Fadiga nos travoes 6k

Depois de meter jante 16 no meu charuto, notei que os travoes ficam fatigados mais rapidamente. Tou a pensar meter discos ranhurados, e ou trocar os discos por uns maiores. A questao é, como nao podia deixar de ser, os preços:confused: Por quanto me ficara, trocar os discos por uns maiores? Tendo em conta que tb tenho que trocar pinças e pastilhas.
E se for so uns discos ranhurados, entre que preços devo ficar a contar investir?
Ja agora queria a vossa opiniao pra saber que sistema escolhiam.
É um 6k 1.9D de 1997.
 
sendo um D vou dar minha opinião!
O carro não trava mal, mas tem de ter travões de trás afinados!!
Primeiro começa por ver a direito quantos dentes tens no travão de mão até o carro ficar totalmente imobilizado, mais de dois tens de ir afinar( e acredita que com afinação de por exemplo(ficar só um dente) o carro fica a travar bem melhor)
Segundo, verifica se o teu carro veio com discos ventilados
Terceiro, verifica se está tudo ok com pastilhas, vê a "cama" dos discos, se os tubos de travão tão ok.
Quarto, se quiseres realmente mudar de sistema de travagem por um maior, vais ter de fazer alteração ou pelo sistema do tdi 90 (256mm) ou pelo do tdi sport ou qualquer 110(280mm), mas neste caso tens de alterar as mangas de eixo, devido a as que lá estão abraçam o disco de uma maneira, que o suporte que os sistemas do 90 e do 110 têm não dá!
Qualquer coisa dispõe... se achas k eses sistemas é coisa de meninos, passa para kit de 4 bombitos da brembo, mas acho k investimento a mais!
abraço
 
Olha eu no teu caso, com jantes 16...espetava:

256mm ventilados da tdi 90/110 cv com discos BREMBO MAX ranhurados e umas pastilhas EBC green stuff. é o que vou fazer na sdi 6k3 da namorada.

P.S. Nao compres discos perfurados pq podes ter o azar de racharem..é a experiencia que tenho e nunca utilizei nenhuns...

Fui confirmar ao catalogo da EBC e 280mm de 4 furos..só mesmo o ibiza cupra 1.8T gasolina...e esse é mt dificil encontrar na sucata...

a tdi sport 110 rola com 256mm

A soluçao que te estou a dar pode-te ficar no seguinte preço:

discos brembo max : +/- 100€
pastilhas EBC verdes : +/- 70€
Bombitos p discos de 256 : entre 50 a 75€ ( agr nao tenho a certeza se precisas de mangas eixo...9

P.S.2. num carro aki de casa (106 xsi passei de 247mm ventilados pra 266mm ventilados de 206 gti e foi so mudar os bombitos) p isso pode ser necessario ou nao trocar de mangas eixo.

P.S.3. Tu na tua carrinha tens 239mm solidos...claro que com uma pata de 16´´ o bixo resente-se...e lá por ser um motor 1.9D...podes ficar sem travoes mt + rapidamente qd usares e abusares dos travoes...depende do uso que costumas dar ao carro... se fores calmo nas travagens podes espetar uns discos origem 256mm ventilados

bombitos p discos de 256mm ventilados podes sacar de vw caddy/ seat Inca/ ibiza tdi (90 e 110) polos 1.4 16v...

opinem mais

CumpZ malta
 
Last edited:
OK.
Agora a questao que coloco é ( desculpema a minha ignorancia) o que é os bombitos? É as pinças? E qual a medida de discos que tenho? É a medida de origem.
Realmente sei que as pastilhas taoa a ir a vida, e os discos estao ja com algum uso mas acho que inda nao precisam ser trocados. O travao de mao segura o carro, com este ja parado, com dois dentes. Qd se pucha o travao de mao em andamento, ele nao devia trancar as rodas traseiras? Isso no meu nao acontece.
 
Cyberboy disse:
Olha eu no teu caso, com jantes 16...espetava:

256mm ventilados da tdi 90/110 cv com discos BREMBO MAX ranhurados e umas pastilhas EBC green stuff. é o que vou fazer na sdi 6k3 da namorada.

P.S. Nao compres discos perfurados pq podes ter o azar de racharem..é a experiencia que tenho e nunca utilizei nenhuns...

