Entendidos em Seguros/Acidentes

Bem pessoal, eu não estou dentro desta área, e acho que às vezes dá jeito saber algumas coisas sobre isto, porque como todos andamos nas estradas estamos sujeitos às coisas que possam acontecer :roll:

Imaginem uma situação:

Supondo que o meu carro está avaliado em 2000€ (por exemplo) caso eu tenha um acidente (no qual não tenha culpa)!
Vou a um chapeiro e ele faz-me um orçamento:

1- Caso o orçamento do arranjo ultrapasse os 2000€ o que acontece? O carro é dado como perda total? Recebo os 2000€ e tenho que entregar o carro? :roll: Ou posso aceitar os 2000€ e ficar com o carro para arranjar ou vender peças que ainda se aproveitem?

2-Caso não ultrapasse os 2000€ eles dão ordem de arranjo certo? Neste caso, sou obrigado a mandar o carro para a oficina onde foi feito o orçamento? Ou posso receber o dinheiro e optar por fazer eu a reparação, poupando assim nas peças e na mão de obra?

Quem estiver dentro do assunto e puder dar umas ajudas ficava bastante agradecido :roll:

Um abraço a todos!
 
Boas amigo, eu já tive um acidente onde foi dado perda total do carro (Toyota Corolla Starvan), e posso te contar a minha história, e penso que funciona mais ou menos desta maneira.
Tens um acidente, escolhes uma oficina para onde vais mandar o carro, e vem o perito fazer um orçamento da reparação. Se esse orçamento for superior ao seu valor comercial, é dado como perda total, e dão te o valor comercial do carro, mas se quiseres ficar com o carro, tens de o comprar outra vez. No meu caso o orçamento foi de quase 3000 euros, e o carro tava avaliado em +/-1800euros (segundo o seguro do gajo), e foi automaticamente dado como perda total. Chegamos a acordo com o seguro do gajo (após quase 4meses), deram 2.300euros. Nos optamos por reparar o carro, tive mos de comprar o carro por 370 euros (sendo dado como perda total, deixa de ser teu), se não tou em erro e mandou se reparar, sendo o montante em falta pago por nós.
Quanto a oficina penso que podes arranjar onde bem entenderes, não sendo obrigado a reparares na oficina onde se fez a peritagem.
O ideal é não ter nenhum acidente, pois por vezes, mesmo não sendo culpado do acidente, sai mos a perder, que foi o meu caso. Tive quase meio ano a espera, pois não chegava a acordo com o outro seguro, e ainda tive de meter dinheiro do meu bolso para a reparação. Mas segundo o meu segurador, se eu arranja se facturas de taxi/comboio ou autocarro (despesas essas, devido a não ter o carro) o seguro era obrigado a me indemnizar. Eu tinha o carro dos meus pais e não me quis tar a chatear, mas se fosse hoje iam ser chuladinhos,
Espero ter ajudado.
 
Depende das seguradoras! Mas acho que nao faz sentido, partirem te o carro, ser dado como perca total, focarem te com o carro e darem te o dinheiro do valor dele! Acho que o salvado e sempre teu, tu nao tiveste culpa da situacao, o orcamento e feito numa oficina escolhida por ti! De seguida a seguradora decide ou nao se aprova.. Se aprovar, arranjas o carro.. Se nao aprovar, dá te o valor comerial do carro, e tu ficas com o salvado. Acho que nunca perdes direito ao carro!
 
o carro é sempre teu, e quanto ao arranjo se não concordares com o valor que te dão pode sempre obrigar o seguro a arranjar o carro.. independentemente do valor comercial do carro e do valor do arranjo.. eles é que fazem sempre isso para não desembolsarem dinheiro..
 
É exactamente este tipo de coisas que eu não sei e gostava de estar mais informado!

Porque suponhamos, no caso que o user Ibiza6j JU falou de ficarmos sem o carro, eu monto umas Superllegera que valem 500€ (por exemplo) isso não me vai alterar o valor comercial do carro, logo, se eu tivesse que entregar o carro quando é dado como perda total em caso de acidente ficava a berrar os 500€ das jantes! Certo?

E como todos sabemos o valor comercial atribuido pela seguradora nunca é o mesmo que o valor de mercado do veículo, ou seja, com o valor que eles me dão pelo meu carro em caso de acidente eu não consigo comprar outro igual, assim como o que é meu eu já sei o estado, enquanto que estar a comprar outro igual usado nunca sei o que poderá vir! :roll:

E no caso da seguradora ter que me pagar o arranjo do carro, posso escolher ser eu a receber o dinheiro e não a oficina onde foi feita a peritagem e depois decidir o que quero fazer com ele?
 
Se as jantes no meio disso tudo ficarem boas, ficas com elas, pois eles dão-te o dinheiro e o salvado e tu fazes o que quiseres, isto se escolheres receber.
Penso que seja assim, pois o meu padrinho teve lá um Uno todo batido, 10anos até o vender para uma sucata, sei que na altura recebeu pouco pois o valor do Uno era pouco, mas ficou com ele...
 
Sim amigo, estamos a falar no caso das jantes ficarem boas, porque é óbvio que eles não me vão pagar as jantes por fora, mas o que eu queria dizer era mesmo no sentido de ter lá coisas em bom estado (tipo rádio, bancos, jantes, motor, etc) que não estão consideras no valor comercial do carro, e ter que dá-las de mão beijada em caso de perda total se tivesse que entregar o carro! :s
 
Caso ultrapasse o valor do carro é considerado perda total dão e dão o valor do carro.
Caso não passe o valor do carro a reparação é feita na oficina onde foi feita o orçamento e o guito nem passa pela tua mão. É pago directamente á oficina.
Espero ter ajudado
Cumps
 
Caso ultrapasse o valor do carro é considerado perda total dão e dão o valor do carro.
Caso não passe o valor do carro a reparação é feita na oficina onde foi feita o orçamento e o guito nem passa pela tua mão. É pago directamente á oficina.
Espero ter ajudado
Cumps

Então se eu quisesse fazer a reparação por minha conta não podia? Porque?
 
O Salvado é sempre teu.
O resto se a reparação ultrapassar o valor do carro é complicado para os obrigar a pagar, com tanta dor de cabeça e sem carro desistes e compras outro.

A reparação não sei se pode ser feita por ti mas eles agora pedem facturas (tenho quase a certeza disso), pelo menos foi isso que me disse da ultima vez que me deram um toque e quiz meter outro xoques, tiveram que pedir o de origem e depois devolveram para ficarem com um comprovativo de factura ou o caneco e eu paguei o excedente :D

A melhor coisa em caso de acidente é o dono do carro estar presente quando o perito lá for, porque eles tentar recuperar o maximo e um gajo pode sempre exigir peças novas, comigo foi assim queria dar o valor de peças da concorrencia e de sucata e obriguei o perito a dar valores para tudop novo e de origem, no meu caso avisei-o logo das alterações que ia fazer para depois em caso de extrabucharem saberem.

à uns anos o meu levou 10000€ de arranjo, a previsão original eram 8500 e quando estava a ser feita a reparação pedidos reavaliação, para levar outras peças. Teve que ser tudo em condições :D

Á conta dessas exegencias e atrasos de peças da Seat estive 3 meses sem carro...
 
Back
Top