Esquema circuito para EGTs

boas..alguem me consegue arranjar um eskema completo de um circuito de conversao de A/D (ai com um ADC595) com input de um termopar k. kero fazer a placa ms n encontro na net um eskema de jeito e COMPLETO...
eu tenho assim de cabeça o eskema:termopar->ADC595->descodificador->display....ms n sei se será tao facil assim...
 
Tens de ter e conta o tipo de Termopar que vais utilizar. O que uso é do tipo K. No entanto existem no mercado termos para várias temperaturas.

Existe no mercado vários ADC´s para o efeito que procuras.

Para aparecer a temperatura no display de 7 segmentos (p.exe ) precisas de 3 Multiplexer de 4 entradas que uma delas já conta com o ponto decimal.

Não é dificil mas requer alguma prática com a electronica.

Na Wide-Band que ando a desenvolver é tudo feito pelo Microcontrolador :)
 
Tens de ter e conta o tipo de Termopar que vais utilizar. O que uso é do tipo K. No entanto existem no mercado termos para várias temperaturas.

Existe no mercado vários ADC´s para o efeito que procuras.

Para aparecer a temperatura no display de 7 segmentos (p.exe ) precisas de 3 Multiplexer de 4 entradas que uma delas já conta com o ponto decimal.

Não é dificil mas requer alguma prática com a electronica.

Na Wide-Band que ando a desenvolver é tudo feito pelo Microcontrolador :)

amigo...se me arranjares o esquema faço isso na boa ;-)...claro que tem que ser um termopar k (temps ate 1200º lol)...a minha duvida é nos esquemas q encontro na net...n sao completos e nem especificos para o que kero (axo que ja sbs bem o que kero fzr lol).
o meu eng xegou a dizer-me para experimentar aplicar o circuito de um forno (digital), em que á partida era so trokar o sensor pelo termo K. ms nem isso encontro (sucata lol).
por isso a minha sit so se resolve c o esquema mesmo...
tenho visto mais em conta o ADC595 (embora o eng tenha aconselhado um ADC0809)...
o multiplexador q falas qual é?

obrigado pela rspt rapida ja agr ;-)
 
Tens de ter e conta o tipo de Termopar que vais utilizar. O que uso é do tipo K. No entanto existem no mercado termos para várias temperaturas.

Existe no mercado vários ADC´s para o efeito que procuras.

Para aparecer a temperatura no display de 7 segmentos (p.exe ) precisas de 3 Multiplexer de 4 entradas que uma delas já conta com o ponto decimal.

Não é dificil mas requer alguma prática com a electronica.

Na Wide-Band que ando a desenvolver é tudo feito pelo Microcontrolador :)

amigo...se me arranjares o esquema faço isso na boa ;-)...claro que tem que ser um termopar k (temps ate 1200º lol)...a minha duvida é nos esquemas q encontro na net...n sao completos e nem especificos para o que kero (axo que ja sbs bem o que kero fzr lol).
o meu eng xegou a dizer-me para experimentar aplicar o circuito de um forno (digital), em que á partida era so trokar o sensor pelo termo K. ms nem isso encontro (sucata lol).
por isso a minha sit so se resolve c o esquema mesmo...
tenho visto mais em conta o ADC595 (embora o eng tenha aconselhado um ADC0809)...
o multiplexador q falas qual é?

obrigado pela rspt rapida ja agr ;-)
 
amigo...se me arranjares o esquema faço isso na boa ;-)...claro que tem que ser um termopar k (temps ate 1200º lol)...a minha duvida é nos esquemas q encontro na net...n sao completos e nem especificos para o que kero (axo que ja sbs bem o que kero fzr lol).
o meu eng xegou a dizer-me para experimentar aplicar o circuito de um forno (digital), em que á partida era so trokar o sensor pelo termo K. ms nem isso encontro (sucata lol).
por isso a minha sit so se resolve c o esquema mesmo...
tenho visto mais em conta o ADC595 (embora o eng tenha aconselhado um ADC0809)...
o multiplexador q falas qual é?

obrigado pela rspt rapida ja agr ;-)

O multiplexer serve para converteres o sinal ADC do termo para um valor apresentado em Decimal nos 3 display de 7 segmentos. 0000-0; 0001-1; 0010-2; 0011-3;...

Podes comprar um qualquer no nosso marcado Português.
 
ms tu xegas-t a fzr um esquema c isso certo, nuno?

termopar->ADC->multiplexador->descodificador->display?foi assim q fizes-te o esquema?
 
Last edited:
Como referi durante a tarde estou a fazer com um microcontrolador atacar um display LCD. Não preciso de um multiplexar para multiplexar as linhas.

No entanto a lógica é a tu já referiste :)
 
dskp la, desatenção lol
humm..parece que finalmente posso andar c isto para a frente, brigadinha ;-)
 
Viva,
É pá isso com um PIC faz-se em duas penadas e não precisas nem de ADC nem de multiplexers nem de descodificadores BCD para nada! O PIC faz tudo!

Inté
 
Viva,
É pá isso com um PIC faz-se em duas penadas e não precisas nem de ADC nem de multiplexers nem de descodificadores BCD para nada! O PIC faz tudo!

Inté

qual PIC?é preciso ter programador...eu so tenho para 16F8xx (o mais basico)
 
Com PIC, microcontrador Atmel ..etc.. dá para fazer isso tudo!

Tudo depende dos custos e conhecimento.

O processo mais simples é o recurso à electrónica analógica.

Eu também prefiro ir pelo microcontrolador, fico com mais espaço em PCB, menos componentes e um processamento mais rápido.
 
mas tipo...usando o pic, ´´e so meter la pa dentro a programaçao,juntar o descodificador e display?se for so mesmo isso...´´e na boa.
 
Viva,
Assim de repente diria que só precisas do sensor, de um microcontrolador (PIC, ATMEL ou outra bostanga qualquer, desde que tenha ADC interna e o saibas programar) e do LCD.
Para além destes 3 componentes deves precisar de um regulador de tensão de 5v e não sei se será necessário alguma electrónica adicionar de condicionamento de sinal do sensor de temperatura (isto depende das características eléctricas do sensor).

Depois, cozinhas o código, enfias para dentro do micro e já está.

Isto só se torna simples se dominares programação e micros.

Inté
 
por acaso ainda nao dei programaçao de pics...mas vou questionar os engenheiros outra vez sobre o aplicar um LCD.(a minha ideia era display de 7 segmentos)...
 
Back
Top