Dúvidas: motor BLS, plano manutenção/revisões 6j

Boas pessoal, apesar de esta ser a minha primeira mensagem, devo assinalar que já li e pesquisei bastante no fórum antes de colocar as seguintes perguntas. Para começar deixo-vos os dados do meu carro (matrícula 6/2008):
Ibiza 6J 1.9 TDI 105cv, motor BLS com 90.000km (nas minhas mãos desde os 40.000). Até agora só tive dois problemas, troca de um sensor numa das rodas traseiras e da sonda lambda.

Peço atempadamente desculpa se este não for o local mais indicado para colocar todas estas questões, já que as mesmas não são referentes apenas a um tema, mas como queria tentar incluir tudo num único tópico, decidi colocar aqui. Se for necessário fragmentar as dúvidas por vários tópicos avisem-me.

1ª questão – Motor BLS: Tenho ouvido falar de casos em que as capas das bielas estão a dar problemas que acabam por resultar em motores partidos a partir dos cento e pouco mil km’s. Outros afirmam que o problema deriva dos serviços longlife com mudanças de óleo de 30 em 30.000 km’s. Eu tenho feito sempre de 15 em 15 mil (Castrol Edge 5w30). Alguém já teve problemas com isto? Constatei que há pessoal a recomendar a troca das capas após os 100.000 km.

2ª questão – Correia distribuição e correia dentada da árvore de cames: Estamos a falar da mesma peça ou são duas coisas diferentes?
No caso da vulgar correia de distribuição, pelo que tenho visto aqui pelo fórum, há quem diga que para um mesmo motor a troca da correia é feita aos 90.000 e outros defendem que é aos 120.000, ou então aos 5 anos.
No livro de manutenção do meu carro apenas é referido que a “correia dentada da árvore de cames (motores TDI com injector-bomba)” deve ser trocada aos 120.000 e o respectivo tensor aos 240.000 (pensava eu que mudavam-se as duas coisas ao mesmo tempo juntamente com a bomba de água e o líquido anticongelante no caso de estarmos a falar da correia de distribuição).
No livro não há qualquer referência aos anos em que a mesma deve ser trocada (o meu mecânico diz que é 7 anos ou 120.000km).
Pela vossa experiência e pelos dados do meu carro, devo mudar quando?

3ª questão – Com que periodicidade devo mudar os filtros do ar, habitáculo e gasóleo? No livro de manutenções referem 30.000km para o do ar e para o do pó e pólen (será o habitáculo?). Para o gasóleo não dizem nada, contudo eu mudei-o aos 60.000km, tal como o do habitáculo e o do ar.

4ª questão – Líquido dos travões e velas de ignição: Segundo o plano de manutenção do meu Ibiza, o líquido deve ser trocado a cada 2 anos e as velas a cada 60.000km. Isto está certo?

Desde já obrigado pela atenção. Coloco todas estas questões pois não percebo grande coisa de mecânica e o livro de manutenção parece-me que é feito para vários tipos de motores (chegam a falar em mudanças para motores a gasolina) e não apenas para o meu…
 
Boas pessoal, apesar de esta ser a minha primeira mensagem, devo assinalar que já li e pesquisei bastante no fórum antes de colocar as seguintes perguntas. Para começar deixo-vos os dados do meu carro (matrícula 6/2008):
Ibiza 6J 1.9 TDI 105cv, motor BLS com 90.000km (nas minhas mãos desde os 40.000). Até agora só tive dois problemas, troca de um sensor numa das rodas traseiras e da sonda lambda.

Peço atempadamente desculpa se este não for o local mais indicado para colocar todas estas questões, já que as mesmas não são referentes apenas a um tema, mas como queria tentar incluir tudo num único tópico, decidi colocar aqui. Se for necessário fragmentar as dúvidas por vários tópicos avisem-me.

1ª questão – Motor BLS: Tenho ouvido falar de casos em que as capas das bielas estão a dar problemas que acabam por resultar em motores partidos a partir dos cento e pouco mil km’s. Outros afirmam que o problema deriva dos serviços longlife com mudanças de óleo de 30 em 30.000 km’s. Eu tenho feito sempre de 15 em 15 mil (Castrol Edge 5w30). Alguém já teve problemas com isto? Constatei que há pessoal a recomendar a troca das capas após os 100.000 km.

