Duplo Intercooler - Pergunta para entendidos!

Para quem pensou em colocar o intercooler do cupra, que implicações existe em colocar dois intercoolers mais pequenos em série?
E se forem em paralelo?

Existem muitos modelos que se encontram intercoolers baratos na sucata. Pode-se fazer a festa por muito menos dinheiro! :lol:

Já agora, penso que os choques do cupra tem mais espaço para o intercooler frontal. Certo? ele ocupa toda a area frontal? fica a tapar completamente o radiador?
 
Duplo intercooler é desfavoravel face a um unico de maiores dimensoes. Por exemplo o TT Quattro de 225cv tem dois e o kit de potencia para o mesmo passa pela instalação de um frontal. Existe sempre perdas.
 
a festa que farias com o preço dos intercoolers...trazia-te o desgosto quando mandasses fazer tubagens à medida..isto sem falar cm ja foi dito nas desvantagens.
 
TdiSportR disse:
Duplo intercooler é desfavoravel face a um unico de maiores dimensoes. Por exemplo o TT Quattro de 225cv tem dois e o kit de potencia para o mesmo passa pela instalação de um frontal. Existe sempre perdas.

Eu penso que isso se deve ao facto do caudal diminuir ao passar d'um intercooler para o outro, por causa de ter que passar por um tubo, para fazer a ligação dos dois, ou seja ao sair do 1º intercooler para o tubo que liga ao 2º intercooler o caudal é diminuindo sendo o fluxo comprimido para uma secção menor que do 1º intercooler... acho que seja mais ou menos isto, e partir daqui tem implicções nas perdas de rendimento e assim. Deixo para os mais entendidos na matéria :?
 
Camaleão_Ibiza disse:
TdiSportR disse:
Duplo intercooler é desfavoravel face a um unico de maiores dimensoes. Por exemplo o TT Quattro de 225cv tem dois e o kit de potencia para o mesmo passa pela instalação de um frontal. Existe sempre perdas.

Eu penso que isso se deve ao facto do caudal diminuir ao passar d'um intercooler para o outro, por causa de ter que passar por um tubo, para fazer a ligação dos dois, ou seja ao sair do 1º intercooler para o tubo que liga ao 2º intercooler o caudal é diminuindo sendo o fluxo comprimido para uma secção menor que do 1º intercooler... acho que seja mais ou menos isto, e partir daqui tem implicções nas perdas de rendimento e assim. Deixo para os mais entendidos na matéria :?

partilho da mesma opiniao
 
Camaleão_Ibiza disse:
TdiSportR disse:
Duplo intercooler é desfavoravel face a um unico de maiores dimensoes. Por exemplo o TT Quattro de 225cv tem dois e o kit de potencia para o mesmo passa pela instalação de um frontal. Existe sempre perdas.

Eu penso que isso se deve ao facto do caudal diminuir ao passar d'um intercooler para o outro, por causa de ter que passar por um tubo, para fazer a ligação dos dois, ou seja ao sair do 1º intercooler para o tubo que liga ao 2º intercooler o caudal é diminuindo sendo o fluxo comprimido para uma secção menor que do 1º intercooler... acho que seja mais ou menos isto, e partir daqui tem implicções nas perdas de rendimento e assim. Deixo para os mais entendidos na matéria :?

Então, e os dois em paralelo?!?
A resistencia oferecida à passagem do ar seria duas vezes inferior à de um intercooler (intercoolers iguais). Claro que o diamentro das condutas usadas teria muita influência.
 
Krubs disse:
a festa que farias com o preço dos intercoolers...trazia-te o desgosto quando mandasses fazer tubagens à medida..isto sem falar cm ja foi dito nas desvantagens.

Preço das tubagens à medida? :-s nada que se compare aos 600€ do IC frontal!
Não são de plastico/borracha ou coisa parecida? Existe preferencia por outro material?
 
luismik disse:
Então, e os dois em paralelo?!?
A resistencia oferecida à passagem do ar seria duas vezes inferior à de um intercooler (intercoolers iguais). Claro que o diamentro das condutas usadas teria muita influência.

Em paralelo vais ter o mesmo problema, mas agora será com a divisão do fluxo para cada um dos intercoolers, tanto de entrada como de saida. O melhor é como TdiSportR disse colocares um de maior capacidade, mas tambem nao podes colocar um de camião porque se não o turbo nao o consegue encher e tirar partido de toda a sua capacidade.... Mas deixo estas coisas para os entendidos :oops: :?
 
Usar dois 'cores' para fazer um ic maior não é nada de novo... Adicionar mais um intercooler em série como na instalação que o Audi TT 1.8t 225cv tem trás a desvantagem de uma grande distancia entre o turbo e a admissão podendo causar problemas de lag excessivo. O que se faz mais regularmente é usar dois 'cores' um por cima do outro fabricando apenas novas tampas ('end caps' ou 'end tanks') para direccionar o ar para o novo ic. Esta configuração de intercooler normalmente só é usada em casos de tamanhos fora do normal em que seja dificil arranjar 'cores' com tamanhos especificos ou para aplicações engenhosas como a da JUN para o Subaru, em que o ar se tem que dividir entre duas bancadas de cilindros opostas... As fotos dizem o resto.

130_0304_jun_8_z.jpg


130_0304_jun_10_z.jpg

http://www.superstreetonline.com/featuredvehicles/130_0304_jun/


Abraço
 
1 entrada e duas saídas!!! :shock:

JohnnyBoy, Quais são os materiais adequados para as tubagens que ligam ao intercooler?
 
JohnnyBoy disse:
Em coisas à séria usa-se inox e aluminio...

Aluminio nas ligações ao intercooler e inox no resto das tubagens?
As ligações entre as tubagens são feitas com uma borracha à base de silicone não é? (As ligações azuis das fotos que "postaste")
 
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