Duvida/Esclarecimento sobre embraiagem

Como o conhecimento/experiência sobre este assunto não é muito (ou quase nenhum...) e a embraiagem do meu 'manco' já conta com 136.500km, criei este tópico para fazer umas questões:

1. Sei que depende muito da utilização que se lhe dá mas... é normal uma embraiagem fazer a quilometragem que indiquei atrás? Normalmente faz mais km's ou menos? :confused: É certo que cada caso é um caso mas se alguém poder dar a sua contribuição neste assunto... agradeço!
2. Que sintomas podem ser sinónimos de a embraiagem estar a dar o "berro"?:confused:

A todos os que respoderem a este tópico... o meu obrigado! ;)
 
os kilometros k faz é como tu proprio dizes, depende da utilizaçao k se dá..........

kanto a sintomas, existem varios..... como por exemplo, ponto de embraiagem mais alto, quase no cimo de todo e sentes a embraiagem a patinar, isto é, ouves a xiar........ se tiver errado corrijam-me.......

cumps:weedman:
 
os kilometros k faz é como tu proprio dizes, depende da utilizaçao k se dá..........

kanto a sintomas, existem varios..... como por exemplo, ponto de embraiagem mais alto, quase no cimo de todo e sentes a embraiagem a patinar, isto é, ouves a xiar........ se tiver errado corrijam-me.......

cumps:weedman:

Quer dizer então que quando a embraiagem patina, também 'chia'?
Obrigado Skaza! ;)

Restante pessoal entendido na matéria chamado a este tópico!!! :D
 
Quer dizer então que quando a embraiagem patina, também 'chia'?
Obrigado Skaza! ;)

Restante pessoal entendido na matéria chamado a este tópico!!! :D

yah, pelo menos na kangoo do trabalho k eu ando é assim, mesmo em andamento kando calcas o acelerador sentes a embraiagem a patinar e um xiar anormal........ k so vai desaparecer kando a trocares...
 
136.500km não é mau! a minha so fez 50.000km :p

olha a minha quando tava mesmo nas lonas, o que aconteçeu foi, as mudanças ficaram "perras" custavão bue a entrar, e a embraiagem patinava a baixas rotaçoes em 4ª, 5ª, e 6ª
se o teu ja tiver assim aconselho-te a ver isso pois podes danificar a caixa...

abraço
 
Boas,

Normalmente os sintomas mais comuns relativos à embraiagem estar a dar o berro são os seguintes:
- ponto de embraiagem quase no limite superior do pedal
- patinagem da embraiagem na fase de arranque e/ou em acelerações fortes (tenta fazer uma recuperação em 2ª a fundo)
- cheiro a queimado (ferodo), geralmente associado à patinagem
- Dureza na passagem de caixa, bem como tendência para arranhar.

Acho que é isto. Espero ter ajudado

Abraço
FS
 
A minha verdadeira questão é mesmo como identificar se a embraiagem patina ou não!!!! Até pode ser burrice minha mas... na verdade nunca tive um carro que fizesse tantos km's! :confused:

Posso dizer-vos várias coisas como:
- sem duvida que o ponto de embraiagem está bastante alto... falando a nível do pedal;
- ao acelerar a baixas rotações (seja em que mudança for... até em 1ª!), tenho sem duvidas percas de motricidade, parece que o motor se engasga, mas mal sobe um pouco a rotação começa a desenvolver;
- cheiro a queimado... nunca;
- chiar... nada;
- dureza nas passagens de caixa, também nunca notei!

a embraiagem patinava a baixas rotaçoes em 4ª, 5ª, e 6ª

Epá... a 6ª é melhor nem tentar pôr... o manco pode mandar-me para um "sitio feio":D

Obrigado a todos!!:respect: :respect:
Abraço
 
Last edited:
Exactamente.

Tal como disse o Erbium, as rpm sobem e a velocidade não mexe.. é como se o carro estivesse em ponto morto.

Sugeria que fizesses o teste com uma velocidade de caixa baixa (2ª e/ou 3ª), num sitio em que saibas que as rodas não irão patinar. Deixa as rotações cair para as 1500 ou algo assim parecido e depois pisa a fundo. Se a subida de rotações for acompanhada pela subida da velocidade, de certeza que a embraiagem não está a patinar.
NOTA: tanto quanto sei os ibizas não possuem qualquer limitação de binário, dependente da caixa de velocidades. Se posuirem este teste já terá de ser efectuado em 4ª ou 5ª velocidade. Em 6ª é que não dá muito jeito, por causa das multas de excesso de velocidade :D

Abraço
FS
 
Back
Top