Duvida Turbos - KKK do 6L 130 = VNT17 Va ?!

Já pesquisei pelo forum mas não encontrei uma explicação.


Em conversa com um amigo ele tava.me a dizer que o KKK de origem dos Ibiza 130 Sport/Fr é a mesma coisa que um VNT 17Va.

Confirmam !?

Por acaso tenho ideia que não.

Outra coisa um VNT 17Vb é um Garrett!?

E qual a diferença entre as designações VNT e GT.... tem a ver com a marca ou com modelos !?

Se alguem pudesse me dar umas luzes sobre turbos, agradecia.
 
A sigla VNT significa Variable Nozzle Turbine, conhecidos por nós como turbos de geometria variável.

Pra saberem mais consultem o link

http://www.honeywell.com/sites/ts/t...GMKQK64U00ACROYP858GKIH564VY0812155701757.htm

Aqui explicam o porque da geometria variavel.

Quanto às referencias, pelo menos se for garrett todas elas têm "GT.....", dependendo da referecia que está à frente de GT é que se distingue se é VNT ou não. Se estiver engando corrigam-me.

Grande defeito desta tecnologia (VNT), é o facto de não resistir a EGT superiores a 850ºC, por este motivo os carros a gasolina não os usam pois chegam a atingir cerca 1000ºC.
Excepto o novo Porche turbo que lançou o primeiro VNT num veiculo a gasolina. Parece que ja temos alguma evolução.

Desculpem o testamento
 
Não é igual, pelo menos é o que toda a gente me diz. É parecido, tem os mesmos apoios ( tal como o VB ) mas não é igual interiormente. Pelo menos dos relatos de foruns e afins, o Garret é mais fiavel que o KKK.

Abraço.
 
E em relação a isto !?


My friend eu digo-te já k o meu era 17VA e não KKK, e para meu espanto kd desmontaram o turbo na AP disseram logo k se soubessem tinham feito uma repro diferente pk o VA aguenta bem mais k o KKK... Arkiteturas diferentes.
Se é verdade ou não não sei!
Mas k o meu aguentou uma repro com bastante binário sem se keixar, isso posso te garantir.
Abraço.
 
VA=130cv, VB=150cv

Boa tarde.
A kkk passou a ser k e depois do grupo borgwarner até determinada data é a preferida nas aplicações de maquinaria industrial, maritimos e terraplanagem por serem peças inicialmente de origem alemã com significado de qualidade, e ainda se pode considerar assim, só que na minha opinião houve durante uma década uma não evolução, estagnando- se na evolução de produtos, o que não aconteceu com a garrett que se implantou no mercado como uma marca detentora da patente dos VNT´s e tb como uma marca virada para a reparação, o que não acontece com a borgwarner. Acontece que estando num mercado de reparações é complicado alterar, reparar um turbo de determinada marca que não vende uma unica peça para reparação.
A garrett já segue esta politica de substituição e não de reparação, inflaccionando determinado material + de 100%. Acontece o seguinte, fábricas que produziam para a garrett e outras marcas vêm- se desvinculadas e livres para comercializar peças no mercado paralelo não original mas com qualidade muita qualidade.
Agora se acho que garrett é mais fiável e melhor prestativa do que borgwarner, não creio.
Quero é ter um turbo que mais tarde se o quiser alterar posso comprar peças avulso, então garrett.

cumpts,

Paulo
 
Entao basicamente o Vnt17VA não é a mesma coisa que o KKK. Mas... o que muda? Como vejo ao retirar o turbo se é um VA ou um KKK? Alguém me pode elucidar?
 
Boa tarde.
A kkk passou a ser k e depois do grupo borgwarner até determinada data é a preferida nas aplicações de maquinaria industrial, maritimos e terraplanagem por serem peças inicialmente de origem alemã com significado de qualidade, e ainda se pode considerar assim, só que na minha opinião houve durante uma década uma não evolução, estagnando- se na evolução de produtos, o que não aconteceu com a garrett que se implantou no mercado como uma marca detentora da patente dos VNT´s e tb como uma marca virada para a reparação, o que não acontece com a borgwarner. Acontece que estando num mercado de reparações é complicado alterar, reparar um turbo de determinada marca que não vende uma unica peça para reparação.
A garrett já segue esta politica de substituição e não de reparação, inflaccionando determinado material + de 100%. Acontece o seguinte, fábricas que produziam para a garrett e outras marcas vêm- se desvinculadas e livres para comercializar peças no mercado paralelo não original mas com qualidade muita qualidade.
Agora se acho que garrett é mais fiável e melhor prestativa do que borgwarner, não creio.
Quero é ter um turbo que mais tarde se o quiser alterar posso comprar peças avulso, então garrett.

cumpts,

Paulo

Aplaudo de pé...:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Fala pouco mas sabe o que diz.
 
