Diferenças motor 6J 90cv para 105cv

Boas pessoal,

Adquiri um ibiza 1.6tdi 90cv versão 25 anos à relativamente pouco tempo (06/2010) e já conta com 8.000km em cima. No entanto, as prestações do motor deixam muito a desejar.

O carro é muito lento, o poder de acelaração é notório só até 3º velocidade devido à caixa de velocidades ser bastante longa a partir daí. Só para terem noção a 4º velocidade vai até praticamente aos 170km/h (de ponteiro claro) e a 5ª fica-se pelos 200km/h (198km/h no digital).

Em termo de recuperações e ultrapassagens é para esquecer, ou as faço em 2º ou 3º ou depois disso a recuperação é demasiado lenta.

Os consumos também são um abuso. Posso dizer que não ando por ai a abrir como um maluco, mas também não ando à velho. Tenho uma condução normal, uma vezes gosto de puxar um pouco e outras não. No entanto a média apresentada no meu computador de bordo, não baixa dos 6,6L/100km.

Eu sou leigo no que diz respeito a carros. Por isso, e dado exposto, venho pedir-vos uma pequena ajuda. O que eu pretendo é perceber quais as diferenças de motor do 90cv para o 105c, uma vez que a motorização é a mesma, 1600cc, para ver se consigo fazer qualquer coisa na minha máquina, sem ter que recorrer a repros.

Pelo que já pesquisei por aqui, não no meu modelo, mas em modelos anteriores, os bicos dos injectores do 90 são diferentes dos de 110cv (por exemplo). Será que no motor passa-se o mesmo?

Se realmente trocar os bicos dos injectores consigo obter os 105cv? Podendo assim baixar consumos, e usufruir de uma máquina um pouco mais nervosa e com uma melhor resposta?

O que é que aconselham?

Cumps;-)
 
pois realmente isso dar 200 é bem bom eu conheco uma k tem o 105 com repro e vai comigo ate aos 180 mais ou menos mas nao passa dos 205.
 
Não me estou a queixar.

A velocidade de ponta não me interessa. Até porque os tais 200km/h não são atingidos muito facilmente.

Não ando a fazer corridas e nem pretendo fazer.

O meu percurso normal é citadino, e é nesse sentido que quero melhorar as prestações do meu carro. Pretendo um melhor poder de resposta no motor sem recorrer a uma repro e sem grandes invenções.

Daí a minha pergunta. Será que a unica diferença do motor de 90cv para o 105cv é só a injecção? Bastará mudar os bicos dos injectores para ficar com um carro mais maneirinho e económico?
 
Estás a queixar-te dos consumos e ponderas a possibilidade de trocar os bicos? Isso vai derreter mais gasóleo... Além de que não te vai aumentar a potencia. Para isso terias de fazer uma reprogramação. Faz isso, e pronto, vai ver que o carro fica outro.

Não queiras exigir muito de um 1.6cc 90cvs, se querias power, tinhas comprado um Bocanegra, ou um FR.

Abraço.
 
Não se trata de uma queixa. Mas sim de constatação. Os consumos anunciados pela Seat são completamente falsos.

Apenas estou a tentar resolver uma questão inerente ao meu carro, para que posso retirar um maior gozo na sua condunção.

É obvio que se tivesse comprado um modelo mais potente, não teria provalvemente vontade de alterar nada. No entanto, na compra de um carro , não nos podemos apenas reger pelo modelo e motor mas tambem pelo custo do mesmo. E daí a minha opcção pelo Ibiza de 90cv.

Na minha opinião, o carro é muito porreiro e mexe-se muito bem para a motorização que trás originalmente. Porém, as recuperações e consumos é que são uma grande dor de cabeça.

Eu li tópicos referentes a outras motorizações, e por isso é que pergunto se mudando os bicos dos injectores poderei aumentar a cavalagem do meu carro. Por exemplo, http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=83721

No entanto, a mudança de bicos dos injectores não implica um maior gasto de combustivel (penso eu, corrijam se estiver engando).
 
Não se trata de uma queixa. Mas sim de constatação. Os consumos anunciados pela Seat são completamente falsos.

Apenas estou a tentar resolver uma questão inerente ao meu carro, para que posso retirar um maior gozo na sua condunção.

É obvio que se tivesse comprado um modelo mais potente, não teria provalvemente vontade de alterar nada. No entanto, na compra de um carro , não nos podemos apenas reger pelo modelo e motor mas tambem pelo custo do mesmo. E daí a minha opcção pelo Ibiza de 90cv.

Na minha opinião, o carro é muito porreiro e mexe-se muito bem para a motorização que trás originalmente. Porém, as recuperações e consumos é que são uma grande dor de cabeça.

