Esclarecimento repro com fap e EGR

Boas,

Queria algumas opiniões em relação a repro e fap neste caso se é aconselhável retirar a fap e anular a EGR e fazer a repro?
Queria também tirar o catalisador.. se tirar a fap e catalisador e anular a EGR e depois fazer repro quais são pros e contras? Problemas com a IPO? E com os azuis?

Quais das casas aconselham para realizar o trabalho na zona de Lisboa?

Abraço
 
tenho 2 amigos meus que taparam a EGR, e puseram ouco a FAP e catalisador ao fazer repro. pros, mais potencia, contra (ou nao) mais fumo

ipo e azuis nao vao pegar em nadinha, carros a gasoleo mal acusa gases mesmo com linha directa
 
Vais ter mais potência, muito menos chatisses principalmente a nivel da FAP e arriscaria-me a dizer que é mais saudável para o motor.
O contra, fica na consciencia de cada um, é poluir mais. Mesmo a nivel de fumo, penso que não notarás grande diferença.
 
Como as FAP's costumam dar problemas se calhar tirava-a, ou melhor passava um tubo por dentro dela, quanto a EGR não tens grande diferenca por isso que venha o fuminho eheh ;)
 
Ehehhe pois tava a pensar em tirar a fap e o catalisador alias passar um tudo la, para ouvir o bichinho a cantar mais alto loool
Ja agora alguma casa boa e acessivel a nivel de € para fazer esse trabalhinho?
 
A FAP não retires para não teres dissabores nas IPO no futuro quando forem inspecionadas da mesma forma que os países a norte da UE. A EGR podes tapar por tua iniciativa com os seus pros e contras mecânicos e ambientais. A FAP, simplesmente fazes um aumento de porosidade. Fica a filtrar a 70%, passam muito mais facilmente os gazes, não regenera nem metade das vezes, evita a maior parte dos fumos. Sem necessidade de reprogramar centralinas com mapas sem FAP. Trabalho limpo, eficaz e vitalício.
Locais onde fazer, há em Matosinhos, Alfena e Lisboa. Apenas conheço em Alfena que foi onde fiz ao meu aos 30.000kms. Já conto com 103.000kms e sem stress, sem fumos, com repro.
Quanto a tapar a EGR, tu mesmo serás dos primeiros a inalar gazes + nocivos ao entrar na garagem, ou sair. Num shopping etc...
Pensa 2 vezes se vale a tua saúde ou família, face a gastar alguns euros para lavar a admissão todos os 80.000kms. São opções de cada um. Mais uma vez, quando entrar em vigor as novas inspeções, a EGR terá de ser reactivada. Há que pensar nas duas vertentes: Saude e despesa.
 
Last edited:
Só tens a ganhar em retirar a FAP e a EGR, dá potência, limpeza e saúde ao motor.
Contras, só mesmo a questão ambiental e os cheiros/fumos.
 
Obrigado pelas respostas pessoal.. Mas agora surge me outra questao.. tirando o miolo da fap e meter la um tubo e como queria fazer a mesma situaçao ao catalisador ou seja vai ficar sem fap e catalisador sera que vai deitar muito fumo?
 
Obrigado pelas respostas pessoal.. Mas agora surge me outra questao.. tirando o miolo da fap e meter la um tubo e como queria fazer a mesma situaçao ao catalisador ou seja vai ficar sem fap e catalisador sera que vai deitar muito fumo?
não ficas com fumo se for apenas eliminar a fap/catalizador e a egr. depois se pretenderes mais potência, isso do fumo irá depender do que o chipador fizer...
 
não ficas com fumo se for apenas eliminar a fap/catalizador e a egr. depois se pretenderes mais potência, isso do fumo irá depender do que o chipador fizer...
Ou seja tirando a fap/catalisador sem repro fica igual agora a parte do fumo vai depender da qualidade da repro certo?
 
Ou seja tirando a fap/catalisador sem repro fica igual agora a parte do fumo vai depender da qualidade da repro certo?

Igual igual, nunca irá ficar, penso que deitará um pouquinho mais de fumo, mas nada muito notório, penso eu.

A qualidade de uma repro não se vê pelo fumo que deita amigo, senão os carros com mais potência só tinham repros fracas, pelo fumo que deitam ;)

Quanto mais débito de gasóleo tiver, mais potência fará, mas no entanto, mais fumo deita.

Terás de encontrar uma solução equilibrada ;)
 
Igual igual, nunca irá ficar, penso que deitará um pouquinho mais de fumo, mas nada muito notório, penso eu.

