Eliminar/Anular EGR

Boas noites caros amigos,

Há uns tempos estava a falar com uns amigos a cerca da performances de carros e veio ao de cima a questão da EGR. Pelo que percebi pode trazer algumas vantagens ao turbo.

Mas visto que não fiquei bem esclarecido, gostaria de saber em primeiro lugar como posso fazer para anular a EGR?

Se me aconcelham ou não a remover a mesma?

Quais as vantagens e desvantagens de anular a EGR?

O carro fica a poluir mais, ou seja, emite mais gases ou "fuma" mais?

O meu carro é um Ibiza PD130.

Cps.
 
Boas! o meu é um FR PD130 e tirei a minha mas não notas nd de especial... simplesmente não ta ali os gases enrrulados... a minha ate já tava tava a babar... anulei-a. passa na inspecção e fica mais livre de gases... em relação ao fazer mais fumo, não notas nd de especial... eu notei foi kd desmiolei o catalizador...
 
Boas! o meu é um FR PD130 e tirei a minha mas não notas nd de especial... simplesmente não ta ali os gases enrrulados... a minha ate já tava tava a babar... anulei-a. passa na inspecção e fica mais livre de gases... em relação ao fazer mais fumo, não notas nd de especial... eu notei foi kd desmiolei o catalizador...

E depois de tirares foi necessário retirares alguma luz do quadrante? Dava-te algum erro ou assim?
 
sim da erro, dps apagas sem probl. Kd anulares, ao desligar carregas na embriagem... epa com isso anulado o desligar é mais rijo...
 
ibiza pd 130 asz não acende o código do motor se anulares a Egr, só o motor BLT (euro 4) é que acende, que penso que também é o que já trás permutador de egr.

a egr só serve para introduzir gases de escape já queimados para reduzir a temperatura de câmara de combustão e assim descer a emissão de nox (gases poluentes), mais nada, o que acontece é que com o passar do tempo, a introdução destes gases mais queimados mais os vapores de óleo do respiros e próprio turbo, vão entupir tudo que seja colectores de admissão, egr etc com aquela mistela de "carvão".

se anulares a egr o carro fica com um desligar bruto, porque a EGR tem uma borboleta controlada por vácuo para desligar o carro suavemente, mas podes anular a egr sem a tirar fisicamente, basta colocar uma junta cega na tubagem que vai buscar os gases ao colector de escape e ela fica lá normalmente mas a trabalhar a seco.
 
se anulares a egr o carro fica com um desligar bruto, porque a EGR tem uma borboleta controlada por vácuo para desligar o carro suavemente, mas podes anular a egr sem a tirar fisicamente, basta colocar uma junta cega na tubagem que vai buscar os gases ao colector de escape e ela fica lá normalmente mas a trabalhar a seco.
Usando junta cega e mantendo a EGR no sítio, o desligar fica normal.

Outra diferença entre manter a EGR com junta cega ou retirar completamente é o diâmetro interior da EGR (bastante reduzido quando comparado com as tubagens do IC) que vai funcionar como um restritor.

Agora cada um é que tem que avaliar o que é que é mais importante:
- o desligar suave
- ou a restrição à passagem do ar

Tudo muito bem explicadinho pelo snk :clap:
 
Last edited:
ou seja, posso escolher entre o desligar mais suave, ou a performance? por acaso meu mecanico disse que bastava junta cega e anular electronicamente que ja nao faz o processo.
 
ibiza pd 130 asz não acende o código do motor se anulares a Egr, só o motor BLT (euro 4) é que acende, que penso que também é o que já trás permutador de egr.

a egr só serve para introduzir gases de escape já queimados para reduzir a temperatura de câmara de combustão e assim descer a emissão de nox (gases poluentes), mais nada, o que acontece é que com o passar do tempo, a introdução destes gases mais queimados mais os vapores de óleo do respiros e próprio turbo, vão entupir tudo que seja colectores de admissão, egr etc com aquela mistela de "carvão".

se anulares a egr o carro fica com um desligar bruto, porque a EGR tem uma borboleta controlada por vácuo para desligar o carro suavemente, mas podes anular a egr sem a tirar fisicamente, basta colocar uma junta cega na tubagem que vai buscar os gases ao colector de escape e ela fica lá normalmente mas a trabalhar a seco.
Motor ASZ também te dá erro no quadrante, o meu dava, com o vag.com dá para mudar uns valores e o erro já não aparece...
 
tinha ideia que o asz não acendia, eu só a tenho desligada na eletrónica não tenho luz do motor acessa, mas já não tenho a certeza se ligar a máquina de diagnóstico tá la o erro.
 
tinha ideia que o asz não acendia, eu só a tenho desligada na eletrónica não tenho luz do motor acessa, mas já não tenho a certeza se ligar a máquina de diagnóstico tá la o erro.

Retirar a EGR no motor ASZ, volta e meia faz acender a luz.
Mas passado um tempo apaga-se sozinha :)

Sent from my phone
 
tinha ideia que o asz não acendia, eu só a tenho desligada na eletrónica não tenho luz do motor acessa, mas já não tenho a certeza se ligar a máquina de diagnóstico tá la o erro.

ASZ tb acende a luz
o meu FR é ASZ e acendia até fazer a repro e nunca mais
os Sport (tb motor ASZ) é que por norma não acendem
 
Alguem sabe se em manco com motor AMF se retirar fisicamente a EGR se acende luz? em termos de fumo e barulho nota-se algum diferença ou é tambem apenas o trabalhar mais "bruto"???
 
Alguem sabe se em manco com motor AMF se retirar fisicamente a EGR se acende luz? em termos de fumo e barulho nota-se algum diferença ou é tambem apenas o trabalhar mais "bruto"???

Nos 6L, tirar completamente a EGR faz acender a luz, a não ser que a mesma seja desactivada na repro.
Nos motores de 130cv, o ASZ sport é que a luz só acende em algumas situações, ao contrário dos outros que fica logo acesa!

Tirar a EGR não altera o fumo, barulho ou trabalhar. Fica é a desligar de uma forma "bruta".
 
Nos 6L, tirar completamente a EGR faz acender a luz, a não ser que a mesma seja desactivada na repro.
Nos motores de 130cv, o ASZ sport é que a luz só acende em algumas situações, ao contrário dos outros que fica logo acesa!

Tirar a EGR não altera o fumo, barulho ou trabalhar. Fica é a desligar de uma forma "bruta".

Boas e que luz é que acende?amanha vou tirar a egr ja tenho tudo do que preciso, o meu é um 6l sport de 2002, sei que no meu quadrante nao tenho luz do motor, nunca tive! Cumps
 
Back
Top