Duvida MAF

boas.
alguem me sabe dzr se a afinação mecanica da wastegate (no proprio turbo) influencia os valores da maf?!
fiz ontem um log dos campos 1, 10 e 11 (se kiserem posso por aki o log), ms tenho duvidas em relação á maf.
e outra questão, mm nao aparecendo erro de maf avariada no vag com, é possivel mm assim estar avariada?
 
boas.
alguem me sabe dzr se a afinação mecanica da wastegate (no proprio turbo) influencia os valores da maf?!
fiz ontem um log dos campos 1, 10 e 11 (se kiserem posso por aki o log), ms tenho duvidas em relação á maf.
e outra questão, mm nao aparecendo erro de maf avariada no vag com, é possivel mm assim estar avariada?

afinando a wastegate vais mudar o caudal de ar
que valores esta a tua maf a ler?
 
n amigo...20 ;-)
bem me parecia q a maf tv boa. ms cm liz que a pressao de turbo influencia os valores da maf...ms penso q sera so em regime alto mesmo, admitindo mais caudal ar. os meus valores andam bem acima dos 900 minimos pedidos, apos o desejado acima das 1000 mg perto das 3k rpm.

ja agr se reparares (o log foi feito de 3 ate 5ª), na celula 28 as 3150 o gasoleo cai drásticamente para 35mg e a maf desce para 769mg...o q axas q podera ser?
 
Last edited:
n amigo...20 ;-)
bem me parecia q a maf tv boa. ms cm liz que a pressao de turbo influencia os valores da maf...ms penso q sera so em regime alto mesmo, admitindo mais caudal ar. os meus valores andam bem acima dos 900 minimos pedidos, apos o desejado acima das 1000 mg perto das 3k rpm.

ja agr se reparares (o log foi feito de 3 ate 5ª), na celula 28 as 3150 o gasoleo cai drásticamente para 35mg e a maf desce para 769mg...o q axas q podera ser?

trocaste de velocidade, levantaste o pe, repara que as rpms caiem de 3780 para 3150 depois retoma.
os blocks tem algum delay entre eles,
 


Uploaded with ImageShack.us

a wastegate do turbo nao ta afinada...assim por olho deve faltar cerca de 25% para a geo abrir toda, e ta a 25/30% de toda fexada

Atenção, no log o que mostra é a % de geometria aberta ou fechada mas electronicamente, no proprio turbo pode não estar assim percebes.
Para teres a geometria fechada, acho que o normal é esses 25% +-, ela nunca vai nem pode ficar fechada na totalidade senão os gases não saiem.
Ao relanti deves ter electronicamente a geometria fechada, verificas no turbo se está a tocar no batente da geometria, se estiver á partida não precisas de andar a mexer no fecho da geometria mecanicamente, só caso não tenhas baixas, que ela pode não tar a fechar o ideal.
cumps
 
trocaste de velocidade, levantaste o pe, repara que as rpms caiem de 3780 para 3150 depois retoma.
os blocks tem algum delay entre eles,

o pe n levantei pois o log diz 100 nakele momento, trocar de velocidade tb nao pois ia 4ª fundo...simplesmente teve esta quebra :confused:
 
Atenção, no log o que mostra é a % de geometria aberta ou fechada mas electronicamente, no proprio turbo pode não estar assim percebes.
Para teres a geometria fechada, acho que o normal é esses 25% +-, ela nunca vai nem pode ficar fechada na totalidade senão os gases não saiem.
Ao relanti deves ter electronicamente a geometria fechada, verificas no turbo se está a tocar no batente da geometria, se estiver á partida não precisas de andar a mexer no fecho da geometria mecanicamente, só caso não tenhas baixas, que ela pode não tar a fechar o ideal.
cumps

compreendo perfeitamente o q dzs amigo ;-).
era mesmo da afinação (mecanica) do batente e da wastegate do turbo a que me estava a referir.
akilo para afinar nao é nada afinal (afinar dentro dos possiveis claro, ja se sabe que praticamente so c pistola de vacuo)
 
como eu disse, existe delay entre os blocks, olha para as rpms

sim, eu axo q tou a entender o q krs dzr. tipo lag (poço), é isso?
ms pq axas que isso aconteçe?
kd andava c a maf suja fazia lag ao destrokar e reparei ao fzr o log que faz igual...
 
sim, eu axo q tou a entender o q krs dzr. tipo lag (poço), é isso?
ms pq axas que isso aconteçe?
kd andava c a maf suja fazia lag ao destrokar e reparei ao fzr o log que faz igual...

isso acontece na leitura, apenas isso, não acontece no motor mesmo, aparentemente so um bloco consegue ler o motor num determinado instante, é à vez, olha para o time stamp.
 
mas eu senti mesmo uma quebra na condução precisamente em 4ª...e no log vejo que ali se passou alguma coisa :confused:
 
Não estou a preceber, dizes que vais quarta a fundo e quando só aparece 3780rpm's... mas de facto estou a perceber o que queres dizer, ele vai injectar 65.9 e cai para 35.1 e sobe novamente para 69.5mg/str. e tens o pedal do acelarador a 100%.