A qualidade de uma repro não se vê pelo fumo que deita amigo, senão os carros com mais potência só tinham repros fracas, pelo fumo que deitam ;)

Quanto mais débito de gasóleo tiver, mais potência fará, mas no entanto, mais fumo deita.

Terás de encontrar uma solução equilibrada ;)

Obrigado, então é falar com o chipador para encontrar o equilíbrio entre a potencia pretendida e nivel de debito de gasóleo par não fazer muito fumo..
 
Ou seja tirando a fap/catalisador sem repro fica igual agora a parte do fumo vai depender da qualidade da repro certo?
por experiência própria, sei perfeitamente que não deitará nenhum fumo negro se tirares a fap/catalisador e egr, mantendo injecção de gasóleo e pressão do turbo iguais aos parâmetros originais. o teste foi feito num motor diesel common rail 1.6 psa... quanto aos ganhos visíveis de tirar fap/catalisador + egr sem alterar parâmetros de injecção de gasóleo e pressão de turbo (mantendo tudo o resto stock), apenas notou-se o carro mais solto... cavalos ganhos ou binário ganho não sei (não foi feito teste de potência), mas no geral pareceu-me que o carro ficou ligeiramente melhor.
como no 1º post falas de diversas coisas, quanto aos prós e contras, apesar de muita gente falar em alguns contras, apenas poderá passar a gastar um pouco mais de gasóleo, mas nada de significativo. no carro 1.6 common rail testado o consumo médio aumentou apenas 0,1L por cada 100km percorridos (dados do cb). De resto só vantagens: menos desgaste no motor, menos desgate de turbo, colector de admissão sempre limpinho...
quanto às inspecções, para já só medem a opacidade do fumo nos diesel e não irás ter problemas. mas poderão começar a medir CO2 e aí poderá ser um problema, logo a forma como anulas a fap irá ser importante. no caso do carro com motor psa, foi feito um tubo a substituir o filtro de partículas, com o mesmo diâmetro da linha (é importante ter o mesmo diâmetro ou maior, nunca menor) entre falanges e quando se começar a medir CO2 nas ipo, basta retirar o tubo e montar o filtro de partículas, activar a fap na electrónica e ir à ipo. quando sair da ipo, retira-se o filtro de partículas, põe-se o tubo e desactiva-se electrónicamente a fap. mas isso é quando começarem a medir o CO2... quanto à conservação do filtro de partículas, o mesmo foi envolvido numa fita aderente transparente (aquela para embalar alimentos) de forma a não entrar qualquer tipo de ar para dentro do filtro de partículas tentando maximizar a durabilidade do mesmo (para não apodrecer). há muita gente que parte o filtro de partículas por dentro e mantém só a panela oca e fica mais barato. Nesse caso não pensam a médio/longo prazo, pois mal comecem a medir CO2 na ipo aos diesel, ou terão de pagar para passar, ou têm um amigo que lhes faz o "jeitinho" ou então terão de comprar um filtro de partículas (em 1ª ou 2ª mão) para poder passar o carro na ipo (inspecção obrigatória). No caso das ipo de tipo B, o CO2 é sempre medido...
relativamente às autoridades, só detectarão isso se for uma operação conjunta entre as mesmas e o IMTT e, mesmo assim, será um pouco complicado. para descomplicar essa parte poderá também haver outra solução: comprar um filtro de partículas em 2ª mão barato (daqueles que iriam para o lixo por já estarem colmatados demais), partir-lhe o miolo (pô-la oca) e trocar pelo filtro de partículas que está bom (o filtro de partículas bom deverá ser guardado para uma eventualidade na ipo).
Vitaliy, de todas as opções para eliminar a parte física da fap, obviamente que a que fica mais barata é por a tua fap oca, mas depois se começarem a medir CO2 nas ipo obrigatórias...
cumps
 