2ª questão – Correia distribuição e correia dentada da árvore de cames: Estamos a falar da mesma peça ou são duas coisas diferentes?
No caso da vulgar correia de distribuição, pelo que tenho visto aqui pelo fórum, há quem diga que para um mesmo motor a troca da correia é feita aos 90.000 e outros defendem que é aos 120.000, ou então aos 5 anos.
No livro de manutenção do meu carro apenas é referido que a “correia dentada da árvore de cames (motores TDI com injector-bomba)” deve ser trocada aos 120.000 e o respectivo tensor aos 240.000 (pensava eu que mudavam-se as duas coisas ao mesmo tempo juntamente com a bomba de água e o líquido anticongelante no caso de estarmos a falar da correia de distribuição).
No livro não há qualquer referência aos anos em que a mesma deve ser trocada (o meu mecânico diz que é 7 anos ou 120.000km).
Pela vossa experiência e pelos dados do meu carro, devo mudar quando?

3ª questão – Com que periodicidade devo mudar os filtros do ar, habitáculo e gasóleo? No livro de manutenções referem 30.000km para o do ar e para o do pó e pólen (será o habitáculo?). Para o gasóleo não dizem nada, contudo eu mudei-o aos 60.000km, tal como o do habitáculo e o do ar.

4ª questão – Líquido dos travões e velas de ignição: Segundo o plano de manutenção do meu Ibiza, o líquido deve ser trocado a cada 2 anos e as velas a cada 60.000km. Isto está certo?

Desde já obrigado pela atenção. Coloco todas estas questões pois não percebo grande coisa de mecânica e o livro de manutenção parece-me que é feito para vários tipos de motores (chegam a falar em mudanças para motores a gasolina) e não apenas para o meu…

Quanto à primeira questão, não te sei dizer ao certo se realmente existe esse tipo de problema nesses motores, mas posso tentar saber.

2º- Correia de distribuição ou correia dentada é a mesma coisa. Nos manuais fala em 120mil km, mas já vi algumas a partir antes de fazerem esses kms, pelo que aconselho a trocar aos 90mil. 5 anos deverá ser o máximo...
Por norma, troca-se juntamente com a correia, o tensor e rolamento, pois uma vez que se está a mexer nisso, mais vale jogar pelo seguro e a diferença de preço não é a meu ver significativa.
A bomba de água não precisas trocar com a restante distribuição, mas eu aqui na minha oficina troco, pois fica logo tudo novo.

3º- Filtro óleo muda-se sempre com a troca de óleo. Filtro de ar poderá ser trocado aos 15 ou 30 (conforme estado), pólen poderá ser trocado aos 30mil e o de gasóleo aos 30 ou 60. Se seguires conforme o manual não tens problema algum.

4º. Líquido deverá ser trocado após 2 anos, apesar que por vezes há carros que andam uma vida com o mesmo óleo... mas se queres, troca. Quanto às velas, não troques. Em carros a gasóleo, as velas são secundárias, não vai fazer diferença nenhuma trocares de velas.
 
Tenho um motor igual e a questão das capas das bielas nunca tinha ouvido a falar nesse problema, por mais mencionar que é um problema crónico...
Vou tentar investigar melhor essa questao mas pelo que andei a ver nos outros forums houve casos em alguns desses blocos que ja partiram agora a causa disso ao certo não sei, se foi desgaste ou descuido no prazo da manutenção..
 
Obrigado pelas respostas até agora. O suposto problema das bielas, descobrir por acaso num fórum quando andava à procura de informações sobre a mudança da correia de distribuição. Fiquei com algum receio, mas a verdade é que até então nunca tinha ouvido falar nisso. Vou optar por mudar já o kit completo de distribuição e estava a pensar também mudar o líquido e as pastilhas dos travões no caso de estarem já gastas (pelo menos desde os 40.000km nunca mudei). Como posso saber se as pastilhas que tenho possuem indicador de desgaste?

Já agora qual o líquido que devo comprar para os travões? Terá que ser DOT 4? Recomendam alguma marca/tipo em especial?

