(Dúvida) Como reduzir o consumo de combústivel...

Boas,
a minha dúvida é a seguinte, à uns anos atrás os carros não traziam computador de bordo e fomos sempre iludidos que se deixassemos o carro ir em ponto morto numa descida o carro não consumia combústivel...
Hoje os carros com computador de bordo dizem o contrário em ponto morto, vemos que tem consumo e se estiver engatado não o tem...:confused:

Ora se engatamos o carro na descida e o deixamos ir, este vai estar a trabalhar em esforço, como se estivessemos a travar com ele, então não devia ter consumo?

Afinal devemos deixar ir em ponto morto ou com a velocidade engatada?

Obrigado
cumps
 
a resposta é depende!

a verdade é que os carros antigos todos mecânicos consumiam sempre, e engatados com mais RPM mais consumia pois a mecânica mais mexia e puxava.
agora os carros electrónicos no caso de irem engatados com as RPM acima do relentin eles conseguem cortar o combustível por completo e o motor vai a trabalhar em "seco"

se a descida tiver inclinação para fazer rodar o motor acima do relentin sem acelerar, de facto eles não consomem nesse espaço de tempo!
agora se formos engatados e tivermos de acelerar um pouco que seja para manter as RPM por vezes não compensa.
 
a resposta é depende!

a verdade é que os carros antigos todos mecânicos consumiam sempre, e engatados com mais RPM mais consumia pois a mecânica mais mexia e puxava.
agora os carros electrónicos no caso de irem engatados com as RPM acima do relentin eles conseguem cortar o combustível por completo e o motor vai a trabalhar em "seco"

se a descida tiver inclinação para fazer rodar o motor acima do relentin sem acelerar, de facto eles não consomem nesse espaço de tempo!
agora se formos engatados e tivermos de acelerar um pouco que seja para manter as RPM por vezes não compensa.
Melhor explicado era impossível. Impecável.
 
A gestão electrónica permite dosear o combustível conforme a carga necessária ao contrário do carburador, no entanto ao ralenti é preciso uma quantidade mínima para manter as RPM logo no CB vai aparecer consumo nem que seja 0.1, no caso do motor se mover por força do rolamento da estrada não é necessário qualquer combustível porque as rodas é que estão a mover o motor logo vai aparecer 0.0 no CB, é dessa teoria que tb os híbridos e os BMW ED aproveitam a energia para carregar as baterias.
 
Por segurança, nunca se deve desengatar a viatura em descidas.. Principalmente em auto estrada.
 
Não só como factor de redução de consumo, mas deve manter-se o motor engatado como factor de segurança. Já ouviram falar em qualquer coisa do género "motor como auxiliar de travagem", certo? Pois é isso mesmo.

Em ponto-morto, precisa de combustível para se manter no activo, visto que não está agarrado a nada. Engatado, está em rolamento por força de estar embraiado às rodas, daí não necessitar de combustível. Quem quiser ir mais longe e comprovar esta teoria pode fazer como eu: numa descida bem longa com inclinação suficiente, deixam a caixa engatada e simplesmente desligam a chave. Verão que nada acontece.

Mas como é que o motor trava o carro? Simples: devido à compressão. Quem conhece os 4 tempos sabe que o 2º é a compressão, onde é comprimida a mistura ar-combustível, explodindo de seguida. Sem combustível a injectar, não ocorrem explosões, mas o ar continua a ser comprimido (relembro que, na compressão, ambas as válvulas estão fechadas). Ora é essa compressão do ar que dificulta o movimento dos pistões, abrandando a rotação. Em certas descidas, a inclinação já não deixa que a rotação baixe porque o carro vai embalado por força da gravidade, mas já é a suficiente para, pelo menos, manter a rotação constante, permitindo um controlo muito maior sobre o carro, já para não dizer que os travões agradecem. É este o efeito da compressão quando o motor é usado como auxiliar de travagem.

Já nos de carburador o efeito é o mesmo, com uma diferença: não existe corte de injecção pois o carburador é uma peça mecânica, e como peça mecânica que é, vai continuar a alimentar o motor enquanto o mesmo se mantiver em rotação, quer exista carga no acelerador ou não.
 
No meu velhote com 34 anos vai desengatado se não for uma descida mt comprida pois assim poupo combustivel, o ibiza é sempre engatado! Mas está explicado acima a razão de o ser!
 
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