Duvida no consumo do Ibiza 1.4 a Gasolina 100 Cv

Boas!

Comprei recentemente um Ibiza Sport 1.4 a gasolina (2005) na terça feira passada meti 10€ de gasolina pela primeira vez desde que tenho o carro. Hoje (quinta feira) já acendeu a luz da gasolina e ao que parece também se ouve um apito quando a luz liga. Ainda nem 40km fiz. Mas não sei se aquilo realmente consome muito ou não, pois andei a ver no manual de instruções e ao que parece a luz liga quando o deposito ainda tem 6 litros é mesmo assim? Ou aquilo consome mesmo mesmo muito?

Nota: Não sou acelera mal passo dos 80km

Link do carro http://i.imgur.com/TYXPZzI.jpg


Obrigado
 
Alguem?

Li novamente o manual do carro e diz que a luz acende quando ainda o desposito tem aproximadamente 7 litros, isso ainda é um bocado deve dar ainda para uns 100km para quem não passa dos 80km e anda numa aldeia e o trabalha a 5km de casa.
 
Epa isso penso que seja normal, ou seja, falo por mim que também tenho um 1.4 100cv mas é grupo vag, polo 6n e meto 10 euros, 6,50litros e andar sempre em 5ª na boa sem altas rotações faço entre 80 a 90 km´s ;-) Não sei se para ti é muito, mas uma média de 7, 8L aos 100km´s penso que seja mais q normal num gasolinas 8)

Abraço
 
Mas também trabalhas a 5km´s de casa, o carro nem aquece, acaba por gastar um pouco mais do que se fizesses mais km´s mas em AE ou nacional 8)
 
Só achei estranho, porque antes tinha um opel corsa B de 94 também curiosamente 1.4 Sport e 10€ (gasolina) durava basicamente para um semana, não chegava bem à semana mas andava lá muito perto, isto ja andar com a luz da reserva acesa.
Mas segundo dizes Júlio_Sz e se o manual estiver correcto (Luz acende quando ainda tenho 7 litros no carro) então a partir daí ainda devo ter margem para andar uns 85km para não dizer os 90km.

Certo?
 
Boas,
é perfeitamente normal!!! está descansado...
os trajetos curtos são os piores em termos de consumo e eficiência do motor, a frio consome mais (e isto é válido para qualquer motor), como a maioria do tempo que andas é com motor frio, vais ter consumos piores que se fosse a quente. agora indo a contas: preço da gasolina, que seja a 95 e metas a 1,52€, 10€ metes 6,5 litros aprox., já lá terias 1 ou 2 litros no mínimo, logo e tal como dizes, a luz da reserva acende rápido e mantém-se acesa, mas eu com a reserva já fiz 100kms, fiquei com ponteiro bem em cima do vermelho...
Com o mesmo motor que tu, faço médias de 6,3 a 6,7L/100 misto...
Isso está normal, é questão de hábito à nova máquina ;)
 
Ah então é isso MagaDS!
Era a resposta que queria saber, sendo assim confirma-se quando a luz acender (ainda tenho 7 litros) ainda devo ter margem para andar mais uns 90 km para não dizer os 100km, pois também não queria deixar chegar mesmo à reserva total por causa das impurezas. A sorte é que aqui no interior tenho uma bomba de gasolina perto de barata é da marca "Prio" nem sei se isso faz bem ao carro ou não, mas é barata em relação à BP e Galp (meto da 95)
 
Sim, isso confirma-se, a luz acende e ainda tens entre 5 a 7 litros.
no meu comp. de bordo quanto acende a luz/apita diz que tenho suficiente para 40kms, no entanto chega a zeros e o ponteiro as vezes ainda mal se mexeu e anda na mesma... LOL está tranquilo que se for bem nas calmas, fazes os 80 ou 90kms.

quanto à qualidade da gota que metes, isso é outras discussões, pelo fórum há tópicos sobre isso.

só uma questão/dica quanto à gasolina: se metes 95, vais ter mais litros e menor rendimento, contrariamente se meteres 98, menos litros e dura para mais kms, é um compromisso que podes também experimentar se te compensa, visto os nossos motores (se leres no manual) especificam uma ligeira perda de potência com gasolina 95... e eu noto isso.
 
Exatamente isso, a luz acende/apita e depois vou ao computador de bordo e diz que ainda posso andar 40kms, achei isso algo estranho se me dizerem 80kms já acreditava mais. Eles colocarem a reserva acender ainda com 7 litros acho que é exagerado, mas como não percebo muito bem de carros lá devem ter os seus motivos.

Mas essas 80 90km que referes nas calmas, depois ainda terei que ficar com alguns litros na reserva obvio e não esgotar a reserva toda que isso não traz saúde ao carro.

Sim irei colocar da 98 já tinha pensado nisso e visto no manual ;)
 
Ideal mesmo é nunca andares com tão pouca gasolina!

Nos nossos carros é assim, eu aprendi que o meu carro ainda anda mesmo com o ponteiro em cima do vermelho porque quando o comprei novo, os mitras meteram só 1 litro de gota pra sair de lá, era o suficiente só pra ir até à bomba mais próxima... mas não aconselho!
 
Sendo assim a recomendação final seria por exemplo que só quando o ponteiro estiver mesmo em cima do vermelho deve-se colocar Gasolina (apesar de poder andar ainda mais).

Ou devemos colocar mesmo antes de chegar ao vermelho?
 
É isso mesmo que estava a pensar Malheiro. Irei fazer isso, assim já fico mais controlado e com as contas mais certas.
 
Sim tenho de ver isso, entre vários factores como o da gasolina 95 ou 98, marca branca ou não etc. Mas terei que colocar mais uns euritos para ver então do consumo.
 
Mais fácil ainda era atestar e dava para o mês todo, mas pronto isso já é contas de cada um... eu não gosto de passar a vida na bomba
 
o meu 6k diz que leva 45 litros, já lá meti 52 e a luz da reserva ainda nem estava acesa! atestar deve ser uns 70€
 
Bem penso que há aqui qualquer coisa que não bate certo (penso eu)
Pois no manual do carro como podem ver na imagem/link a baixo, a luz e o sinal sonoro só deveria ligar quando a agulha está sobre a margem vermelha, coisa que não acontece pois no meu a luz e o sinal sonoro liga muito antes.
Daí eu querer saber se o meu carro está normal ou se realmente deveria funcionar como está no manual?

Link da imagem http://i.imgur.com/05avvbC.jpg

Obrigado
 
Back
Top