Sempre notaste esta quebra? Ou começou recentemente?
 
Não estou a preceber, dizes que vais quarta a fundo e quando só aparece 3780rpm's... mas de facto estou a perceber o que queres dizer, ele vai injectar 65.9 e cai para 35.1 e sobe novamente para 69.5mg/str. e tens o pedal do acelarador a 100%.

Sempre notaste esta quebra? Ou começou recentemente?
exactamente isso daniel...
foi a 1ª vez que notei esta quebra :confused:...n tou a ver o que poderá ser.
poderá ter a afinação da wastegate (com passagem de oleo á mistura visto o turbo tar doente, ter a geo fikado presa nakela milesima de seg?) e inflenciado os valores da maf para q esta baixa-se as mgs?
se calhar o ideal é fzr outro log...
 
Last edited:
Não estou a preceber, dizes que vais quarta a fundo e quando só aparece 3780rpm's... mas de facto estou a perceber o que queres dizer, ele vai injectar 65.9 e cai para 35.1 e sobe novamente para 69.5mg/str. e tens o pedal do acelarador a 100%.

Sempre notaste esta quebra? Ou começou recentemente?

o momento onde acontece os 35.1 não é o mesmo no outro block, olhem para o time stamp

tens a certeza que notaste uma quebra de 3780 para 3000? é que isso é uma queda um bocado bruta, isso é uma travagem ... ou lá está ... uma troca de mudança.
 
exactamente isso daniel...
foi a 1ª vez que notei esta quebra :confused:...n tou a ver o que poderá ser.
poderá ter a afinação da wastegate (com passagem de oleo á mistura visto o turbo tar doente, ter a geo fikado presa nakela milesima de seg?) e inflenciado os valores da maf para q esta baixa-se as mgs?
se calhar o ideal é fzr outro log...

se a geo tivesse ficado pressa o que iria acontecer é veres a pressao do turbo a subir assustadoramente, porque no mapa ao longo das rpms e do IQ, a geo vai abrindo.
 
o momento onde acontece os 35.1 não é o mesmo no outro block, olhem para o time stamp

tens a certeza que notaste uma quebra de 3780 para 3000? é que isso é uma queda um bocado bruta, isso é uma travagem ... ou lá está ... uma troca de mudança.

ms tipo, o que me esta a intrigar é o facto de o pedal tar sp WOT nesse momento :confused. é o que disse, tenho que fzr outro log para tirar a prova dos 9...

qt á geo...eu tv a referir-me a ela tar apenas milessimas presa e desencravar logo no momento...acho que me fiz perceber lool
 
se a geo tivesse ficado pressa o que iria acontecer é veres a pressao do turbo a subir assustadoramente, porque no mapa ao longo das rpms e do IQ, a geo vai abrindo.

Também concordo contigo. Olha podes meter uma foto deste log só com as linhas? Assim também dava para ver se existe mesmo a quebra.
 
n amigo...20 ;-)
bem me parecia q a maf tv boa. ms cm liz que a pressao de turbo influencia os valores da maf...ms penso q sera so em regime alto mesmo, admitindo mais caudal ar. os meus valores andam bem acima dos 900 minimos pedidos, apos o desejado acima das 1000 mg perto das 3k rpm.

ja agr se reparares (o log foi feito de 3 ate 5ª), na celula 28 as 3150 o gasoleo cai drásticamente para 35mg e a maf desce para 769mg...o q axas q podera ser?

A quebra que ves no log as 3150 para 35mg, é no momento em que fazes troca de caixa de 4ª para 5ª, é facil de perceber isso pelo campo 1.
Ao trocares tiras pe , voltas a meter, e demora sempre a tempo a atingir as mg maxima e pressão maxima.
Podes fazer outro log mas só em 4ª das 1500 ate as 4000 e pouco?
Com muitas mudanças o log torna-se confuso
cumps
 
Back
Top