Estalo forte e seco ao fazer manobras! Ajuda...

Pessoal ando com um stress no meu carro (Ibiza 6J FR) que me anda a deixar realmente lixado...

Por vezes, quando vou a iniciar uma manobra, por exemplo a estacionar, quando estou a virar o volante e o carro começa a andar, oiço um estalo forte e seco vindo da zona dos pés, ás vezes com mais intensidade do lado esquerdo outras do lado do pendura... é apenas um TOC, nada de toc toc toc nem tac tac tac... apenas um !TOC!

Isto só acontece mesmo a estacionar ou em inversões de marcha, ou seja com o carro quase parado, não se detectando o mesmo com o carro em movimento (comportamento normal, carro não foge, nem faz barulhos)

Já vi tudo tudo tudo e mais alguma coisa, terminais, barras, rotulas, cx de direccao, binários de aperto de charrion e caixa de direccao, sinoblocos, foles de transmissão... TUDO! e não dou com o gato :(:(:(:confused:

Alguém tem alguma ideia do que isto possa ser, ou alguém que já tenha passado pelo mesmo??

Pessoal desde já agradeço a vossa ajuda!

Cumps
 
yah, estes carros são todos +- parecidos a nível de suspensão... tal cm os A3, Octavia, Leons, Golfs... não sei mesmo o que se passa... estou a desesperar...
 
Desde que tenho o meu 6L sempre fez isso ou seja viro a direcção toda para fazer uma manobra e lá vem o TOC nem sempre faz mas é mais as vezes que faz do que as que não faz xD

Já me habituei pois também já revirei tudo e não vejo nada que possa originar isso por isso decidi conviver com esse TOC já nem ligo a isso xD
 
Amigo troca os cabecotes dos amortecedores, mas mete originais que sao mais resistentes.
Isso ja é cronico numa grande parte dos carros do grupo vag.
 
Amigo troca os cabecotes dos amortecedores, mas mete originais que sao mais resistentes.
Isso ja é cronico numa grande parte dos carros do grupo vag.


Mas é normal o barulho sentir-se na zona inferior do carro (na zona do charrion) ?

é que os cabeçotes dos amortecedores são na zona superior do carro...:confused:
 
Já troquei os meus cabeçotes, coloquei coilovers, verifiquei e re-apertei tudo e continua igual há que saber conviver com isso :rir:
 
Mais um para o clube. O meu 6K2 faz precisamente o mesmo ao fazer manobras. Também já revi tudo. O mecânico diz-me que são as molas a rodarem. Ainda não me deu para estar a desmontar os amortecedores e meter lá um tubo plástico para confirmar se é ou não.
 
Eu tenho coils e desde que meti os coils que começou este tal TOC nas manobras.
Provavelmente no meu caso, podem ser os cabeçotes..os coils ja traziam cabeçotes e assim apliquei
 
Mais um! No inicio dava só um estalo, depois passou a dar 2, o primeiro mais forte e o segundo mais fraco! o segundo dá só se continuar a virar depois de dar o primeiro.

Amortecedores e molas não são pois troquei e continuou igual! Agora vou trocar os sinoblocos!
 
Já troquei os meus cabeçotes, coloquei coilovers, verifiquei e re-apertei tudo e continua igual há que saber conviver com isso :rir:

epa mas não é nada normal... dá uma sensação que algo tá muito errado...

Tudo bem que é uma torção fortíssima na estrutura frontal do carro virar a direcção quase toda e arrancar (mesmo que devagar)... mas não é aceitável isto acontecer...

já tentei esquecer isto... mas cada vez que o faz fico tão f******... se calhar sou eu que sou muito cagão com o carro, mas isto não se vê nas marcas "reles" e no grupo VAG é só tesourinhos destes!... dá a sensação que não estamos a conduzir um carro robusto e bem construído :evil:

já se ouviram rumores de que também podem ser as borrachas da barra estabilizadora... as minhas estão boas... :s
 
Mais um para o clube. O meu 6K2 faz precisamente o mesmo ao fazer manobras. Também já revi tudo. O mecânico diz-me que são as molas a rodarem. Ainda não me deu para estar a desmontar os amortecedores e meter lá um tubo plástico para confirmar se é ou não.

essa teoria das molas até tem alguma lógica... mas os nossos carros não são os únicos que não utilizam os tubos plásticos no principio dos elos das molas... no entanto este estalo só se constata nos VAGS...
 
epa mas não é nada normal... dá uma sensação que algo tá muito errado...

Tudo bem que é uma torção fortíssima na estrutura frontal do carro virar a direcção quase toda e arrancar (mesmo que devagar)... mas não é aceitável isto acontecer...

já tentei esquecer isto... mas cada vez que o faz fico tão f******... se calhar sou eu que sou muito cagão com o carro, mas isto não se vê nas marcas "reles" e no grupo VAG é só tesourinhos destes!... dá a sensação que não estamos a conduzir um carro robusto e bem construído :evil:

já se ouviram rumores de que também podem ser as borrachas da barra estabilizadora... as minhas estão boas... :s

Também já troquei a barra pela da Cupra e borrachas novas, e nada, sempre igual.

Eu desisti de procurar e também o carro só o faz mesmo com a direcção toda virada e nem sempre acontece fazer o estalo.
 
já para não falar que tá aqui pessoal que ja trocou o conjunto inteiro... mola/amortecedor por aftermarket, e faz á mesma, logo aí essa hipótese está meio de fora...
 
essa teoria das molas até tem alguma lógica... mas os nossos carros não são os únicos que não utilizam os tubos plásticos no principio dos elos das molas... no entanto este estalo só se constata nos VAGS...

O meu mecânico disse-me que poderia ser este o problema. Pelos vistos é comum a golfs 3 e Ibiza 6K. No 6L por acaso desconhecia este problema.

Eu ainda não me deu para andar a descobrir o que será. Até porque o meu carro não faz sempre este barulho. Mas posso já dizer que das transmissões e respectivas homocineticas não é. Troquei as minhas (por outra razão), mas o "TOK" continuou lá.
 
Também já troquei a barra pela da Cupra e borrachas novas, e nada, sempre igual.

Eu desisti de procurar e também o carro só o faz mesmo com a direcção toda virada e nem sempre acontece fazer o estalo.

Pa, yah, o meu também o faz só em situações de manobra e com pouca frequência...

mas custa-me conviver com algo que não consigo descobrir e entender, se soubesse o que tava fo**** se calhar andava assim um carradão de tempo e nem ligava e se calhar nem trocava :p
 
nao é defeito é feitio!
mais de 10 anos com 6k2 e quase desde novo a fazer isso.
diziam os entendidos na altura que era aliviar o xarrion e voltar apertar.
 
nao é defeito é feitio!
mais de 10 anos com 6k2 e quase desde novo a fazer isso.
diziam os entendidos na altura que era aliviar o xarrion e voltar apertar.

o facto de saber que tanta gente tem o mesmo problema que eu deixa-me menos preocupado e até reconfortado...

mas gostava de ter a sorte de certo pessoal que anda aí que se calhar não tem metade das caganeiriçes que um gajo tem com o carro, lombas, buracos, subir passeios, e tá sempre TUDO BEMM ! lol

pareçe que é castigo de deus " és cagão agora azucrinute a cabeça " LOL
 
Back
Top