[duvida] taxas de compressao do 1.9 D,TD,TDI e SDI

andava aqui a ver as caracteristicas tecnicas dos ibizas... e reparei no promenor da taxa de compressao do 1.9D e 1.9 SDI ser igual ou inferior á do 1.9TD e 1.9 TDI... isto quer dizer que estes motores podem ser alterados pra turbo sem afectar em nada a sua fiabilidade e durabilidade:confused:
é que tinha a ideia que os carros turbo possuiam taxas de compressao inferiores aos atmosfericos....:whistle: mas agora fiquei na duvida....:confused:
Imagem1-3.gif
 
Os pistoes e a cabeça do motor sao difrentes , por isso a compressao baixa para os modelos de injecçao directa.
Os IDI tem pistoes lisos , enqt os TDI tem camara de combustao dentro do pistao.

Cumps
 
Julgo q ao retirar o turbo os td e tdi ficariam com taxas inferiores aos D e SDI.

Amigo as taxas de compressão ou relações de compressão nunca se alteram tirandoo turbo a 1,9Tdi!! É defenida quando é construido o motor, quer para atmosferico ou turbocompressor, ou então do tipo de injeção a utilizar!!

Abraço

;)
 
a ideia é montar o turbo dum TD num D ou seja o turbo do AAZ no 1Y...:whistle: pelos vistos é só pug and play:rolleyes:
já agr alguem me sabe esclarecer o que fazer com a bomba do D pra ficar TD? abrir o debito de gazoil xega? ou treia mesmo de levar aquele mecanismo do por vacuo do TD?:confused:
 
Amigo as taxas de compressão ou relações de compressão nunca se alteram tirandoo turbo a 1,9Tdi!! É defenida quando é construido o motor, quer para atmosferico ou turbocompressor, ou então do tipo de injeção a utilizar!!

Abraço
;)

Andei então enganado bastante tempo... Então mas quer dizer, se a taxa de compressão se mantem independentemente de haver turbo ou não, o que é que torna não fiável aplicação de um turbo como o do TDI 90, por exemplo, num SDI?
 
Amigo a relação de compressão tem a ver com o carro ser a gasolina ou a diesel, e depois de um carro ser turbinado ou atmosferico!!
Quando um carro é atmosferico e passamos para turbinado convem sempre baixar a relação de compressão, no caso da gasolina vai explodir antes de se dar a faisca e isso nao se quer!! Amigo depois no diesel depende tambem se tem a camara de combustao no piston ou na cabeça, e tambem a injeção directa ou indirecta!! Mas se temos um carro atmosferico com uma relação de compressão X quando passamos para turbo devemos de baixar a relação de compressão para Y!!
Isto porque vamos por mais ar dentro do motor e as bielas, piston.... podem nao conseguir suportar os esforços!!
E depois tambem depende da resistencia dos componentes do motor, para que foram dimencionados!!

Abraço

;)
 
as alterações de D para TD não é só aplicar turbo!!!!

è turbo, bomba, colectores, afinar debitos, valvulas electronicas de controle de pressões... entre outras....


além da importante questão da compressão....

cuidado com estas alterações!!!!!
 
Amigo a relação de compressão tem a ver com o carro ser a gasolina ou a diesel, e depois de um carro ser turbinado ou atmosferico!!
Quando um carro é atmosferico e passamos para turbinado convem sempre baixar a relação de compressão, no caso da gasolina vai explodir antes de se dar a faisca e isso nao se quer!! Amigo depois no diesel depende tambem se tem a camara de combustao no piston ou na cabeça, e tambem a injeção directa ou indirecta!! Mas se temos um carro atmosferico com uma relação de compressão X quando passamos para turbo devemos de baixar a relação de compressão para Y!!
Isto porque vamos por mais ar dentro do motor e as bielas, piston.... podem nao conseguir suportar os esforços!!
E depois tambem depende da resistencia dos componentes do motor, para que foram dimencionados!!

Abraço

;)

Então mas segundo a informação dada pelo amigo casaleiro_fml as taxas de um SDI são iguais as do TDI. Isso significa não ser necessário diminuir a taxa de compressão para aplicar turbo no SDI? Ou os componentes do SDI são menos resistentes do que os do TDI?
 
Amigo os componentes do sdi não devem ser tão resistentes porque é atmosférico não precisa dos componentes tão reforçados, nao exije tantos esforços, e é menos dinheiro que os fabricantes gastam!!
Amigo senão puseres muita pressão de turbo o motor deve conseguir suportar, e nao haver problema, depois a bomba ou bicos devem ser alterados!!

Abraço

;)
 
Amigo os componentes do sdi não devem ser tão resistentes porque é atmosférico não precisa dos componentes tão reforçados, nao exije tantos esforços, e é menos dinheiro que os fabricantes gastam!!
Amigo senão puseres muita pressão de turbo o motor deve conseguir suportar, e nao haver problema, depois a bomba ou bicos devem ser alterados!!

Abraço

;)


Não vou aplicar turbo no SDI :) só estou a perguntar por curiosidade. Abraço.
 
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