Dicas para novo equipamento de som

EDIT: requisito MUITO alterado, ver a partir do post 7

Finalmente decidi-me: quero um sub pro meu manco.
O problema é que não sei nada disto, nem o que escolher, nem se é preciso mais peças, nem os preços que rondam no mercado, por isso vinha pedir ajuda.
O objectivo: mais potência nos baixos (o resto até não me importo das colunas originais)
O limite: gastar o mínimo possível, abaixo de 100€ era óptimo, mas posso ir um bocado acima... enfim, quero ouvir opiniões
A preferência: como sei que o material não é barato, se pudesse ser eu a fazer a instalação sobrava mais. Será que é simples?

Como tenho um limite baixo e gosto muito dos comandos de volante, queria manter o rádio alana de série. Haverá problemas com isso?

Agradeço toda a ajuda (e pontenciais links para ofertas de material, de preferência por pm e depois de ter decidido o que quero exactamente).
 
Last edited:
Boas,
O Radio alana não sei se tem alguma saida rca para ligares o sub.
Se tiver óptimo, só tens que comprar um cabo, rca, amplificador e sub-woofer. até 100€... provavelmente é o mínimo dos mínimos que consegues gastar nesse material.
Se o rádio não tiver saída rca, tens que comprar um adaptador de alto para baixo nivel. que converte as saidas normais das colunas para sinal não amplificado.

A instalação... se perceberes um pouco consegues.
mas em caso de dúvidas é melhor não, ou pelo menos tira as duvidas todas antes de avançares.. podes cometer alguma lacuna que te possa estragar o material.

cumps
 
Epá, com 100€ não sei se te desenrrascas...isto se quiseres realmente melhorar.
Não te precipites e se poderes aguenta + uns tempos e vai juntando euros;)

é que para meteres um sub, és quase obrigado a meter um amplificador (digo quase porque tens a possibilidade de ligar directamente ao sub se o rádio permitisse pontear os canais traseiros e o sub fosse bom, ou então compras um já amplificado, ex: alpine swe 1600).
Resumindo, td isso mais cabelagem e montagem não fica em 100€...e secalhar com umas boas colunas á frente a rondar os seus 150€ já ficavas satisfeito;)

Enfim, os experts que se pronunciem;)

P.S: tenho um amplificador á venda se pensares em meter um, que dá perfeitamente para um sub...mas não não é dos + baratos...em compensação é muito BOM...
 
junta dinheiro meu amigo...
é preferivel poupares do que gastares esses 100 euros mal empregues :S

x2

eu comprei agora um sub e ampli por 200€ promoções norauto.. e mais cabos 44€ mas cabos bons e ja com fusivel.. tde em grande.. eu proprio montei passei cabos e liguei tudo.. foi demorado mas foi bem empregue pk com o sistema de som da seat e um bom sub e ampli ja ficas bem servido.. eu sinto-me bem.. amanha a ver se posto o projecto com fotos ;) cumps
 
bem, andei meio desaparecido do forum, mas agora ao regressar vejo que há hipóteses para o que quero. Quando falei nos 100€, era uma referência, eu disse que podia ir um bocado além, e 200 não parece demasiado mau (embora mais que isso...). Eu já andei nas lojas a ver, e encontrei subs amplificados (realmente sem amplificador não acho que valha a pena) e andava por este preço, já com cabos. Claro que com instalação não faço ideia de quanto ficaria, mas queria evitar essa parte.
Fico então à espera do Breath_FR para ver o que meteu a ver se posso fazer igual. Entretanto se alguém tiver mais ideias, continuo a agradecer.
 
vou desenterrar este post (também não tinha muita terra) porque segui o conselho de todos. Esperei e armazenei dinheiro. Tenho agora um orçamento de 500€, embora possa ainda ser esticado. Claro que com este orçamento todo queria mais umas peças :D, por isso digo o que preciso:
-Quero manter os comandos no volante, mas já vi alguns rádios com comando separado para instalar no volante, talvez me sirva isso tambem.
-Quero manter uma entrada aux-in tal como tenho (idealmente era ligar à actual do alana, está num sítio excelente, mas não se pode querer tudo).
-Quero um subwoofer. Este foi a exigência inicial e mantêm-se.
No entanto, agora sou mais flexível, se sobrar dinheiro do orçamento não me importo de trocar tudo.
Outra "exigência" é a instalação, nunca instalei nada no carro e tenho algum receio, por isso não seria mau ser a loja a instalar. Tem é de ser relativamente perto de Aveiro. Finalmente este orçamento tem tempo limite, pode ser que a forretice se apodere de mim e desista da ideia, por isso tinha de ser feito pra semana.
Sendo assim, vinha pedir opiniões para equipamento e lojas. Agradeço antecipadamente.
 
Last edited:
Hoje fui à radiopopular e vi umas coisinhas que apesar de não achar serem boas opções, por não conhecer as marcas, me parecem boas indicadoras do que quero. Com o orçamento de 500€, tinha lá um sub amplificado JBL Bass Pro II (só 100W rms, ainda não me convenci que chega, alguém me pode dar uma referência da potência de 100W?) mais um auto-rádio Takara CDV 997, apesar de ser acima do que estava a pensar pagar por um auto-rádio, este tem tudo o que queria e fechado não parece ser muito caro, o que é importante pra um carro que fica na rua. Que me dizem?
 
