estalos no pedal da embreagem

Boas malta. Acontece.me o seguinte, quando calco o pedal ou largo da embreagem ouço do genero de uns estalidos, será que é a embreagem a ir à vida ou será o cabo da embreagem? trata.se de um 6k gttdi 99.
estou com receio de ficar sem embreagem visto que preciso do carro todos os dias :mad:
 
amigo se o pedal te custar a subir, pode ser o cabo, e dificil descobrir, o melhor e tentares mandares um bocado de oleo daqueles tipo bala, na zona do pedal e se conseguires por no cabo de embraiagem com a palhinha da lata pa dentro do cabo, eu fiz isso no 6k do meu pai e ficou a rolar ate hj, pode tambem ser o rolamento de encosto, acho mais dificil,
 
amigo se o pedal te custar a subir, pode ser o cabo, e dificil descobrir, o melhor e tentares mandares um bocado de oleo daqueles tipo bala, na zona do pedal e se conseguires por no cabo de embraiagem com a palhinha da lata pa dentro do cabo, eu fiz isso no 6k do meu pai e ficou a rolar ate hj, pode tambem ser o rolamento de encosto, acho mais dificil,
o pedal sobe bem.. nao o sinto preso.
tipo wd40? posso meter isso? nao ha stress?
se for o rolamento de encosto quanto pode ficar a brincadeira amigo? tens ideia?
abraço e obrigada
 
Last edited:
o pedal sobe bem.. nao o sinto preso.
tipo wd40? posso meter isso? nao ha stress?
se for o rolamento de encosto quanto pode ficar a brincadeira amigo? tens ideia?
abraço e obrigada


amigo wd tbm da a ideia e que se for falta de lubrificaçao faxo o cabo trabalhar mais solto, se puderes ou tiveres um bokado dakeles spray de massa consistente bota a seguir la pa dentro, se for o rolamento, possivelmente tens que colocar o kit embraiagem, mas nao e muito normal nos ibizas, pode tambem ser so o cabo o do meu pai partiu uma vez comecou a ficar todo esfiapado como acontece com as bikes, e ele continuou a forcar, quando partiu e que ele me disse que ja andava assim alguns dias
 
amigo wd tbm da a ideia e que se for falta de lubrificaçao faxo o cabo trabalhar mais solto, se puderes ou tiveres um bokado dakeles spray de massa consistente bota a seguir la pa dentro, se for o rolamento, possivelmente tens que colocar o kit embraiagem, mas nao e muito normal nos ibizas, pode tambem ser so o cabo o do meu pai partiu uma vez comecou a ficar todo esfiapado como acontece com as bikes, e ele continuou a forcar, quando partiu e que ele me disse que ja andava assim alguns dias
pois.. esse é o meu medo que seja o cabo e que me parta a meio de uma viagem :S amanha de manha vou ver se faz o mesmo barulho a frio.. e vou tentar arranjar entao massa consistente para meter. se tiver de levar um kit de embraiagem fica por quanto? tens uma ideia? :S
 
sinceramente nao faco ideia de quanto te pode ficar um kit novo, mas nao penses ja no caso pior, por aquilo que descreves e o cabo ou sem lubrificaçao ou ja esfiapar, qualquer uma das situaçoes e necessesario tratar, ou no caso de nao haver lubrificaçao, ou trocares o cabo, porque se nao circula livremente, ta te forçar a embraiagem, por consequencia vai te desgastar a embraiagem mais depressa, eu sei que o meu pai rebentou com 2 embraiagem a pala dessa situaçao, eu dizia que nao tava bem, ele ia ao mecanico (muito entendido, mas deve ser em carros de mao) dizia que tava normal, a 3 nao foi a embraiagem ficou sem cabo msm, agora quando comeca a fazer barulho, pede me logo pa ir ver, esses cabos tao muito sujeitos a lixo, areias e calor do motor, nao ta totalmente protegido, toda essa zona deves dar uma passagem com wd, e de preferencia logo a seguir com spray de massa consistente, a uns mais caros que proprio para isso, custa te 6, 7 euros na norauto, os sintomas de rolamento de encosto mais graves, sao carregas e o pedal comeca a dar estalos, e mais a frente nessa situçao comeca a ficar o pedal colado em baixo, nao sobe, eu vi na 306 ca de casa quando se tirou, o rolamento bloqueava dentro da prensa, e estourou aquela porra toda, mas na psa um kit 220 euros ja com mao de obra no meu mecanico no dele sei que era muito mais, mas na seat nao faxo minima,
 
