Dúvida radiador de óleo ibiza 6L

Boas, estou com ideias de instalar um radiador de óleo no meu ibiza 6L.
Já tive a ver o preço dos radiadores e das ligações, até aqui tudo bem.
Agora, o óleo vem do filtro, e pelo que encontrei a net, é perciso usar um adaptador (ou inglês sandwich plate),
que é aplicada no filtro...Alguem sabe me dizer como instalar tal coisa? Preferencia: com ou sem termostato?
 
Obrigado João. Mas é perciso fazer atenção a alguma coisa de especial?
Onde vai ser aplicada a bolacha ao certo?

mocsp1gt.jpg


Qual é a bolacha que da no 6L?
O site da Lugo só la tem as medidas mas não indica qual é para 6L
http://www.lugo.pt/mocal.htm
 
Last edited:
normalmente a bolacha tem de ser "faceada" na zona indicada para baixar o sitio onde acenta o acrescento, o passo de rosca do acrescento é que não me lembro.
mandas a um torneiro


a bolacha fica assim como fiz no boneco
 
Convém tirares também o permutador fora, bem como eliminar os tubos de líquido de refrigeração que vêm ao permutador.
Eu comprei uma peça que se coloca diretamente por baixo da bolacha, semelhante à rosca que aperta o permutador por baixo (aliás, vista de baixo, depois de apertada é igual à que aperta o permutador original), porém tem uma rosca diferente, mais curta, devido ao facto da bolacha ser menos espessa que o permutador, e não precisei de ir a torneiro nenhum.
Não te esqueças de colocar o'rings novos, bem como tubos cravados. Arranja também bocados de tubo de borracha para protegeres os tubos que conduzem o óleo da bolacha ao radiador, pois eles ficam a tocar em sítios que lhes poderão causar desgaste prematuro e até mesmo romper os ditos.
 
Convém tirares também o permutador fora, bem como eliminar os tubos de líquido de refrigeração que vêm ao permutador.
Eu comprei uma peça que se coloca diretamente por baixo da bolacha, semelhante à rosca que aperta o permutador por baixo (aliás, vista de baixo, depois de apertada é igual à que aperta o permutador original), porém tem uma rosca diferente, mais curta, devido ao facto da bolacha ser menos espessa que o permutador, e não precisei de ir a torneiro nenhum.
Não te esqueças de colocar o'rings novos, bem como tubos cravados. Arranja também bocados de tubo de borracha para protegeres os tubos que conduzem o óleo da bolacha ao radiador, pois eles ficam a tocar em sítios que lhes poderão causar desgaste prematuro e até mesmo romper os ditos.

Muito obrigado! Paress ser mesmo o que eu quero fazer.
Onde foste arranjar o material?
 
Alguém sabe qual é a rosca desta peça:

038117061c20001.jpg


038117061c20003.jpg


unbenanntjp.jpg


A referencia no ETKA é N° 038 117 061 C
O tal "sandwich adapter plate" para um radiador de óleo ou um sensor de pressão/temperatura de óleo
fica entre 11 e 12 ou 13 e 12.
e o o que segura aquilo tudo junto é a tal peça N° 038 117 061 C que vai ser aparafusada a isto:

mocsp1gt.jpg


Este acrescento é para compensar a largura da bolacha (sandich plate), senão a peça N° 038 117 061 C já não da.
 
Last edited:
Quando montei o radiador no meu retirei a peça nº 12 e a peça peça N° 038 117 061 C aperta directamente no corpo do filtro.
 
Mas leva ali um adaptador com dois tubinhos, saida/entrada para o radiador de oleo certo?
Esse adaptador arranjaste caseiro ou compraste já mesmo para o 6L?
 
Mas leva ali um adaptador com dois tubinhos, saida/entrada para o radiador de oleo certo?
Esse adaptador arranjaste caseiro ou compraste já mesmo para o 6L?

Eu apenas retirei a peça Nº12, permutador de óleo.

Ficou a peça 14 + bolacha (com/sem termostato) + copo do filtro de óleo

A bolacha (img abaixo) é onde leva os tubos de saida/entrada de oleo para o radiador
mocsp1gt.jpg
 
não sei é desenhar

vermelho - adaptador que é enroscado dentro do copo do filtro oleo para fazer altura
verde - bolacha com ou sem termostato
azul - permutador de óleo
logo a seguir vem a tampa preta com o tubo comprido roscado que aperta no adaptador e segura tudo no sitio.
amarelo - são os vedantes de borracha que ficam todos virados para cima, um vem na bolacha, um está no permutador e outro na tampa final.
recomendo que comprem vedantes novos do permutador a da tampa para prevenir uma vez que quando apliquei a minha não comprei e depois babava pelo vedante do premutador.
foi trabalho a dobrar que depois tive de desapertar aquilo tudo para colocar o vedante novo

 
Porreiro!!! é isso que tava a pensar! lol
Já agora, aconselham guardar o permutador ou não?
Eu acho que ele está ali sem effeito....
 
Quantas linhas e o teu amigo? Ja agora para um ibiza com 22.60 ic linha uma repro puxada etc quantas linhas sera necessario?
 
boas pessoal venho desenterrar este topico.
essa tal peça 038 117 061 C serve para quem quiser eliminar o permutador certo?? o passo de rosca é igual ao de um 6l??
 
Back
Top