Eu li tópicos referentes a outras motorizações, e por isso é que pergunto se mudando os bicos dos injectores poderei aumentar a cavalagem do meu carro. Por exemplo, http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=83721

No entanto, a mudança de bicos dos injectores não implica um maior gasto de combustivel (penso eu, corrijam se estiver engando).

Não podes dizer que o carro se mexe bem, quando dizes que se "arrasta" em recuperações e ultrapassagens. Ou se mexe, ou não se mexe. Normalmente um carro mexe-se bem quando as suas recuperações são rápidas... embalados, normalmente todos costumam andar relativamente bem...

É claro que se tivesses gasto mais alguns €, é certo que terias comprado um modelo acima (cupra, bocanegra ou fr), logo não terias aberto este tópico, a dizer que um 1.6cc 90cvs ficava à quem das expectativas que anteriormente tinhas.

Relativamente aos bicos, se leste o que eu li, é certo que se calhar montando só os bicos, se calhar não vais ter ganhos significativos, só fazendo uma reprogramação é que irás notar a diferença.... mas isso é capaz de aumentar os consumos dependendo da condução como é óbvio... Mas mudando os bicos, se calhar fazia sentido mudar o turbo.... e daí lá vinha uma série de alterações. é uma bola de neve que tende a aumentar.

Na minha opinião, faz só uma "repro" para já, se não for suficiente, carrega isso como deve ser.

Abraço.
 
Eu tb queria que o meu anda se mais um pouco... mas antes de o comprar ja sabia o que me esperava..! se quizesse um que anda se mais tinha juntado mais uns € e tinha ido pa uam coisa melhor., mas cada 1 tem o que pode... ! O meu 1.4 de 85 cavalos ja é fixe mas tb me acontece o mesmo a partir da 4ª mudança morre.. isto tudo pa dizer se querias um carro que anda se mais tinhas juntado mais uns € como ja alguem referiu .! nao leves a mal o que te tou a dizer . Exprienta a repro primeiro vais ver que ja sentes alguma diferença.

Abraços alguma coisa apita :p
 
mas porra voces querem o que eu tenho o bocanegra e a unica razao que me vai fazer possivelmente mexer na centralina é a resposta apartir da 3a nao ha milagres e eu tenho 2.0 143cv kuanto mais em relacao aos consumos desculpa mas sao bem reais pelo menos no meu. =)
 
nao cheguei a perceber uma coisa... afinal quais sao as diferenças entre o motor motor 90cv e o 105cv é apenas repro ou o 105cv tem mais alguns extras?
 
quem me dera ter esses consumos, e tu achas muito??? loool... se quiseres trocamos de carro durante um mes, ja da pra eu poupar uns trocos valentes. loool
 
nao cheguei a perceber uma coisa... afinal quais sao as diferenças entre o motor motor 90cv e o 105cv é apenas repro ou o 105cv tem mais alguns extras?

Não tenho a certeza, mas acho que é só o file... Ainda são motores recentes, por isso não há muita info sobre eles.... Na minha opinião há uma grande diferença para os modelos anteriores. Estes novos têm um sistema de injecção denominado de common rail, e em termos de resposta (kick), saida, é mais fraquinho, mais suave que o sistema antigo da bomba injectora (6k, 6k2), e injector bomba (6L).
 
Last edited:
Caro Kavernix_FR,

Obrigado pelos teus comentários.

Irei avançar então com uma repro. Não será para já, pois primeiro quero fazer a rev. dos 15.000km, para verificarem se o carro tem algum problema ou não e também para não haver nenhum azar. Pelo que ouvi dizer a oficina só não detecta a repro se não quiser...

Uma outra dúvida, se então mudar os bicos, para uns que debitem mais ou pulverizem melhor, terei necessariamente de mudar o turbo? Se não mudar posso vir a ter problemas?

Obrigado
 
Se a pessoa que te fizer a repro souber o que está a fazer, não é necessário mudar de turbo. Mas penso que não devias começar já pelos bicos, além de caros, já vais estar a mexer num componente mecânico, o que em termos de garantia.... Faz uma repro soft, 15/20cv. Ficas logo com um carro mais agradável.
Cumps
 
Faz repro e podes perder a garantia. Só te recomendava a fazer no final da mesma, mas são opções.

Quanto à falta de potência penso que tem a ver com o escalonamento da caixa. Os 6J trazem uma caixa muito longa e existe um grande fosso sobretudo da 2ª para a 3ª mudança. Se reparares bem, em 5ª vais a 180 km/h e nas 3000rpm (é uma mudança direccionada para o consumo).

Nas motorizações mais potentes talvez não se sinta tanto, mas nas mais fracas sim. Falo porque tenho um 1.4 TDI PD de 2008 e sinto isso. Talvez uma caixa de 6 tivesse sido melhor opção.
 
Back
Top