Em principio deverei optar pela marca Bosch porque reparei que os componentes que preciso (filtros e pastilhas) estão todos, ou quase todos, com 30 a 60% de desconto (por exemplo lembro-me de ter dado mais de 30€ pelo filtro do gasóleo e agora está a 18€). Devo ter em atenção outras marcas?

Mais uma vez agradeço desde já as vossas respostas.
 
Eu no meu mudei a correia aos 100mil, foi o kit completo com a bomba de agua. Agora o liquido dos travões nunca mudei mas vou mudar isso na altura em que vou trocar os discos e as pastilhas assim fica tudo novo.. a nivel de filtro de oleo acho que não é preciso preocupar muito com as marcas pois como é de cartão acho que qualquer um faz bem o trabalho tendo em conta que fazes as mudas de 15mil em 15mil...
 
Ainda tens as pastilhas de origem Vitaliy?

Tendo em conta a enorme pesquisa que tenho feito pela net em casas de componentes automóveis (para além de ter sido ajudado pelo mv_anastacio para o kit de distribuição), penso que consigo adquirir os seguintes elementos por uma quantia a rondar os 300/320€ (depois acresce a mão de obra): O facto de ter muita coisa BOSCH, resulta unicamente do material estar em alguns sítios com um enorme desconto, mas se entretanto encontrar boas alternativas também posso vir a trocar:

- Kit distribuição (Gates ou SKF)
- Bomba de água
- Líquido anticongelante
- 5L óleo Castrol Edge 5w30
- pastilhas para travão de disco dianteiro e traseiro (BOSCH)
- Líquido de travões (BOSCH)
- Filtros ar, habitáculo, gasóleo e óleo (BOSCH)
- Escovas de limpa-vidros dianteira (BOSCH)

Sinceramente não me parece um valor muito alto, até pelo contrário, já que nas revisões anteriores em que foi o mecânico a arranjar tudo, paguei, por exemplo 180€ só pela revisão dos 60.000€ (todos os filtros e óleo)...
 
Não ja foram mudadas aos 60mil mas como ja esta com 120mil ja sinto o poder de travagem a diminuir..
Eu meti o kit de correia incluindo correias adjuntas, tensores e bomba de agua da SKF por volta de 350€ já com mão de obra.
A nivel de oleos, meti agora LiquiMoly TopTec4200 5w30 o filtro ja nao me lembro a marca.. e faço sempre muda aos 15mil e ate agora tudo ok, sinto um pouco de ruido nas baixas rotaçoes tipo 1000/1100rpms mas isso é o bimassa ja é outra guerra.
 
Não ja foram mudadas aos 60mil mas como ja esta com 120mil ja sinto o poder de travagem a diminuir..
Eu meti o kit de correia incluindo correias adjuntas, tensores e bomba de agua da SKF por volta de 350€ já com mão de obra.
A nivel de oleos, meti agora LiquiMoly TopTec4200 5w30 o filtro ja nao me lembro a marca.. e faço sempre muda aos 15mil e ate agora tudo ok, sinto um pouco de ruido nas baixas rotaçoes tipo 1000/1100rpms mas isso é o bimassa ja é outra guerra.

Obrigado pelas informações ;) Deduzo que as minhas pastilhas com 90.000km já devam estar mesmo a dar o berro, a não ser que tenham sido mudadas nos primeiros 40.000km com o antigo dono. Tenho que dar uma vista de olhos às mesmas para tentar ver em que estado estão.
 
Boas pessoal, revisão pronta :)

Mudei:
- Kit correia de distribuição (SKF)
- bomba de água (KWP)
- anticongelante
- correia alternador (o único elemento que não comprei e que me esqueci de perguntar a marca)
- óleo (Castrol Edge 5w30)
- filtros do ar, gasóleo, óleo e habitáculo (Bosch)
- escovas frontais (Bosch)
TOTAL: 344.25€ (já com mão de obra).

Acabei por não mudar já as pastilhas frontais e traseiras porque, aparentemente, ainda estão boas (segundo o meu mecânico). Como já as tinha comprado (50€ - BOSCH), ficam para a próxima revisão.

Cumprimentos
 
Back
Top