Duvida: esperar ou nao esperar

Boas!!
Recentemente comprei um ibiza tdi 90 cv, mas tenho uma duvida, quando ligamos a igniçao aparece 3 luzes amarelas, a da resistencia a do erbeg e outra.
O que eu queria saber era se é preciso esperar q essas 3 luzes apaguem para por o motor a trabalhar, ou logo q apague a da resistencia posso por o motor a trabalhar.
 
Eu espero sempre que as luzes terminem a presença e dps é que ligo o carro ... esperar nunca fez mal a ninguem ... muito menos ao carro ... e então se for de manhazinha esperar 1/2 minutos com o carro a trabalhar e só dps arrancar .
São aspectos esses que podem levar a uma maior longevidade do carro .


cmps
 
Pois eu também espero, mas penso que não seja preciso esse tempo de espera... penso que basta só a luz da resistência apagar.


Abraços.
 
Normalmente basta apenas desligar a luz da resistência e podes meter o carro a trabalhar.
 
Pois... eu tb espero, mas no manual de instruções diz q logo q a luz da resistencia apague para ligar de emediato o motor, mas tb ouvi dizer q se pode queimar o erbeg se nao se deixar apagar a luz.
 
Grovee disse:
Eu espero sempre que as luzes terminem a presença e dps é que ligo o carro ... esperar nunca fez mal a ninguem ... muito menos ao carro ... e então se for de manhazinha esperar 1/2 minutos com o carro a trabalhar e só dps arrancar .
São aspectos esses que podem levar a uma maior longevidade do carro .


cmps

Acho que esse procedimento que adoptas é errado. É maior o desgaste a frio parado do que se arrancares logo.

O ideal é sentares-te e ligares radio e tretas, a seguir ligas, encavas 1ª e arrancas, não há cá esperas para ninguém. Depois espera que ele aqueça até puxares....de preferência liga o desembaciador que o carro aquece mais depressa.
 
e então se for de manhazinha esperar 1/2 minutos com o carro a trabalhar e só dps arrancar .



Não te "trás" vantagem nenhuma
um abraço
 
Pois até dizem que o carro aquece é em andamento e não parado.
Andamento claro moderado. :)
 
Antes de ligar o carro, também espero que as luzes todas apaguem. A frio nao arranco logo, espero uns 15/20 segundos só para ter a certeza q o circuito de oleo ja entrou todo em funcionamento.
 
Tambem espero 15/30 segundos antes de arrancar, ligando o carro apos todas as luzes se apagarem....como foi referido nao custa nada esperar para ter certeza que o oleo ja percorreu todo o sistema.
 
exacto....esperar uns segundos nao é errado...mas sempre aprendi, e tenho a carta à pouco tempo e até na escola de condução ensinam isso, que o aquecimento do carro faz-se no andamento moderado até atingir a temperatura normal,no caso dos ibizas os 90º....a partir entao pode-se entao fazer uma condução ligeiramente mais "agressiva", ou seja, puxar mais por ele, antes disso nao convém fazer grandes arranques nem puxar muito por ele, principalmente por causa do turbo e de muitos outros componentes do carro....eu normalmente só o ponho a trabalhar quando apaga todos as luzes ficando só a da bateria acesa que posteriormente apaga-se, e espero sensivelmente 15 segundos,(tempo de por o cinto de segurança e destravar o carro), só depois inico a marcha...
 
Vcs n percebem nada disto!!!!!

EU? Eu acordo, ligo po carro, mando-o ir dar uma corridinha ao quarteirao para aquecer e dps é sempre a RASGAR..!!!!:rir:
 
Há quem arranque logo apos ligar o motor e ha quem espere um bocado... Eu pessoalmente espero cerca de 2 min antes d arrancar.. No manual do carro diz k devemos arrancar logo... Enfim.. Diferentes opiniões... Opinem:D Abraços
 
Back
Top