Diferenças na direçao assistida

Olá a todos,

Tenho uma dúvida, no tópico "Vag-Com para Tótós" tem lá esta info:

"* DUREZA DA DIRECÇÃO *

select » chassis » 44 steering assist » coding 07 »
em "software coding" alterar o valor » do it
pode-se aplicar os valores 10111, 10121 (fr), 10131, 10141, 10151, 10161(cupra), 10171, 10181
testado"

Tendo eu um REFERENCE, em que iria beneficiar em alterar os valores? Isto é, em relação à fr ou cupra qual a diferença para o meu? Em velocidades mais elevadas é suposto a direcção ficar mais dura? Dá para a por mais leve quando está parado o carro?

Espero ter-me explicado bem :oops:

Cumps
 
quanto mais baixo o valor mais a direcção é leve
normalmente o pessoal mete sempre o valor do cupra para ser mais pesada e em alta velocidade em que dás um toque na direcção esta ser mais estável e não tipo "pena"
 
Pensava que já poderia ser daquelas que aumentando a velocidade aumentava a dureza... Mas então O valor do Cupra é este 10161?? Parado nota-se muita diferença do normal ou nem por isso?
 
A partida penso que fica bem mais dura, mas mesmo assim continuo a gostar como está a minha : )
 
eu tenho a do cupra no meu sport e notei diferença na direcção a nivel de peso.

só por curiosidade, ao colocar mais pesada tira-se esforço ao motor eléctrico certo? porque não solicitamos tanta força a este, acaba por ser mais "fiável" e tudo a longo prazo possivelmente, não?
 
eu ainda pergunto, será que compensa ?

eu falo por mim não anda sempre em velocidade alta, só para puxar deves em quando não será preciso isso . . .

pessoalmente gosto muito como está :p
 
Os valores a única coisa que fazem é alterar a "potência" do motor eléctrico que serve de ajuda à direcção.

Quanto menor for a ajuda do motor eléctrico, mais esforço terá que ser aplicado pelo condutor.
 
Se compensa ou não, isso não sei... Gostava era que ela fosse daquelas que vão endurecendo com a velocidade... Isso não dá para programar certo?
 
Atenção que a direção não fica mais dura mas sim mais ou menos precisa...

Completamente errado..

apenas o nível de "assistência" na direcção é alterado.. ou seja, é mais leve para manobras parado (bom) mas fica também leve em velocidade (mau) e vice-versa em caso de escolher um valor mais pesado..

Para, efectivamente, poder fazer com que a direcção seja mais ou menos precisa era preciso que com menos graus de rodar o volante trancasses a direcção.. e a realidade é que é exactamente igual. já muita gente pensou que isso tornava a direcção mais precisa o que é errado.. a esse aspecto esteja no mais leve ou mais pesado é exactamente igual.. apenas o nível de assistência muda..

on topic:

vantagens só mesmo se for realmente, como já falaram, usar menos o motor da direcção assistida (não tenho a certeza disto) porque de resto vai mesmo do que cada um gosta.. mulheres tentem a preferir leves para as manobras.. homens mais duro.. quem faz muita muita AE prefere mais dura e evita "saltos" na direcção em caso de mandarem, sem querer, uma pancada no volante.. para quem gosta muito de curvas e tem de andar sempre a corrigir, sem dúvida leve.. não o mais leve mas quase.. basta ver os dos pilotos de rally.. estando leve sente-se mais a estrada, os relevês, etc..
 
A direcção pesada torna-se menos filtrada, sente-se mais a estrada, típico de um desportivo.

No meu caso que tenho jante 15" ando com a direcção no mais pesado possivel a 10181, mas para quem tiver jante 16 ou 17 torna-se desconfortavel porque fica bem mais pesado para fazer manobras.
 
não concordo com essa do sentir-se mais a estrada amigo.. isso seria caso fosse, efectivamente, mais directa, o que não acontece.. mas claro, vai do feeling de cada um..
 
... vantagens só mesmo se for realmente, como já falaram, usar menos o motor da direcção assistida (não tenho a certeza disto)...
Que outra forma existe, alterando apenas o comportamente eléctrico da direcção assistida, para que o resultado varie tal como o conhecemos?
Para mim só alterando a quantidade de "potência" do motor eléctrico.

A direcção levezinha também tem ou outro problema:
A assistência de direcção tanto se faz quando o condutor gira o volante, como quando o volante é girado porque a roda embateu em algo.
Ora uma direcção mais leve obriga a que o utilizador firme mais o volante, principalmente em velocidade, para evitar que a assistência vire as rodas.
 
boas pessoal eu tenho um 6l 130 sport e quando vou para alterar o sof cod da direcçao no meu aparece 00121, quando vou colocar o valor que do cupra 10161 fica-me excessivamente leve.. de que sera??
 
Back
Top