sinceramente nao faco ideia de quanto te pode ficar um kit novo, mas nao penses ja no caso pior, por aquilo que descreves e o cabo ou sem lubrificaçao ou ja esfiapar, qualquer uma das situaçoes e necessesario tratar, ou no caso de nao haver lubrificaçao, ou trocares o cabo, porque se nao circula livremente, ta te forçar a embraiagem, por consequencia vai te desgastar a embraiagem mais depressa, eu sei que o meu pai rebentou com 2 embraiagem a pala dessa situaçao, eu dizia que nao tava bem, ele ia ao mecanico (muito entendido, mas deve ser em carros de mao) dizia que tava normal, a 3 nao foi a embraiagem ficou sem cabo msm, agora quando comeca a fazer barulho, pede me logo pa ir ver, esses cabos tao muito sujeitos a lixo, areias e calor do motor, nao ta totalmente protegido, toda essa zona deves dar uma passagem com wd, e de preferencia logo a seguir com spray de massa consistente, a uns mais caros que proprio para isso, custa te 6, 7 euros na norauto, os sintomas de rolamento de encosto mais graves, sao carregas e o pedal comeca a dar estalos, e mais a frente nessa situçao comeca a ficar o pedal colado em baixo, nao sobe, eu vi na 306 ca de casa quando se tirou, o rolamento bloqueava dentro da prensa, e estourou aquela porra toda, mas na psa um kit 220 euros ja com mao de obra no meu mecanico no dele sei que era muito mais, mas na seat nao faxo minima,
boas amigo Bruno.. hj de manha fui lá novamente ver e com a carrinha desligada carreguei no pedal e ja n fez barulho nenhum :eek: ....
penso que se fosse mesmo o cabo a dar as ultimas iria fazer barulho ne? acho que vai ser mesmo o tal rolamento que falas.t :mad:
 
Cabo de embreagem?
As nossas embreagens sao a oleo! Pelo menos o meu q e' do final de 98 e' a oleo.
Aposto mais q seja a bomba q fica por traz do pedal a ir ao prego. Ah uma pecinha de plastico q vem agarrada a bomba e q encaixa no pedal, no meu tambem começou a fazer uns estalinhos ao carregar e ai tirar o pe da embreagem e era a bomba q ja tava no prego e a tal peça plastica toda partida. Conclusao: comprei uma bomba nova da brembo e oleo, custou perto de 90€ tudo. E ate agora ta aqui do açu :D
Ve essa situaçao da bomba primeiro
 
entao ja nao afirmo nada, no 6k do meu pai de 95 e a gasolina, o problema foi esse, mas avalia tambem a situaçao que o telmo falou, pensei que era so os 6j que eram hidraulicos
 
Cabo de embreagem?
As nossas embreagens sao a oleo! Pelo menos o meu q e' do final de 98 e' a oleo.
Aposto mais q seja a bomba q fica por traz do pedal a ir ao prego. Ah uma pecinha de plastico q vem agarrada a bomba e q encaixa no pedal, no meu tambem começou a fazer uns estalinhos ao carregar e ai tirar o pe da embreagem e era a bomba q ja tava no prego e a tal peça plastica toda partida. Conclusao: comprei uma bomba nova da brembo e oleo, custou perto de 90€ tudo. E ate agora ta aqui do açu :D
Ve essa situaçao da bomba primeiro
a minha é de 04/99, sabes.me dizer mais precisamente onde fica isso? tipo se tirar a tampa por baixo do volante onde tem os fusiveis da para ver isso?
 
os sintomas k essa bomba dá quando está a ir às couves é so os estalidos? é que quando eu puxava mais um pouko sentia k dps o trabalhar ficava mais forte e sentia um pouko o pedal da embreagem mais duro
 
Pedal de embreagem mais duro, O pedal por vezes nao sobe ate ao maximo, Custa mais um pouco a por as mudanças... Etc.
Espreita por baixo do pedal da embreagem. Acredita q a cena q me custou mais a fazer foi trocar a bomba de embreagem. E' q nao da geito nenhum de trabalhar debaixo dos pedais lol.
A bomba e' parecida com esta.
1332972749_339454583_1-Fotos-de--Bomba-embraiagem-seat-ibiza-6k-98.jpg

A bomba e' mesmo so a peça do lado direito q tem a tal peça plastica q te falei q encaixa no pedal, o resto e' o tubo por onde o oleo passa
 
txiii que grande biscate se for isso :/ ja sei onde se situa isso.. fica mesmo por detras do pedal.. pk eu meti la a mao e sentia esse fole que aparece aí na foto.
mas diz.m uma cena. se for isso com a carrinha desligada os estalos tbm se fazem sentir? ou so se estiver a trabalhar?
 
Os estalos q ouves deve dar tanto desligada como ligada. Pq os estalos q ouves se for dai e pq a peça ta partida. Mas deitate debaixo do pedal e com um luz ve se ela ta em bom estado
 
ok amigo. vou ver hj de tarde. pk de manha estive la e carregei varias vezes mas smp com a carrinha desligada e estava normal o pedal.. nao se ouvia nada... por isso a minha pergunta.. mas vou ver entao se esta tudo ok com essa bomba :/
obrigado amigo
 
Back
Top