Duvida na montagem de pneus.

Pois é pessoal.
Ja ouvi tanta teoria, sobre a muda de pneus, que ponho aqui a minha questao, para darem a vossa opiniao pessoal.
Quando se muda so 2 pneus, esses devem ir para o eixo de tras ou para p da frente?
Eu quando mudo, mudo sempre os 4, mas ja ouvi muitas discussoes sobre o eixo que leva o par de pneus novos.
Penso que nao seja nenhum repost...
 
Segundo já me foi explicado onde monto os meus pneus, e até me mostraram um vídeo explicativo feito pela Michelin, deve montar-se pneus novos sempre no eixo traseiro.

Mas como estamos no Verão, e em principio o tempo esta seco, podes aproveitar para andar 2 mesitos com os pneus velhos atras...

Abraço
 
Mai nada:finga:
Era esta a teoria que tinha, mas havia muitas pessoas que me lixaram a cabeça.
Se sabia apostava umas cervejas lol
 
nada como ouvir os entendidos.. heheh
a mim ja m aconteceu, andava tao caracas.. tao carecas.. k andava mais kd travava .. do que kd nao travava.. hehe
 
nada como ouvir os entendidos.. heheh
a mim ja m aconteceu, andava tao caracas.. tao carecas.. k andava mais kd travava .. do que kd nao travava.. hehe

parecia os meus recauchotados que andei dois anos. Em tempo de chuva se travasse a fundo parecia que era um 1.9D com turbo lol
Fiz cerca de 40 000km com eles, os da frente tao pouco menos de meio piso, os de tras parece novos. Agora tao encostados antes que mate alguem...
 
Acho que cada um deve tomar uma decisão baseando-se naquilo que conhece do seu carro...

Por exemplo num 6L 1.9TDi VAN eu nunca na vida seguiria esse conselho da Michelin...
Agora imaginem um 130cv!!!

Pneus novos pra mim vão para o eixo da frente e quando estiverem ao nível dos de trás rodam a cada 10 mil kms.
 
Acho que cada um deve tomar uma decisão baseando-se naquilo que conhece do seu carro...

Por exemplo num 6L 1.9TDi VAN eu nunca na vida seguiria esse conselho da Michelin...
Agora imaginem um 130cv!!!

Pneus novos pra mim vão para o eixo da frente e quando estiverem ao nível dos de trás rodam a cada 10 mil kms.

concordo plenamente pensem no seguinte:

- o que é mais dificil?? agarra um carro a fugir de frente ou de trazeira??

- em qual eixo em se posiciona a maior parte da força qnd se faz um travagem brusca?? imaginem se esse eixo não tem aderencia ao piso

para mim pneus novos a traz so se for para tirar a goma
 
Apesar da explicação dada pela michelin eu continuo a preferir ter os melhores pneus a frente pois o carro é tracção dianteira, o eixo direcionavel é o da frente e prefiro que o carro fuja de traseira que fuja de frente...

Mas cada um sabe como controla melhor o carro ;)
 
Pneus novos montados na frente :
- O comportamento do carro se modifica, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.
O condutor, habituado com um carro com menos aderênccia na frente, será surpreeendido.
- Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.
O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de « peão ». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...

Vejamos... o carro foge de traseira e contrabrecamos e damos acelerador para a frente acompanhar a traseira e tendo os pneus melhores a frente torna o control do mesmo mais facil.

Agora com os melhores a tras o carro n tem tanta tendencia a fugir de traseira mas esquecem-se de referir que assim como pode fugir de traseira pode também fugir de frente e caso isto acontece e os melhores pneus estiverem a tras... levantamos pé do acelerador para transferir o peso do carro para o eixo da frente e assim dar mais aderencia na frente mas se os pneus não são os melhores de pouco vai valer já que para onde o carro estiver apontado é para onde vai...

Depois também existe a questão de aquaplaning, se os melhores estiverem a frente vão "cortar" melhor a agua na estrada e facilitar a vida as rodas de tras que grande parte do tempo andam no "trilho" das da frente... Caso os melhores estejam na traseira em aquaplaning a frente n é bem controlada... CAPUT :rir:


Mas lá está é a minha condução a qual melhor me dou :D
 
Bom! Bom é ter os 4 pneus em condições!! :)

Brincadeira...

Eu costumo também trocar os 4 de cada vez, portanto vou trocando para tentar equilibrar o desgaste.

Desta vez não tomei a devida atenção e deixei gastar 2 a um ritmo bastante elevado, portanto neste momento tenho 2 pneus em bom estado e 2 completamente "carecas".

Sempre ouvi opiniões divergentes em relação a esta situação, pseudo-entendidos na condução; pseudo-entendidos em pneus; vendedores de pneus etc. Cada um com a sua, uns falam e tracção traseira vs dianteira, portanto, nuns é melhor novos à frente noutros atrás, etc. Outros falam que tem que se analisar o carro em questão blablablba

Vou agora colocar 2 pneus novos e já está decidido que vão para a frente, pois questões meramente económicas. Os actuais pneus que estão na frente iram fazer muitos mais km´s se agora andarem mais um tempinho atrás do que se ficassem mais tempo a fazer curvas e a receber binário!
 
Epá... Eu tenho os mesmos pneus atrás há 20kkm, e tão bons prás curvas, enkuanto à frente em cada 10kkm vai uns novos... Mas tb kd sai do eixo da frente não vão para o de trás( tão nas lonas akuase ), secalhar os de trás até podiam ir para a frente mas kual a vantagem se os 47 Kg de binario são colocados à frente e não atrás??? Acho k à frente é k é rekerida o maximo de aderencia. Agora para uso normal de domingo em passeio de familia(condução pausada à cota) acho k é assim k todos procedem( trás para frente e novos atrás )
.
 
Back
Top