Fumo vindo dos colectores

Boas,

O meu PD130 não está a fazer pressão pedida. Tenho EGR eliminada com junta cega na parte de cima do tubo que liga aos colectores. Notasse com o capô aberto que sai uma enorme nuvem de fumo da zona do turbo, muito mesmo, diria que para aquele fumo todo tinha de ser algo desapertado ou então um buracão enorme nos colectores. Não consegui ver ao certo de onde vem o fumo pois mal se da gas é preciso uma mascara para poder olhar.

Acham que há possibilidade dos colectores terem rachado? O turbo é o de origem. Tem 125k KM.
 
tens linha e repro? pode ser fuga nos colectores por causa da pressao

Eu parei logo o carro e estou a espera dum mecanico amigo agora de manha que me vai espreitar aquilo para ficar mais descansado. Sim tenho. Mas uma fuga fazia aquele fumo todo? Eu quando digo muito fumo digo carregar para ai até às 2000 e tirar o pé. Fazendo isso já não consegues olhar. Não poderá ser fuga no radiador de EGR ou no próprio tubo pequenino?
 
normalmente quando é da EGR sentes mesmo o ar a sair.
sem ver é difícil dizer o que é, pois pode ser muita coisa.

com o carro desligado espreita para la e vê onde esta preto!
 
Segundo um amigo meu mecânico quase de certeza que é os colectores. O carro tem 125k e nunca levou repro, nem 100km fez com repro e os que fez não fazia picos de mais de 1.7 e estável a 1.5.

É normal os colectores darem esta barraca?

Cumps
 
ouves algum guincho quando aceleras?
o meu quando acelero guincha, por momentos pensei k fosse o turbo mas afinal é fuga no radiador da EGR...
Ve la isso...
 
ouves algum guincho quando aceleras?
o meu quando acelero guincha, por momentos pensei k fosse o turbo mas afinal é fuga no radiador da EGR...
Ve la isso...

Não. Nada de barulhos esquesitos. Muito provavelmente será também isso que se passa comigo, agora só terça é que posso tirar o turbo fora. Acho que com 100km um carro que nunca teve repro não partia os colectores, mas.. o que achas?
 
Olha o meu 6K fazia a mesma coisa..

Aproveitei mudei as juntas todas.. colector de admissão, colector de escape e a da falange do turbo..

Algumas precisavam realmente de ser mudadas, mas no fim de todas montadas o carro continuava a deitar montes de fumo preto.. quando o que era realmente, foi que o "ARTISTA" que me tinha feito a linha que tenho neste momento (60mm), soldou-me tudo com a linha montada no carro :S ou seja o resultado foi que ficou um enorme buraco por soldar..

Mas se sai fumo como dizes para veres de onde é, com o carro parado, é procurares onde tem carvão (com o carro frio, passa a mão na saída dos colectores) ou foram as juntas ou os colectores que deram o "berro"..
No entanto não ha nada como ires desmontado :) ves logo onde está o problema
BOA SORTE
 
Last edited:
Abrem uma fenda entre o 2 e 3...já soldei uns quantos
Quando se vai a tempo ainda da para safar,se for o caso de um fenda já bem alastrada os colectores empenam e mesmo para os tirar do sitio é um pau rsssss
 
Olha o meu 6K fazia a mesma coisa..

Aproveitei mudei as juntas todas.. colector de admissão, colector de escape e a da falange do turbo..

Algumas precisavam realmente de ser mudadas, mas no fim de todas montadas o carro continuava a deitar montes de fumo preto.. quando o que era realmente, foi que o "ARTISTA" que me tinha feito a linha que tenho neste momento (60mm), soldou-me tudo com a linha montada no carro :S ou seja o resultado foi que ficou um enorme buraco por soldar..

Mas se sai fumo como dizes para veres de onde é, com o carro parado, é procurares onde tem carvão (com o carro frio, passa a mão na saída dos colectores) ou foram as juntas ou os colectores que deram o "berro"..
No entanto não ha nada como ires desmontado :) ves logo onde está o problema
BOA SORTE

Acho estranho que sejam os colectores, como eu disse ainda tenho o radiador de EGR + Tubo montados e estou a apostar mais nisso, é que a nuvem de fumo é mesmo enorme.

Abrem uma fenda entre o 2 e 3...já soldei uns quantos
Quando se vai a tempo ainda da para safar,se for o caso de um fenda já bem alastrada os colectores empenam e mesmo para os tirar do sitio é um pau rsssss

Espero que não tenham empenado pois mal dei fé que não fazia pressão encostei logo o carro e vim muito devagarinho.

Não sei se é importante referir que o carro não ia para a temp. normal de 90º.
 
se nem 100 km tens de repro , pode ser da reprogramação mesmo , pressao a mais nos colectores , está directa? quem te fez a linha pode ter deixado alguma panela pelo meio , e depois racham
 
se nem 100 km tens de repro , pode ser da reprogramação mesmo , pressao a mais nos colectores , está directa? quem te fez a linha pode ter deixado alguma panela pelo meio , e depois racham

Podes explicar melhor o que queres dizer? Deixado uma panela? Ela está directa do turbo à ponteira, em 60mm. A repro estava a fazer pressões normais, super vulgares. Nem estava das piores, já vi KKK's a estabilizar a 1.7 e este estava a 1.5
 
Se a linha foi feita a pouco tempo e como já referi em cima, pode ser de quem te fez isso..

Uma linha mal feita faria com que o fumo saisse na zona dos colectores? É que só foi removido a panela do meio e a final pois disseram-me que o catalizar que lá estava já estava vazio.
 
Ca pra mim tens o catalizador com o miolo e foi se , conheço um rapaz que fez reprogramação forte , meteu linha , no final o homem esqueceu se de tirar uma panela que por acaso estava dificil de se ver , e o resultado = colectores rachados .

se tens repro = mais pressao a sair pelo escape , se tens algo a abrandar a pressao , do tipo , uma panela , os colectores vao sempre sofrer .
 
Ca pra mim tens o catalizador com o miolo e foi se , conheço um rapaz que fez reprogramação forte , meteu linha , no final o homem esqueceu se de tirar uma panela que por acaso estava dificil de se ver , e o resultado = colectores rachados .

se tens repro = mais pressao a sair pelo escape , se tens algo a abrandar a pressao , do tipo , uma panela , os colectores vao sempre sofrer .

Bem, obrigado pela dica, vou pedir para me verificarem também toda a linha de escape. Eu sei que panelas não tenho pois eu vi a linha a ser feita. Mas sendo assim num carro com repro mesmo com turbo de origem nao aconcelhas a meter a panela final?
 
Obrigado a todos pelas dicas. O problema estava no tubo da EGR, estava completamente rasgado. Aplicou-se a junta directa no colector e ficou impecável.
 
pois era mesmo isso que ia dizer... aconteceume o mesmo para nao ter trabalho a desapertar nos colectores parti o tubo, e tive o trabalho na mesma. :p
 
Back
Top