Duvida SDI

Boas...

ontem decidi puxar pelo meu Ibiza SDI mas acho que o carro esta preso, custa muito passar dos 140 e no maximo a direito vou quase ate aos 160km\h, numa descida consegui dar 170km\h mas ia quase em redline, isto e normal nestes motores a rotaçao ser tao alta a esta velocidade e a direito andar tao pouco?
 
a rotação ser alta é, é 6k2 ou 6l?

o meu colega tem um 6k2 e pouco mais de 160/170 kmh dá a direito, mas a descer consegue dar 190kmh e mais qualquer coisita, já muito perto do corte.

isto tudo de quadrante e com 195/50r15.
 
o meu e um 6k, e que achei pouco pensava que o carro anda-se um pouco mais a direito tenho jante 14 com pneus 185.
 
6K não tem sdi, é so 1.9D, por isso não sei se estas velocidades tambem se aplicam a ele.
 
pelo que tenho visto o sdi começou a sair no inicio de 97 o meu e de final de 97 dai pensar que era um SDI, neste caso pço deculpa por estar a induzir em erro.
 
só há sdi no 6k2, 6k só tem o 1.9D, pelo menos cá em portugal.

da lhe um toquezito na bomba que ele fica a andar mais um bocadinho, porque existem 2 versões, um de 64 e outro de 68 cvs, mas o código de motor é o mesmo, por isso a diferença deve estar so na bomba.
 
eu nao queria estar a mecher na bomba porque se com ele stock ja me consome 6l aos 100km com a bomba a debitar mais vai aumentar mais os consumos e neste momento nao rende muito ja que ando a fazer cerca de 2000km por mes
 
Boas, ha 6k sdi tb, mas sao de finais de 98 salvo erro. Mas nao ha muitos. O teu deve ser o 1.9d e e normal! O sdi anda igual, so e melhor nos consumos! Pode nao estar puxado, mas tb em linha recta e com vento favoravel nao deve passar dos 170!
 
sendo assim ja nao esta muito mau, ja fico mais dencansado pensava que era mais morto que o resto dos ibizas com o mesmo motor mas pelos :D
 
Eu disse aquilo porque tenho um sdi! Ate aos 140 ate e rapido depois e deixar ir! Pois melhorar, mas os ganhos que eu notei era em baixas!
 
em baixas nao tenho razao de queixa mas quando a velocidade começa a passar dos 120km\h ai a conversa ja e outra o carro nao se mexe alem do barulho que o motor faz a partir das 2200 rpm +\-
 
DPHD tudo o que referes é normal nos SDIs. Tal como disse o kiki_78 até aos 130/140 Km/h até é rápido se fizeres boas trocas de velocidades, a partir daí, em plano desenvolve até aos 160 Km/h, mas mais lentamente. A velocidade máxima anunciada pela marca são 168 Km/h.

Relativamente aos consumos, os SDIs fazem excelentes consumos em estrada nacional (andamentos na casa dos 50-90 Km/h). No meu chego a fazer médias de 4,7L/100Km. Em auto-estrada faz consumos um pouco mais elevados. Entre os 90-110Km/h cerca de 5L. 110-130 km/h cerca de 5,5 a 6L. A partir dos 130 cerca de 6 a 6,5L. Se fizeres andamentos sempre a bombar nos 150 a 160 Km/h é carro para passar dos 7L.
 
o meu em auto-estrada esta a fazer cerca de 6l mas tambem esta a precisar da revisao que vai ser feita no fim do mes ja que o filtro de ar esta mais sujo que sei la o que e o restante dos filtros tambem vao ser todos mudados pa ver se os consumos diminuem um bocado
 
nos 6k sairam as seguintes motorizações diesel atmosférico:
- 1.9D de 68cv entre 1993 e 1996 (motor 1Y);
- 1.9D de 64cv entre 1996 e 1999 (motor 1Y);
- 1.9SDi de 64cv entre 1996 e 1999 (motor AEY).
como o teu é de 1997, tanto pode ser 1.9D como 1.9SDi. vê no livrete se o motor é 1Y ou AEY... Antes também pensava que SDi era só 6k2...

