escatel da cambota

boas, já se descobriu o porque de o meu gt tdi não pegar, o carreto da cambota ficou de novo gasto, ao fim de 1000km, e o motor tem 190 mil, logo o escatel da cambota não pode estar muito gasto.

li algures que havia uma solução para este problema cronico dos motores AFN mas no search não encontro nada. alguém me dá umas luzes?
 
boas, já se descobriu o porque de o meu gt tdi não pegar, o carreto da cambota ficou de novo gasto, ao fim de 1000km, e o motor tem 190 mil, logo o escatel da cambota não pode estar muito gasto.

li algures que havia uma solução para este problema cronico dos motores AFN mas no search não encontro nada. alguém me dá umas luzes?

O escartel so fez 1000kms?????Ve la se a chapa nao ta a roçar na combota ou assim.O meu fazia uma faisca na combota a trabalhar ao relantim e era a dita chapa k estava mal centrada.Digo eu.
 
Tens a certeza que moeu o escatel em 1000km? já abriste para ver?
O meu 6k a determinada altura deixou de pegar ou só pegava quando lhe apetecia. Já me andavam a dizer que tinha moído o escatel do carreto da cambota e para preparar a nota. quando fui ver era o famoso relé 109... vê lá bem isso e se for defeito na montagem como já aqui foi dito reclama.

Abraço
 
Se o escatel estiver partido ou moido só por muita sorte é que o motor não parte, se os pistões pararem a meio do motor e não atingirem o ponto morto superior. Em 1000km é muito pouco provável que aconteça isso a um escatel. O mais provável é a correia de distribuição ter saltado um dente. O carro não deita fumo branco? que reacção tem?
 
ja esta resolvido, meteu-se um carreto novo e agora é andar. a minha duvida é se o problema ja nao será da cambota, apesar de nao ter muito desgaste. e preparar uma nota para abrir o motor e mandar reparar a cambota traz sempre um rombo no orçamento. nao ha soluçao nenhuma caso seja mesmo a cambota cansada?
 
A face da cambota onde aperta o carreto foi rectificada e levou também parafuso novo??

Já não falo do aperto correcto 90nm + 90º

Se não... daqui a 1000km... :whistle:
 
se moer outra vez e tiver sido bem montada com tudo novo a solução mais económica passa pala cambota usada que orça ai em 150/200€. o TDI... moeu o dele não sei qts vezes e a solução foi essa
 
o mecânico só trocou o carreto, não retficou nada na cambota, agora com este novo meteu apenas cola e deu 170 nm de aperto.
 
não, levou o carreto e o parafuso novo. se moer desta vez, monta-se um novo, parafuso apertado de novo ate 170 e leva uns pingos de solda para o carreto ficar soldado ao parafuso, assim há menos probabilidade do carreto moer. se não resultar avanço para a desmontagem do motor e mandar escatelar a cambota no torneiro, solução que não fica por menos de 1000€.
 
Arranjo combota por 300€ nova/recostruida

Agora é assim.

Carreto combota novo
Parafusos novos
Apertos certos

Esse motor não usa escatel,o proprio carreto e combota casam,acaba por ficar gasto e o motor fica fora de comando dai o não pegar...

A marca manda subestutuir com a modança da destribuição...mas o cliente quer é barato...os vendedores fazem preços bomba...mas não incluem o carreto...por vezes sai caro!
 
escatelar esta cambota custa 25€ em qualquer torneiro. não vale de nada gastar 300€ numa usada e com esse serviço feito. eu assim que comprei este carro, á 2 meses mudei logo isso com precaução... mesmo assim não fui a tempo.

eu sei que nao é escatel, o termo certo é meia lua, mas como faz o serviço de qualquer escatel, fica pelo nome mais conhecido.
 
escatelar esta cambota custa 25€ em qualquer torneiro. não vale de nada gastar 300€ numa usada e com esse serviço feito. eu assim que comprei este carro, á 2 meses mudei logo isso com precaução... mesmo assim não fui a tempo.

eu sei que nao é escatel, o termo certo é meia lua, mas como faz o serviço de qualquer escatel, fica pelo nome mais conhecido.


boa sorte te dezejo
 
Eu mesmo tratei da reparação do meu na altura.

Falas com um rectificador para rectificar a face da cambota onde aperta o carreto. Depois montas outro carreto novo de origem + parafuso. Se tiveres a polia grande onde engrena a correia do alternador torta. Tens que trocar a grande.

Não precisas de cambota nova. nem desmontar mais nada no motor. É rectificado do sitio.
 
o que é um retficador? é um torneiro? um serralheiro? tu tiveste o mesmo problema de o carro deixar de pegar devido á folga no carreto?
 
Não deixei andar até esse ponto. Apercebi-me do trabalhar diferente do motor e vi logo o que se passava.

Um Rectificador é uma casa onde rectificam faces de colaça/bloco, cilindros, cambota....

O velho carreto deve ter deixado a face de apoio na cambota "amassada". Montar um carreto novo sem rectificar a face não te resolve o problema, pelo contrario, piora.
(rectificar a face é tornar a face da cambota lisa onde apoia o carreto)
 
Last edited:
o que é um retficador? é um torneiro? um serralheiro? tu tiveste o mesmo problema de o carro deixar de pegar devido á folga no carreto?

Um Torneiro Mecânico, é esse o nome da arte em causa;)
Rectificar é uma das muitas tarefas desempenhadas pelo Torneiro...
Cumpts
 
não, levou o carreto e o parafuso novo. se moer desta vez, monta-se um novo, parafuso apertado de novo ate 170 e leva uns pingos de solda para o carreto ficar soldado ao parafuso, assim há menos probabilidade do carreto moer. se não resultar avanço para a desmontagem do motor e mandar escatelar a cambota no torneiro, solução que não fica por menos de 1000€.

1000eur!!!!!???:eek::eek:
Isso é orçamento de um mecânico ou de algum relojoeiro????
É que para esse preço ele deve colocar escateis em platina!!!!
Um conselho que te deixo é mudares rápidamente de mecânico, antes que fiques teso e sem motor;)
Soldar o carreto ao parafuso?? Desculpa lá mas isso não é trabalho!!!
Aliás se fosse um bom mecânico nem sequer tinhas aberto o tópico, porque isso que praí vai já é trabalho de serralheiro:rir:
Leva o carro a outra oficina e pede um orçamento para ficares com isso resolvido em condições, ou pede opiniões aqui ao pessoal, concerteza conhecem bons mecânicos;)
Eu não dou opinião porque sou suspeito uma vez que estou no grupo da BLmotor!!
Mas estou certo que o pessoal pode indicar-te bons mecânicos:)

Cumpts
 
Nao sei ao certo, mas a reparaçao do meu com a rectifiaçao e com kit completo de distribuiçao, nao chegou a 1/4 desse valor. Mas nao tirou a cambota fora.
 
Back
Top