um fissura.. sendo um tubo de vacuo qd maior for pais probabilidades tem o motor de entrar em SAFE... ou terei um problema de MAP... ,já agora com o VAG-COM se for excesso de pressão que codigo aparece? - desculpem este testamento...
tuboto9.png
 
Last edited:
Se o tubo dobrar o suficiente para estangular pode levar ao safe, visto que a geometria é controlada por ai, excesso de pressao.:whistle:
 
liga o vag-com e ve o erro e mete aqui ;)

Hoje liguei o Vag-com e o err foram os abaixo....

Address 01 -------------------------------------------------------
Controller: 038 906 018 P
Component: 1,9l R4 EDC 40SG 1629
Coding: 00002
Shop #: WSC 00045
4 Faults Found:
01268 - Quantity Adjuster (N146)
35-10 - - - Intermittent
00553 - Shareware Version. To Decode all DTCs
27-00 - Please Register/Activate
00575 - Shareware Version. To Decode all DTCs
17-00 - Please Register/Activate
01268 - Shareware Version. To Decode all DTCs
17-10 - Please Register/Activate - Intermittent
Readiness: N/A
 
Hoje liguei o Vag-com e o err foram os abaixo....

Address 01 -------------------------------------------------------
Controller: 038 906 018 P
Component: 1,9l R4 EDC 40SG 1629
Coding: 00002
Shop #: WSC 00045
4 Faults Found:
01268 - Quantity Adjuster (N146)
35-10 - - - Intermittent
00553 - Shareware Version. To Decode all DTCs
27-00 - Please Register/Activate
00575 - Shareware Version. To Decode all DTCs
17-00 - Please Register/Activate
01268 - Shareware Version. To Decode all DTCs
17-10 - Please Register/Activate - Intermittent
Readiness: N/A


Ola... Isso anda ai uma Box marada...!!! ehehehe

Cod: 01268: Regulação da pressão do combustivel. A partida andas ai kom box

Cod: 00553*: n tenho a certeza mas axo k é N75

Cod: 00575*: MAF

* Podes os erros serem ao contrario tipo N75 00575 e Maf 00553 ( prk n tenho a certeza)

Cumprimentos,
Nuno Cristiano
Aveiro
 
Tens razão, tenho uma box montada mas não é da box o problema pq já a tenho à 1.5 e só agora entrou em SAFE MOD.
Depois ter ter colocado aqui os erro, resolvi ir pelo observação do Camaleão_Ibiza e foi trocar o tubo "mole" por um de maior comprimento e mais rijo, ficando com uma boa curva à saida do turbo, de seguida foi à CREL puxar a dita, e ripou até aos 200. Infelizmente uma abécula meteu-se na faixa da esquerda e nunca saíu de lá tive de cancelar o teste... mas perece-me que o assunto está melhor pq o turbo ficou-se a ouvir um pouco mais e tb parece q puxa tb mais... se calhar é psicologico... logo se vê... qd puder esticar coloco aqui os resultados... pois a carrinha é da MARIA...
 
Ola... Isso anda ai uma Box marada...!!! ehehehe

Cod: 01268: Regulação da pressão do combustivel. A partida andas ai kom box

Cod: 00553*: n tenho a certeza mas axo k é N75

Cod: 00575*: MAF

* Podes os erros serem ao contrario tipo N75 00575 e Maf 00553 ( prk n tenho a certeza)

Cumprimentos,
Nuno Cristiano
Aveiro


Nuno 00575 penso que seja da n75e/ou tubos vácuo?

Cumps
 
Heeeelpppp

Boas.
Tou com o mesmo problema. Tenho um gt tdi 110 de dez/98 motor AFN..260mil kms..simplesmente nao puxa..acusou o erro 00575, alguem me pode dizer kual os sintomas k cada uma da n75, geometria presa, tubos de vacuo dao? É k estou assim desde k mudaram o carreto da cambota..antes disso o carro n se keixou..tou a axar mta coincidencia.
Ajudem-me tou mm desesperado!!:((((((
Até o c3 1.1 da minha miuda sobe a A4 mais depressa do k eu..:(
Thkx,

Afonso
 
Pode ser coincidencia ou não.
De qualquer das formas, verifica todos os tubinhos de ligação ao turbo, que medem a pressão para as diversas valvulas e para a centralina.
Depois verifica a colocação dos tubos grandes.

Sentes o turbo a entrar cedo demais?...
 
Boas,
Tenho o carro chipado pela Diabbolik..ta soft..n faz 6000rpm obviamente.
N sinto o turbo a entrar cedo de mais..sinceramente..axo normal, só k o punch n é tao forte..e mm kuando ganha um cadinho d alma..PUF..n puxa mais..
:(
Alguem me pode dar um esquema dos tubos d vacuo?
É facil de muda-los??
K material preciso para muda-los? tubo de ke?
Obrigado,

Afonso
 
Back
Top