quanto à tua questão, acho perfeitamente normal um motor entre os 60 e os 70 cv fazer isso em 5ª com a relação final de caixa de velocidades de 3.67 e a relação da 5ª de 0.75. se consegues 160km/h em recta (4045rpm em 5ª) e em descida 170km/h (4297rpm em 5ª) com os pneus que disseste acima, com uma caixa de velocidades um pouco diferente conseguias ganhos em rapidez a atingir os 170km/h, mas terias outros contras como o aumento do consumo de gasóleo, além da rotação em 5ª aos 170km/h ser mais elevada que os 4297rpm que fazes agora com os pneus 185/60 r14.
cumps
 
o meu e 1y vi agora no livrete, ja agora aproveito para perguntar qual e a diferença do meu motor po SDI?
 
DPHD tudo o que referes é normal nos SDIs. Tal como disse o kiki_78 até aos 130/140 Km/h até é rápido se fizeres boas trocas de velocidades, a partir daí, em plano desenvolve até aos 160 Km/h, mas mais lentamente. A velocidade máxima anunciada pela marca são 168 Km/h.

Relativamente aos consumos, os SDIs fazem excelentes consumos em estrada nacional (andamentos na casa dos 50-90 Km/h). No meu chego a fazer médias de 4,7L/100Km. Em auto-estrada faz consumos um pouco mais elevados. Entre os 90-110Km/h cerca de 5L. 110-130 km/h cerca de 5,5 a 6L. A partir dos 130 cerca de 6 a 6,5L. Se fizeres andamentos sempre a bombar nos 150 a 160 Km/h é carro para passar dos 7L.

Agora que vi o comentário do professor vou só rectificar uma coisa. Isto que coloquei é para um SDI 6K2 de 68CV (motores AQM e AGP). Não sei se é idêntico para motores SDI mais antigos.
 
6K: 1Y (1993-1996); 1.9D; potência máxima de 68cv às 4400rpm; binário máximo de 127nm entre as 2200rpm e 2800rpm; injecção indirecta; bomba bosch VE
6K: 1Y (1996-1999); 1.9D; potência máxima de 64cv às 4400rpm; binário máximo de 124nm entre as 2000rpm e 3000rpm; injecção indirecta; bomba bosch VE
6K: AEY (1996-1999); 1.9SDi; potência máxima de 64cv às 4200rpm; binário máximo de 125nm entre as 2200rpm e 2800rpm; injecção directa; bomba bosch VP
6K2: AQM/ AGP(1999-2002); 1.9SDi; potência máxima de 68cv às 4200rpm; binário máximo de 133nm entre as 2200rpm e 2600rpm; injecção directa; bomba bosch VP
Martins, em todos os 1.9 diesel atmosféricos 6k e 6k2, as relações de velocidades são iguais, bem como a relação final, logo o que disseste para o 6k2 (AGP/ AQM) em termos de acelerações e reprises vai ser igual para os AEY e para os 1.9D. só em consumos é que pode mudar um pouco, mas duvido que os motores de injecção directa dos 6k2 (AQM e AGP) tenham consumos diferentes do motor de injecção directa dos 6k (AEY). eu tenho a mesma opinião que tu quanto aos SDi, e a minha opinião vale o que vale, não é mais valida nem menos que a tua ou que outro qualquer que já tenha tido experiências com SDi :) a meu ver que já conduzi 1.9D e 1.9SDi, stock são muito idênticos de conduzir, sendo que os 6k2 de origem me parecem apenas um pouco mais fortes que os 1.9D de origem. a meu ver o 1.9D tem mais potencial e torna-se mais simples de "mexer" (se não for para por turbo) que o 1.9SDi, apesar da taxa de compressão do 1.9SDi ser ligeiramente superior...
atenção que todos os valores de potências que postei aqui foram retirados pela internet, julgo que qualquer pessoa que pesquise um pouco encontra toda ou quase toda a informação na internet. quanto ao (algum) conhecimento de mecânica que possuo, esse é por experiência e (muitas/muitas) invenções nestes motores e noutros:D
cumps
 
Back
Top