Last edited:
por experiência própria, sei perfeitamente que não deitará nenhum fumo negro se tirares a fap/catalisador e egr, mantendo injecção de gasóleo e pressão do turbo iguais aos parâmetros originais. o teste foi feito num motor diesel common rail 1.6 psa... quanto aos ganhos visíveis de tirar fap/catalisador + egr sem alterar parâmetros de injecção de gasóleo e pressão de turbo (mantendo tudo o resto stock), apenas notou-se o carro mais solto... cavalos ganhos ou binário ganho não sei (não foi feito teste de potência), mas no geral pareceu-me que o carro ficou ligeiramente melhor.
como no 1º post falas de diversas coisas, quanto aos prós e contras, apesar de muita gente falar em alguns contras, apenas poderá passar a gastar um pouco mais de gasóleo, mas nada de significativo. no carro 1.6 common rail testado o consumo médio aumentou apenas 0,1L por cada 100km percorridos (dados do cb). De resto só vantagens: menos desgaste no motor, menos desgate de turbo, colector de admissão sempre limpinho...
quanto às inspecções, para já só medem a opacidade do fumo nos diesel e não irás ter problemas. mas poderão começar a medir CO2 e aí poderá ser um problema, logo a forma como anulas a fap irá ser importante. no caso do carro com motor psa, foi feito um tubo a substituir o filtro de partículas, com o mesmo diâmetro da linha (é importante ter o mesmo diâmetro ou maior, nunca menor) entre falanges e quando se começar a medir CO2 nas ipo, basta retirar o tubo e montar o filtro de partículas, activar a fap na electrónica e ir à ipo. quando sair da ipo, retira-se o filtro de partículas, põe-se o tubo e desactiva-se electrónicamente a fap. mas isso é quando começarem a medir o CO2... quanto à conservação do filtro de partículas, o mesmo foi envolvido numa fita aderente transparente (aquela para embalar alimentos) de forma a não entrar qualquer tipo de ar para dentro do filtro de partículas tentando maximizar a durabilidade do mesmo (para não apodrecer). há muita gente que parte o filtro de partículas por dentro e mantém só a panela oca e fica mais barato. Nesse caso não pensam a médio/longo prazo, pois mal comecem a medir CO2 na ipo aos diesel, ou terão de pagar para passar, ou têm um amigo que lhes faz o "jeitinho" ou então terão de comprar um filtro de partículas (em 1ª ou 2ª mão) para poder passar o carro na ipo (inspecção obrigatória). No caso das ipo de tipo B, o CO2 é sempre medido...
relativamente às autoridades, só detectarão isso se for uma operação conjunta entre as mesmas e o IMTT e, mesmo assim, será um pouco complicado. para descomplicar essa parte poderá também haver outra solução: comprar um filtro de partículas em 2ª mão barato (daqueles que iriam para o lixo por já estarem colmatados demais), partir-lhe o miolo (pô-la oca) e trocar pelo filtro de partículas que está bom (o filtro de partículas bom deverá ser guardado para uma eventualidade na ipo).
Vitaliy, de todas as opções para eliminar a parte física da fap, obviamente que a que fica mais barata é por a tua fap oca, mas depois se começarem a medir CO2 nas ipo obrigatórias...
cumps
Wow ate me assustei quando vi este texto todo loool
Professor, compreendo o teu ponto de vista e por acaso tambem ando a pensar nisso, pois não queria estragar os elementos originais sendo ela fap/catalisador que não sao nada baratos.. sendo assim se comprar alguma fap ja sem utilidade assim por dizer so para partir e substituir pela original quanto deve rondar?
Como ainda não há medição de CO2 e se meter so um tubo no sitio da fap não passa na mesma pois tem que ser visível ao inspector certo?
 
Ja agora se pretender desmiolar outra FAP e guardar a minha a outra que vou desmiolar tem que ter alguma medida em especifico? tem que se igual ao meu modelo? ou pode ser de outros carros?

Obrigado
 
A situação dos consumos pode prender-se com o facto do carro demorar mais tempo a aquecer com a EGR anulada, daí consumir mais. (Esqueci-me de referir isso).
Quanto as IPO's, coloco apenas uma questão, como é que esses fogareiros com rodas passam? Estes filtros são todos muito bonitos, mas ou se criam mecanismos mais eficazes e mais baratos ou a coisa não resulta. Os sistemas de FAP são um autentico roubo e EGR mesmo com manutenção regular é um sistema mediocre a nivel de performance. Mas isto é a minha opinião, vale o que vale.
 
Dúvida: Se anular o DPF e o retirar fora, tenho que mandar refazer a repro ou basta anular o DPF e posso manter a mesma repro?
 
Já agora, se for meter linha directa, ou seja, tirar a FAP e depois ir fazer a repro, ou passado uns dias fazer repro, que sintomas poderá ter o carro?
 
Dúvida: Se anular o DPF e o retirar fora, tenho que mandar refazer a repro ou basta anular o DPF e posso manter a mesma repro?
A repro em si (potencia etc) mantem-se, mas tem de ser anulado o DPF electronicamente. Ou seja, tem de ser alterado o mapa da centralina na mesma.
 
Back
Top