Exacto. Ora, com isto quer dizer que a Garrett nao é necessariamente melhor que a KKK, mas, é mais facil de reparar/trocar componentes. Mas pelo que li e me informei são a mesma coisa. Um vnt17va ou um KKK de origem de um 6L faz o mesmo "efeito".
 
Exacto. Ora, com isto quer dizer que a Garrett nao é necessariamente melhor que a KKK, mas, é mais facil de reparar/trocar componentes. Mas pelo que li e me informei são a mesma coisa. Um vnt17va ou um KKK de origem de um 6L faz o mesmo "efeito".

Ah quem diga que o VNT17Va (Garrett) aguenta um pouco mais do que o KKK.

Mas dizer... diz.se mta coisa, resta saber se será verdade ou não !
 
Pelo que tive a ler, a diferença principal é que o KKK nao dá pa hibridar. Mas normalmente o KKK aguenta mais do que o Garrett. Acho que a opinião do user turbospeed transmite isso mesmo.

"... Agora se acho que garrett é mais fiável e melhor prestativa do que borgwarner, não creio."
 
pela pouca experiencia q tenho posso dizer q a Garret a nivel de carros utilitarios (se e q podemos denomina-los assim: ibizas, leons, audis etc) para turbos VNT - de geometria variavel - , sao melhores pois sao turbos mais resistentes.

tal como o killer disse, e eu assino por baixo, houve uma minima quantidade de ibizas q surgiram com turbos garret mas q dps foram mudados para os kkk (possivelmente pelo preço q fica para cada marca, penso eu), o q acabou por resultar em turbos partidos e outros n problemas..

ainda assim nao podemos dizer q a garret e melhor ou pior marca q a kkk ate pk se formos ver um EVO este utiliza um turbo kkk.... pk sera?? sera assim tao mau?? - nao me parece

podemos confirmar esta situaçao com o exemplo do A3 130 com o ibiza 130.... o q muda e o turbo e se calhar por isso, origem para origem, os audi andam mais.....

para terminar: e normal q o vnt17va seja diferente do kkk mais q nao seja pela quantidade de caudal de ar q um e outro precisam... possivelmente ate as pas do turbo sejam diferentes....

os mais entendidos q se xeguem a frente...
 
Pelo que tive a ler, a diferença principal é que o KKK nao dá pa hibridar. Mas normalmente o KKK aguenta mais do que o Garrett. Acho que a opinião do user turbospeed transmite isso mesmo.

"... Agora se acho que garrett é mais fiável e melhor prestativa do que borgwarner, não creio."

Ele ta a falar de marcas.. não de modelos especificos... penso! :rolleyes:
 
Boa tarde.
A kkk passou a ser k e depois do grupo borgwarner até determinada data é a preferida nas aplicações de maquinaria industrial, maritimos e terraplanagem por serem peças inicialmente de origem alemã com significado de qualidade, e ainda se pode considerar assim, só que na minha opinião houve durante uma década uma não evolução, estagnando- se na evolução de produtos, o que não aconteceu com a garrett que se implantou no mercado como uma marca detentora da patente dos VNT´s e tb como uma marca virada para a reparação, o que não acontece com a borgwarner. Acontece que estando num mercado de reparações é complicado alterar, reparar um turbo de determinada marca que não vende uma unica peça para reparação.
A garrett já segue esta politica de substituição e não de reparação, inflaccionando determinado material + de 100%. Acontece o seguinte, fábricas que produziam para a garrett e outras marcas vêm- se desvinculadas e livres para comercializar peças no mercado paralelo não original mas com qualidade muita qualidade.
Agora se acho que garrett é mais fiável e melhor prestativa do que borgwarner, não creio.
Quero é ter um turbo que mais tarde se o quiser alterar posso comprar peças avulso, então garrett.

cumpts,

Paulo

Boa explicação (e participação, pena que não seja muito assiduo :)).

De qualquer forma falou de maneira genérica em relação a ambas as marcas e não especificamente em relação ao turbo KKK <nao sei o modelo certo> e o Garret GT1749VA que equipam os motores PD130.

Não sei as diferenças ao nível de números certos (nunca agarrei num peclise para medir) mas que em termos de prestações e resistência são diferentes, disso não há dúvidas. Um PD 130 com KKK mede num VAMAG "certinho" no máximo 135cvs motor, com um VA já passa os 140, e reprogramado a diferença é sempre semelhante sendo que é usual ver PD130 com VA com 185cvs sem qualquer outra alteração e sem grande esforço.

Seria interessante a análise do expert turbospeed para nos dizer claramente as diferenças de um e de outro. Concerteza falará até de equilibrios e pressões e até... quiçá... flowcharts! :)
 
Back
Top