Garrett gtb1756vk

desculpem a minha ignorancia mas podiam-me explicar k conversao é essa? e o pk de a ter k se fazer?

Visto que a geometria é controlada electronicamente e normalmente os "habituais" são mecânicos (vácuo), neste turbo ou se faz a conversão para o habitual ou pode-se fazer essa tal conversor como foi aki falado, para por a bombar! pois o normal nos "nossos" pelo menos no meu a geometria e regulada mecanicamente, esse turbo não vem preparado assim é controlado por um modulo electrónico!
Mas pelos visto já ha ai alguns preparadores que dão bem a volta a isso!:cool:
Mas não sou a melhor pessoa para te explicar apenas estou a dar uma ajudinha!
Penso que é isto:
[video=youtube;q0qEYEmnLvY]http://www.youtube.com/watch?v=q0qEYEmnLvY[/video]
 
Last edited:
podes explicar isso melhor? e que eu ando a ver-m grego p conseguir que alguem me faça a conversao basica de electrico para vacuo num turbo parecido

;-)

Eu já fiz esse teste mas nem todos os actuadores funcionam da mesma forma. Os actuadores mais recentes já trabalham via CAN e aí, nestes casos, as vossas EDC15P/16 não actuam na electrovalvula ( N75 ) via CAN mas sim por modelação de impulsos PWM.

Eu já coloquei um actuador Mercedes a funcionar com um gerador de PWM e funciona 5*. Para o colocar a funcionar 100% nos Ibizas tenho de criar uma " malha " que me faça o mesmo consumo de corrente que faz uma N75 para que a ECU detecte que a N75 está conectada. Isto tudo porque é necessário a colocação de um MOSFET que me faça a comutação PWM da linha do actuador. Para que sabe um MOSFET é um componete que tem alta impedância de entrada e ao colocar directamente à ECU ela vai interpretar que a possivel N75 está desconectada e esse vai activar o modo de emergência de deixava de controlar a geometria deixando-a aberta. Daí a colocação de um componente que faça um consumo de corrente igual à N75 ( esta electróvalvula não passade uma bobine que consumo bastante corrente ).

Após isso é só aplicar o turbo ao sitiu com o respectivo actuador electríco e com uma " caixinha negra " como mais electrónica lá dentro controla-se melhor os VK´s.

Desculpem lá o testamento. Mas por vezes gosto de explicar tudo direitinho e o texto fica grande:D
 
Eu já fiz esse teste mas nem todos os actuadores funcionam da mesma forma. Os actuadores mais recentes já trabalham via CAN e aí, nestes casos, as vossas EDC15P/16 não actuam na electrovalvula ( N75 ) via CAN mas sim por modelação de impulsos PWM.

Eu já coloquei um actuador Mercedes a funcionar com um gerador de PWM e funciona 5*. Para o colocar a funcionar 100% nos Ibizas tenho de criar uma " malha " que me faça o mesmo consumo de corrente que faz uma N75 para que a ECU detecte que a N75 está conectada. Isto tudo porque é necessário a colocação de um MOSFET que me faça a comutação PWM da linha do actuador. Para que sabe um MOSFET é um componete que tem alta impedância de entrada e ao colocar directamente à ECU ela vai interpretar que a possivel N75 está desconectada e esse vai activar o modo de emergência de deixava de controlar a geometria deixando-a aberta. Daí a colocação de um componente que faça um consumo de corrente igual à N75 ( esta electróvalvula não passade uma bobine que consumo bastante corrente ).

Após isso é só aplicar o turbo ao sitiu com o respectivo actuador electríco e com uma " caixinha negra " como mais electrónica lá dentro controla-se melhor os VK´s.

Desculpem lá o testamento. Mas por vezes gosto de explicar tudo direitinho e o texto fica grande:D

brutoooo...assim vale a pena=D>
 
Eu referi isso porque por vezes eu sei bem o que passo nesses turbos. A malta não os sabe afinar mecanicamente e depois as culpas caem em mim que eu é que não os sei afinar na electronica. Recordo-me até à pouco tempo um cliente de Viana do Castelo. Um " 2256 " que só pegava para lá das 3000rpm. Não metem batentes, nem os afinam depois dá nisso.

Assim com o actuador electrico não há que falhar.
 
Eu referi isso porque por vezes eu sei bem o que passo nesses turbos. A malta não os sabe afinar mecanicamente e depois as culpas caem em mim que eu é que não os sei afinar na electronica. Recordo-me até à pouco tempo um cliente de Viana do Castelo. Um " 2256 " que só pegava para lá das 3000rpm. Não metem batentes, nem os afinam depois dá nisso.

