dump valve ou outra valvula

boas pessoal tenho 1 ibiza 1.9td e vou montar 1 ic mas pelo q m disseram varios mecanicos tenho q montar uma valvula de descarga de pressao para q as palhetas do turbo n sofram qd se larga o acelarador e a pressao permaneca,visto q o meu carro n tem kualker valvula dessas nem mesmo egr abraço
 
Se o teu ibiza tiver servo-freio, ou seja se tiver um sistema de vácuo onde possas retirar vácuo pra controlar a dump, é possivel, há e se o pedal do acelerador for de potênciometro pra poderes retirar a variação de tensão entre o pedal carregado e "levantado".

Fica bem Friend do FTA :wink:
 
Camaleão_Ibiza disse:
Se o teu ibiza tiver servo-freio, ou seja se tiver um sistema de vácuo onde possas retirar vácuo pra controlar a dump, é possivel, há e se o pedal do acelerador for de potênciometro pra poderes retirar a variação de tensão entre o pedal carregado e "levantado".

Fica bem Friend do FTA :wink:

n sei mas axo q n pq o meu acelarador é por cabo,mas tenho umas valvulas d descarga so q tenho a por tipo 1 interropector no acelarador pra ver se da mas se alguem sober + alguma coisa digam abraços
 
O teu turbo já tem de origem uma valvula k abre para limitar a pressao, tá ligada ao escape a nao ser k tenhas um turbo especial.
Quanto à dumpvalve penso k existem umas k nao precisam de tubo de vacuo.
Se nao encntrares nenhuma dessas axo k se fizeres um furo na caixa de ar depis do filtro já tens um local com vacuo, isto é, quanto mais acelerares mais ar o turbo precisa, logo mais vacuo tens dentro da caixa de ar, ao desacelerares o turbo deixa de puxar tanto ar e diminui o vacuo :twisted:
 
augusto disse:
O teu turbo já tem de origem uma valvula k abre para limitar a pressao, tá ligada ao escape a nao ser k tenhas um turbo especial.
Quanto à dumpvalve penso k existem umas k nao precisam de tubo de vacuo.
Se nao encntrares nenhuma dessas axo k se fizeres um furo na caixa de ar depis do filtro já tens um local com vacuo, isto é, quanto mais acelerares mais ar o turbo precisa, logo mais vacuo tens dentro da caixa de ar, ao desacelerares o turbo deixa de puxar tanto ar e diminui o vacuo :twisted:
o meu turbo tem essa valvula é a q faz o corte q por sua vez é comandada por uma outra elecrica q provoca o vacu pro corte do turbo deve ser isso. obrigado abraço.
 
Entao nao sei quel é o teu motor, o meu é o 1.9TD e a valvula do turbo é comandada directamente pela pressao do colector de admissao :roll:
Não estarás a falar já do motor TDi?



Este é o turbo que tem o meu motor, não tem mais nenhuma valvula a nao ser a que está na imagem
 
augusto disse:
Entao nao sei quel é o teu motor, o meu é o 1.9TD e a valvula do turbo é comandada directamente pela pressao do colector de admissao :roll:
Não estarás a falar já do motor TDi?



Este é o turbo que tem o meu motor, não tem mais nenhuma valvula a nao ser a que está na imagem

sim o motor é 1.9td o meu turbo é 1 kkk de 95 mas sobe hoje q existe 1 dump valve para os td´s mas tens ic e alguma valvula d pressao.abraço
 
Ainda nao, o meu carro inicialmente era o 1.9D
Agora tem um motor novo, o 1.9Td e tem o turbo garrett T2.
De origem nenhum ibiza Td tinha intercoler.
Já tenho um intercooler para meter lá mas ainda nao tive mt tempo para o fazer pk o meu intercooler ainda é grandinho e tenho de fazer algumas alteraçoes nos apoios para o colocar lá com segurança e falta-me fabricar as tubagens.
A ver se aproveito agora as ferias de natal para fazer isso
Ainda tou no inicio :twisted:
 
eu ja tenhoo ic do tdi 90cv e as tubagem e a longarina de origem ja com os apoios é so trocar as longarinas mas deve-m d faltar algumas e tb falta d tempo pra semana abraço
 