Fui confirmar ao catalogo da EBC e 280mm de 4 furos..só mesmo o ibiza cupra 1.8T gasolina...e esse é mt dificil encontrar na sucata...

a tdi sport 110 rola com 256mm

A soluçao que te estou a dar pode-te ficar no seguinte preço:

discos brembo max : +/- 100€
pastilhas EBC verdes : +/- 70€
Bombitos p discos de 256 : entre 50 a 75€ ( agr nao tenho a certeza se precisas de mangas eixo...9

P.S.2. num carro aki de casa (106 xsi passei de 247mm ventilados pra 266mm ventilados de 206 gti e foi so mudar os bombitos) p isso pode ser necessario ou nao trocar de mangas eixo.

P.S.3. Tu na tua carrinha tens 239mm solidos...claro que com uma pata de 16´´ o bixo resente-se...e lá por ser um motor 1.9D...podes ficar sem travoes mt + rapidamente qd usares e abusares dos travoes...depende do uso que costumas dar ao carro... se fores calmo nas travagens podes espetar uns discos origem 256mm ventilados

bombitos p discos de 256mm ventilados podes sacar de vw caddy/ seat Inca/ ibiza tdi (90 e 110) polos 1.4 16v...

opinem mais

CumpZ malta

o sdi não tem 256mm
os 110 andam com 280 mm
os 1.9d muitos deles não trazem discos maciços
comprar bombitos? e que fazes à pinça??

acho k tás um pouco trocado
 
lol eu sei...só dei um exemplo...pega num catalogo e compara tamanhos de discos de diversos modelos e se sao ventilados ou nao..
 
Nao.
Obrigado ta td.
Ja percebi mais ou menos a ideia.
So uma duvida, que me baralha, a que peça chamam bombitos?
 
eu acho q me explikei bem...na sdi de 2000/05 VOU METER 256mm ventilados contra os 239mm ventilados de origem. tudo numa jante de 14´´

agr qt à questao da tdi sport 110cv ter 280mm...tenho as minhas duvidas..no catalogo da EBC (q por acaso se encontra disponivel aqui no forum) so aparece 256mm.


se tiveres algum conhecimento q tenha tdi sport, pah confirma-me isso sff


Gonçalo, pinça é uma peça que está agregada ao bombito. Ao comprar os travoes da frente de outra ibiza numa sucata vem tudo.

Ora e a tua ibiza man, tem 239mm sólidos( no minimo cabe-te uma jante de 13´´

agr nao tenho fotos à mao senao mostrava-te esta cena toda.

P.S. Já agr alguem que confirme os diametros novamente atrav+es do catalogo.
fica aki em conclusao:

ibiza 1.9D 1997 --> 239mm sólidos
ibiza sdi 6k3 -----> 239mm ventilados
ibiza tdi sport ---->256mm ventilados ? ? ?
ibiza cupra ------->280 mm ventilados

espero ter esclarecido mais um pco

off topic pro tiago: a tua frase tem um caracter negativo ou positivo em relaçao ao forum....está-se afundar mais??
 
ibiza 1.9D 1997 --> 239mm sólidos ou ventilados (existem tanto uns como os outros)
ibiza sdi 6k3 -----> 239mm ventilados
ibiza tdi 90cv ---->256mm ventilados
ibiza tdi sport 110cv ----» 280mm ventilados
ibiza cupra ------->280mm ventilados
 
Cyberboy, eu sabia o que sao as pinças, os bobitos é que nao.
E no caso de meter os 256 ventilados vou ter problemas na IPO, ou com as autoridades? Os meus de origem sao os de 239mm nao ventilados.
 
tiago disse:
então já trocaste de travões?
Inda nao. Isto nao anda mt famoso de T€mpo. Em principio vou so trocar de pastilhas,e os discos como estao tipo, com regos, nao mts, mas inda sao alguns, sou capaz de trocar também, ja que estes nao sao ventilados.
 
Frase original de Cyberboy:

off topic pro tiago: a tua frase tem um caracter negativo ou positivo em relaçao ao forum....está-se afundar mais??

:eek: :eek: :? :? K pergunta...

Já agr como referiu o Tiago e depois o TDI os tdi´s 110 usam mm 280mm... N é por mal mas n ateimes.... Eu tenh um e mudei-os á pco mais d 2 meses...

O catalogo k viste pode mm n ter essa medida lá apresentada mx isso é erro deles... ;) ;)

ABRAÇADA...
 
ya o catalogo tava mal...ja vi noutro e ta la os 280mm, estes gajos até nos catalogos sacados dos sites oficiais cometem erros grrrrr

Peço desde ja dsc pela minha teima

CumpZ
 
Back
Top