Duvida Ventoinha arrefecimento e Sensor travão

Boas, tenho uma Ibiza 6l Sport e acho que devo ter um problema qualquer na ventoinha de arrefecimento, eu deixo o carro a trabalhar quer parado quer em andamento, a temperatura chega até meio e a ventoinha não dispara..
Já fiz o teste pelo Vag-com e não detecta erros e no campo de testes do Engine ela não arranca.
Já tive a ver fusíveis, tive a ver se passava sinal/corrente para o cabo que esta naquela caixa em cima da bateria, e passa corrente.
Se ligar o AC ambas as ventoinhas disparam, e não me tem desaparecido liquido de refrigeração...Alguém sabe se posso testar doutra maneira, e/ou qual será o problema de ventoinha?

Sobre o sensor do travão, acende-me as vezes o sinal de resistência e fico com as 3 luzes de travão ligadas, e pelo Vag-Com detecta o erro do sensor, mas eu fui a MCoutinho e na parte das peças expliquei ao vendedor e ele perguntou se tinha humidade nalguma óptica, ao que eu lhe disse que era um Seat, logo humidade não lhe falta...
Devo mudar o sensor, ou pode ser outra coisa qualquer? É que pelo Vag-com no campo de testes dos pedais, Travão e Embraiagem, quando não carrego ta os dois campos com 0/0, e ao carregar ficam os dois com 1/1...

Obrigado


PS: Reparei que postei no sitio errado, algum admin que mova pf.
 
Last edited:
Amigo, o 6L não é um Punto TD ou Corsa A.
Só em casos extremos é que a ventoinha liga para refrigerar a água, o radiador faz bem o serviço dele.
 
Last edited:
E não era suposto ao correr os testes no modulo Engine do Vag-Com ela arrancar?
Já agora, alguém tem conhecimento do porque que os meus espelhos laterais não rebatem? Eu já fiz bastante força e parece que tem algum parafuso dentro a prender aquilo...
 
Isso não te sei dizer mas o joao mateus é expert em vagcom e pode ajudar-te nesse campo.
Quanto aos espelhos, os teus não serão de rebater electricamente?
 
Já tive a ver isso, e não tem a função de rebater, eu carrego para o lado que era suposto carregar para rebater e não faz nada, e os cabos estão todos ligados..Eu bem que faço força nos espelhos e eles não mexem.
 
Boas, quanto à ventoinha de arrefecimento também me acontece o mesmo. Até já cheguei a ir ao mecânico e ele disse logo que estes carros quase nunca ligam a ventoinha porque simplesmente o sistema de refrigeração é muito eficiente. Quanto ao travão também já tive o problema da luz de incandescência a piscar e só foi preciso pisar o pedal de travão "meio de raspão" foi à cerca de uma mês e desde que desligou nunca mais voltou a ligar. Verifica se tens as luzes traseiras todas a funcionar mas isso pelo que já pesquisei pode ser resolvido com o switch novo no pedal. Coisa barata.

Quanto aos espelhos tenho o mesmo problema que tu mas é só no do lado do condutor. No do lado do passageiro é só preciso dar um encosco que ele recolhe logo. No meu lado nem mexe por mais força que faça. Tenho ideia que seja falta de óleo nas articulações do mesmo... Espero ter ajudado alguma coisa. Abraço
 
Eu da ventoinha era apenas "medo" de algo não estar bem, porque ao ligar o AC as duas ventoinhas disparam, mas como nos testes do Vag-Com eu não a vejo a arrancar...

Do switch, também já tive a ver aqui no forum, e noutra Ibiza que tive, teve o mesmo problema, mas mesmo ao desligar o carro as luzes de Stop continuavam ligadas, coisa que não acontece nesta, e as lâmpadas funcionam todas...

Dos espelhos, no lado do condutor já abri a tampa, já lhe meti WD40 e mesmo assim ele não mexe..dai ter pensado que se calhar estes espelhos não recolhiam..
 
Eu da ventoinha era apenas "medo" de algo não estar bem, porque ao ligar o AC as duas ventoinhas disparam, mas como nos testes do Vag-Com eu não a vejo a arrancar...

Do switch, também já tive a ver aqui no forum, e noutra Ibiza que tive, teve o mesmo problema, mas mesmo ao desligar o carro as luzes de Stop continuavam ligadas, coisa que não acontece nesta, e as lâmpadas funcionam todas...

Dos espelhos, no lado do condutor já abri a tampa, já lhe meti WD40 e mesmo assim ele não mexe..dai ter pensado que se calhar estes espelhos não recolhiam..
Que versão da ibiza tens? É uma 6L? O meu nem de ac ligado faz disparar a ventoinha mas aquece e faz frio na boa. Agora sou eu que começo a pensar que tenho um problema ahah. Tenta dar uma pisadela assim meio de lado no pedal para ver se não desliga a luz. Abraço
 
A sério? Eu experimentei ontem à noite, o motor não estava muito quente assim como o tempo. Liguei no frio e não trabalhava e em quente igual. Mas espera lá estamos a falar da ventoinha do radiador certo? Se é isso a minha nem mexeu. Hoje à tarde como esta mais quente o tempo e tal volto a experimentar. Se não der o que será? Termostado é novo salvo o erro...
 
Sim, é uma 6L. E eu ligando o AC. as duas ventoinhas disparam, e ficam ligadas enquanto o AC estiver ligado.

Sobre o switch, ontem a noite voltou a fazer das dele (luz de resistência ligada), e eu fui mexer com a mão, e até as luzes de ABS e controlo de tracção ficaram ligadas :x
Desliguei o carro e voltei a ligar e tudo normal novamente, o meu switch esta mais morto que vivo...
 
Provavelmete tens o compressor de AC avariado que não "atraca" e não faz disparar as ventoinha.
No verão manda ar gelado?
 
Provavelmete tens o compressor de AC avariado que não "atraca" e não faz disparar as ventoinha.
No verão manda ar gelado?
Boas, hoje à tarde fui testar verdadeiramente isso. O dia está quente e lá meti o ac no frio, tudo ok pelo menos uma parte isto porque só vi uma ventoinha e não as duas que aqui se falam... Ligo o ac e passado um min mais ou menos lá arranca a ventoinha, depois volto logo a parar e arranca de novo pouco tempo depois. Isto funciona assim? Obrigado abraço
 
Boas, hoje à tarde fui testar verdadeiramente isso. O dia está quente e lá meti o ac no frio, tudo ok pelo menos uma parte isto porque só vi uma ventoinha e não as duas que aqui se falam... Ligo o ac e passado um min mais ou menos lá arranca a ventoinha, depois volto logo a parar e arranca de novo pouco tempo depois. Isto funciona assim? Obrigado abraço

No meu ligam as duas amigo, não reparei é se ficam sempre a trabalhar.
 
Tenho algo do género disto:

$_35.JPG
 
Tou a ver que os engenheiros do sistema de refrigeração destes carros afinal são bons..As ventoinhas não fazem barulho e não precisam de estar sempre ligadas...
Já agora, para não abrir mais tópicos, desde que pus película nos vidros da frente, o meu vidro (condutor) esta a fazer barulho, já tive a ver e o vidro esta bem preso nas "calhas" de metal, mas as mesmas calhas mexem, ou seja, basta fazer um bocado de força no vidro e ele abana, o que origina o barulho.
As calhas tem algum aperto, ou quando abanam é sinal que se tem que mudar o sistema todo?
 
Back
Top