Assim com o actuador electrico não há que falhar.

muito bom=D>,eu ando tentado em meter esta turbina....mas ainda ando a recolher o maximo de informaçao possivel para depois de aplicado nao ter surpresas:roll:
 
Eu já fiz esse teste mas nem todos os actuadores funcionam da mesma forma. Os actuadores mais recentes já trabalham via CAN e aí, nestes casos, as vossas EDC15P/16 não actuam na electrovalvula ( N75 ) via CAN mas sim por modelação de impulsos PWM.

Eu já coloquei um actuador Mercedes a funcionar com um gerador de PWM e funciona 5*. Para o colocar a funcionar 100% nos Ibizas tenho de criar uma " malha " que me faça o mesmo consumo de corrente que faz uma N75 para que a ECU detecte que a N75 está conectada. Isto tudo porque é necessário a colocação de um MOSFET que me faça a comutação PWM da linha do actuador. Para que sabe um MOSFET é um componete que tem alta impedância de entrada e ao colocar directamente à ECU ela vai interpretar que a possivel N75 está desconectada e esse vai activar o modo de emergência de deixava de controlar a geometria deixando-a aberta. Daí a colocação de um componente que faça um consumo de corrente igual à N75 ( esta electróvalvula não passade uma bobine que consumo bastante corrente ).

Após isso é só aplicar o turbo ao sitiu com o respectivo actuador electríco e com uma " caixinha negra " como mais electrónica lá dentro controla-se melhor os VK´s.

Desculpem lá o testamento. Mas por vezes gosto de explicar tudo direitinho e o texto fica grande:D

Mas entao podes fzr uma cena dessas sem ter o turbo na tua posse? Quanto e k fica +/- uma conversao dessas? Os turbos k eu tenho foram mudados por causa do actuador electrico ter ido a vida.
Nao percebo como e k ca ha tanta gente no ramo dos turbos e quando 1 gajo chega la p fzr a conversao ja ninguem o quer fazer. todos me dizem a mesma coisa "chipa isso que ficas contente" lol ou entao "pk que queres fazer isso num diesel? ahh e tal isso nao da ,vais partir o motor ,e por ai fora
 
Mas prontos!!!! azar dos azares um colega partiu o turbo dele na semana passada, desde dai nao paro no telefone a tentar arranjar alguem que faça a conversao dum GTB17 ,ate que ontem encontramos um velhote que vai tentar por akilo Plug and Play agr quanto tempo vai demorar ou quanto vai custar a gente nao sabe.:roll:
 
Eu dedico o meu resto do tempo a fazer soluções electrónicas, coisas que pouco se imagina descobrir. Eu vou tentar arranjar um TDi para fazer uns testes com o osciloscópio porque ainda tenho de descobrir a frequência de comutação de uma valvula N75. Sei a frequência de comutação dos actuadores, só me falta mesmo a da N75.

Cheira-me que vou ter de inventar um modulo para reduzir os 140Hz para os 125Hz :roll: :D
 
[video=youtube;MkGsYd9mttI]http://www.youtube.com/watch?v=MkGsYd9mttI&feature=related[/video]

Nuno o que precisas de fazer é isto então?!?!?! Com a multiplexagem não estou muito por dentro......
 
[video=youtube;MkGsYd9mttI]http://www.youtube.com/watch?v=MkGsYd9mttI&feature=related[/video]

Nuno o que precisas de fazer é isto então?!?!?! Com a multiplexagem não estou muito por dentro......

Amigo se visses os posts com atenção ja tinhas visto um video de um actuador Hella, postado anteriormente a funcionar electrónicamente controlado por PWM, tu no carro não vais colocar lá um osciloscopio para te controlar o turbo este video so esta a mostrar simplemente o funcionamento de um motor passo a passo!
Que é basicamente o que o actuador é!
Mais coisa menos coisa é isto!
 
Amio por acaso vi as respostas todas a este tópico e como o nuno disse passo a citar

Nuno Cristiano
Eu dedico o meu resto do tempo a fazer soluções electrónicas, coisas que pouco se imagina descobrir. Eu vou tentar arranjar um TDi para fazer uns testes com o osciloscópio porque ainda tenho de descobrir a frequência de comutação de uma valvula N75. Sei a frequência de comutação dos actuadores, só me falta mesmo a da N75.

Cheira-me que vou ter de inventar um modulo para reduzir os 140Hz para os 125Hz

A minha intenção foi demonstrar o que o nuno queria fazer, e o primeiro video mostra o actuador hella a ser controlado por um actuador e não por osciloscópio. ;-)

Não precebo muito de multiplexagem, mas nada que uma horas de leitura não resolvam o problema. A minha onda é mais aviões, os carros é só passatempo!
Cumps
 
Compreendo a intenção mas para quem não esta dentro do assunto ver um osciloscopio com ondas quadradas ainda vai baralhar mais as ideias! lol
Mas como o ditado diz o que conta é a intenção, o teu esforço é sempre bem vindo, espero k não me tenhas interpretado mal no topico anterior, não quero criar má onda!
Cumps
 
Back
Top