eu tenho uma coisa mais violenta
o intercooler de uma toyota ..... é 3 vezes o tamanho do tdi :twisted:
vai ser à grande e assim fica de vez
 
augusto disse:
O teu turbo já tem de origem uma valvula k abre para limitar a pressao, tá ligada ao escape a nao ser k tenhas um turbo especial.
Quanto à dumpvalve penso k existem umas k nao precisam de tubo de vacuo.
Se nao encntrares nenhuma dessas axo k se fizeres um furo na caixa de ar depis do filtro já tens um local com vacuo, isto é, quanto mais acelerares mais ar o turbo precisa, logo mais vacuo tens dentro da caixa de ar, ao desacelerares o turbo deixa de puxar tanto ar e diminui o vacuo :twisted:

Nao me parece. Os TDI nao fazem vacuo qdo tiras pé.
Podes tirar prova num tdi com manometro de pressao de turbo. A nenhuma altura obtens pressões <0.

Abraço
 
Já tou a tratar disso, primeiro o basico.

nao fazem vacuo!!!!!
faz esta experiencia....
poe a mao na entrada da caixa de ar , acelera e desacelera, depois diz o k sentiste.
Acredita k para o ar entrar dento da caixa de ar tem de existir vacuo lá dentro, isto é, a pressao lá dentro é menor que a exterior e tanto quanto sei a esse fenomeno chama-se vacuo
 
isto é de rir a sério...agora é carros a diesel a fazerem pressões negativas segundo o k dizes....epá brutal, o k me ri esta noite...
 
augusto disse:
Acredita k para o ar entrar dento da caixa de ar tem de existir vacuo lá dentro, isto é, a pressao lá dentro é menor que a exterior e tanto quanto sei a esse fenomeno chama-se vacuo


é dentro da caixa de ar ou na conduta até à entrada do turbo, não é dento do colector de admissao.

Lê primeiro e comenta depois
 
augusto disse:
Já tou a tratar disso, primeiro o basico.

nao fazem vacuo!!!!!
faz esta experiencia....
poe a mao na entrada da caixa de ar , acelera e desacelera, depois diz o k sentiste.
Acredita k para o ar entrar dento da caixa de ar tem de existir vacuo lá dentro, isto é, a pressao lá dentro é menor que a exterior e tanto quanto sei a esse fenomeno chama-se vacuo

Monta um manometro aí, e diz-me se marca pressoes negativas.


Na tua experiencia sentes vacuo obviamente. Mas nao tem nada a ver com o que se está a falar. Repara, se tens a mao na caixa de ar e aceleras, sentes imediatamente vacuo, nao é quando desaceleras.
Na caixa de ar estas num sistema aberto, nao pressurizado, a unica sucção que existe é do turbo a puxar ar. Só terás pressão suficiente para abrir uma dump se tapares a admissão, fechando o sistema. Seguindo a tua logica, para ligar um tubo aí e abrir a dump, terias que desencantar uma forma de tapar a a admissão para criar depressão suficiente. Caso contrario, se a depressão fosse forte o suficiente para abrir a dump, sempre que ACELERAVAS, a dump abria. Certo?

Abraço
 
tendem calma eu no meu td n posso por 1 dump valve pq n tenho a prate electonica do potenciometro do acelarador,so posso por a trabalhar 1 valvula atravez d vacuo agora o ic do tdi 90cv ja xega n kero fazer + alteraçoes isso é d + e dp se der o berro como é?n ando a nadar em €€€,fica com esse e ja xega,muitos dizem q é a mania das dump valve mas em parte e no caso q eu kero é pra descarga da pressao do turbo para as palhetas n irem ao ar ou ficarem turcidas,visto q o meu carro n tem kualker valvula nem egr nada se alguem sober d alguma coisa ou kual a valvula apropriada q avise .
abraço
 
tem calma cada 1 tem os seus pontos d vista mas kem tem duvidas sou em o unico q tem q pedir um pouco d calma sou eu kem kiser ajudar e dar openioes pode dar abraço a tds
 
Uma coisa são pontos de vista, outras são factos. Mas pronto, se é preciso inventar uma justificação para meter dump que seja...
 
Back
Top