Hoje fui à radiopopular e vi umas coisinhas que apesar de não achar serem boas opções, por não conhecer as marcas, me parecem boas indicadoras do que quero. Com o orçamento de 500€, tinha lá um sub amplificado JBL Bass Pro II (só 100W rms, ainda não me convenci que chega, alguém me pode dar uma referência da potência de 100W?) mais um auto-rádio Takara CDV 997, apesar de ser acima do que estava a pensar pagar por um auto-rádio, este tem tudo o que queria e fechado não parece ser muito caro, o que é importante pra um carro que fica na rua. Que me dizem?

TAKARA??????
Ké isso ??? amigo, poupa o dinheiro e junta um pouco mais...
Isso que pretendes fazer é deitar dinheiro fora para te arrependeres mais tarde e depois pensares... nunca mais gasto dinheiro no carro..
 
eu disse que nao conhecia a marca, e por isso podia não ser boa opção, mas o que é facto é que de características tem mesmo tudo o que queria, e não encontro nada do género sem gastar pelo menos 2,5x mais...
 
eu disse que nao conhecia a marca, e por isso podia não ser boa opção, mas o que é facto é que de características tem mesmo tudo o que queria, e não encontro nada do género sem gastar pelo menos 2,5x mais...

Sabes que o barato sai caro...
o que te interessa? ter essas funções todas sem qualidade? ou qualidade e ter funções?
 
pela minha experiência, muitas vezes o barato é ignorado e sai-se muito bem... mas respondendo directamente, o que eu quero é potência, e a minha ideia é que isso é trabalho para um amplificador, logo a fonte não vai ter grande influência. Além disso eu não incluí colunas novas, e não acredito que as colunas de série sejam assim tão boas.
 
o que eu quero é potência, e a minha ideia é que isso é trabalho para um amplificador, logo a fonte não vai ter grande influência.

é o pensamento mais errado que podes ter!!!!

Pensa assim...
Se o sinal não for suficientemente bom, de que te servirá o melhor amplificador???

Mas tu é que sabes!
Eu nestes ultimos anos gastei muito dinheiro em som, e acredita, que ja tive muita coisa, e infelizmente muito dinheiro queimado á parva...

Se não podes comprar, não compres... mas não esperes que depois isso toque bem...
 
Boas a tds.

Parece que andas um cadito confuso companheiro:D, vamos lá a ver se tds juntos conseguimos dar uma ajudinha.

Sabes como se designa o rádio no mundo do car-audio?? Head unit (cá por Portugal: fonte). Ou seja, traduzindo á letra, indica-te que é a peça mestra de todo o conjunto. Se realmente ligares td a um ou mais amplificadores é verdade que não precisas da amplificação do rádio para nada (até a podes desligar)....mas atenção, apenas da amplificação!!!! Td o resto: descodificadores, qualidade de som na origem, laser, leitura, equalizadores....epá, milhentas coisas, estarão sempre em 1º analise a cargo da tua fonte. Um bom rádio altera o sistema como da noite para o dia.

Com um orçamento limitado, tens algumas hipoteses: ou avanças para um sistema low-cost, em k não podes ter todas as funcionalidades, eskeçes rádios takara com ecrans e usb, mas sem qualidade, o optas por material já com alguma qualidade;
ou vais pelo caminho dos takara, sony's e assim, em k compras muita coisa plástica, fazes vista e dás barulho...mas qualidade népia;
ou fazes um mealheiro, vais juntando uns trocos a esses 500€, vais pedindo orçamentos a instaladores, vendo preços de material, conheçendo marcas e afins e fazes um sistema porreirinho.

Se procuras qualidade de som e prazer de audição: Uma boa fonte (para não te esticares muito, dou o exemplo de um pioneer de gama média ou um alpine); sistema de 2 vias frontais porreiras (DLS, MBquart, Focal); um sub porreirinho (fala com o white cupra, ele tem uns Phase muuuuito porreirinhos para venda e de ligação simples); amplificador de 4 canais (estão a bombar com uma relação preço/potencia/qualidade os rainbow ipaul 4.300, os Harman Kardon CA470...mais barato arranjas um Blaupunkt GTA a 99€...); cabos bons e uma insonorização das portas da frente.

Cada um sabe de si e da sua carteira...podes optar pelo caminho fácil, comprar um rádio com ecran e usb mas de qualidade sofrivel e arranjares um sub. Ou podes refinar o sistema de audio e teres prazer de audição:weedman:

Cumps;)
 
Last edited:
nada como um post polémico para agitar itso :D. Ora bem, também estive a pensar e realmente se tenho usb posso dispensar o ecrã e isso tudo, e usb basicamente todos têm agora, mas continuo na estaca 0... é que ligar fios eu até sou capaz de fazer, mas passá-los pelo carro todo para chegar onde quero é que não. E isto sem falar de escolher mesmo as peças, já tenho algumas ideias mas nada concreto. Enfim, vai tudo dar ao mesmo problema: uma loja onde tenha material exposto e faça instalação (e queria isso pertinho de casa), algo que não encontro por mais que procure. e a chatice é que queria despachar tudo esta semana, já que depois não devo ter tempo.
 
A pressa é inimiga da perfeição;)

Quanto a passar os cabos, na minha carrinha foi + simples do que pensava. Apesar de não ter sido eu e de ainda faltarem coisas, os cabos de corrente, rca e coluna passam todos por dentro dos plásticos laterais do chão do carro. Aquilo com jeitinho salta td fora;) ahh, e já sabes, cabo de alimentação por um lado, rca's pelo outro;)
 
Back
Top