duvida: safe mode -> turbo

boas, a minha duvida é a seguinte, á coisa de 2 anos atras o carro entrava em safe mode sempre que puxava por ele depois das 3000rpm +/-, desligava e ligava ficava bom mas voltava a puxar safe mode outra vez. arranjaram me o programa autodata e lá mostra os valores que tem de dar cada sensor e valvula que o carro tenho, testei tudo mais que uma vez e batia tudo certo, inclusive lavei a MAF tal e qual como mostra um topico no forum do clubtdi, notei so uma melhoria no arranque e baixou um pouco o consumo, mas o problema continuava. acabei por desmontar o turbo e abrir a geometria estava presa com muito carvão, limpei tudo e voltei a montar, problema resolvido nunca mais entrou em safe durante 2 anos agora esta a voltar a acontecer, mas desta vez é um pouco diferente, ás vezes vou a puxar 4º e por volta das 3600rpm entra em safe, outras vezes é se for a puxar, desacelerar e voltar a puxar, puxa uma beca mas entra em safe. a minha duvida é se é novamente a geo presa? desta vez tenho manometro em safe faz 0 bar pressao mesmo que pise a fundo e aqui á dias pisei a fundo numa subida e fez 2bars o que nao é normal, devia fazer 1.3 e estabilizar nos 1.1. será a geo a ficar presa? realmente nao consigo puxar a aste do turbo á mão e lembro me quando limpei aquilo á 2 anos mexia bem.
 
Tens a geometria presa outra vez...

Volta a limpar a geometria e manda afinar a electronica para fazer menos fumo, se não volta a encravar outra vez com carvão.
 
http://img580.imageshack.us/img580/4425/c6ovwobzaryghzxvtuhhkx.mp4 aqui está exemplo de hoje mas ultimamente ja nao tem feito safe tantas vezes, tenho pisado algumas vezes a partir de 2º até 4º e está bom agora é so o caso de pisar durante algum tempo desacelerar e voltar a pisar, a conclusão é que deve ser mesmo a geo a ficar presa. o carro esta a fazer 1.5 por causa do chip mas dá para por stock a qualquer altura. e não está a `cagar`fumo, so o normal ao inicio quando se pisa.
 
liguei o carro á maquina e deu o erro do costume: pressão de subalimentação:diferença de controlo, isto é o que aparece sempre que a geo começa a ficar presa, mas agora apareceu o erro de medidor de massa ar, tive a ver varias marcas a varios preços mas muita gente recomendou por algo como deve de ser como da Bosch entao foi o que fiz e aproveitei tambem para fazer teste aos componentes e deixei aquilo algum tempo na parte da N75 e na parte do actuador do turbo, limpei os erros e fui testar. resultado, nenhum erro voltou a aparecer a geo desencravou, o carro ja puxa e já compre a norma de pressão (1.4 de pico e estabiliza aos 1.3/1.2).
 
Amigo muda a n75 ,o problema em principio vem dai.No meu era a mesma coisa,a n75 tem uma membrana interior que se custuma estragar,e que não acusa nada ,porque o sensor continua bom,mas a membrana esta estragada.
Quando pisas em segunda parece que o carro faz um poço e depois é que aparece potencia?
 
esse sintoma que descreves nunca fez, com a MAF lixada quando pisava ele tinha pouca potencia embora o turbo fizesse pressao e sentia um vibrar estranho mas por agora ja esta tudo resolvido e o carro ja está bom..
 
problema resolvido. tirei o turbo fora e a geo estava leve e ja estava a desesperar, quando me lembrei de tirar o resto do escape depois do silenciador, fui exprimentar e notei o carro com muito mais força e andamento além de ter feito 45km sempre no aço, o carro nunca mais entrou em safe, conclusao: falta de escapamento de gases, panela final intupida. esta semana ja vai levar uma panela directa, até lá anda só com meio escape até ter mesmo a certeza que não volta a fazer safe.
 
Back
Top