Desligar MAF

Boas gostaria de saber umas coisinhas por favor:

1- e possivel desligar a MAF electronicamente?

2-quais sao as desvantagens (se houver) ?

3-alguem daqui do porto que saiba fazer isso e tenha vag-com nao me quer dar uma maozinha?




pergunto isto porque tenho a minha maf estragado e o carro chega aos 120 e entra em safe-mode. queria acabar com ixo de forma permanente se for possivel..

desde ja obrigado pela ajuda..
 
1- e possivel desligar a MAF electronicamente?

Sim, é... à uns anos atras era um mito, agr todos conseguem....

2-quais sao as desvantagens (se houver) ?

Fumo a mais.
por vezes, a meia carga de acelerador ja se ve fumo.
A maf faz o control de ar/combustivel.
É um limitador de fumo.
Ao ser eliminado, a centralina assume um valor elevado de ar, logo nao vai restringir a quantidade de combustivel injectada.
Isto traduz-se em consumos mais elevados e excesso de combustivel.


Na minha opinião, o ideal é andar com a maf ligada e a funcionar a 100%.
Desligar o medidor, nao dá cv's a nao ser que esteja mesmo avariado a 100%. apenas pode ajudar na resposta ao acelerador.


quanto ao vag-com, nao vais la com vag-com.
Tem que ser feito na electronica e o ideal é eliminar o sensor MAF e activar o limite de debito por pressao de turbo.
 
Sim, é... à uns anos atras era um mito, agr todos conseguem....



Fumo a mais.
por vezes, a meia carga de acelerador ja se ve fumo.
A maf faz o control de ar/combustivel.
É um limitador de fumo.
Ao ser eliminado, a centralina assume um valor elevado de ar, logo nao vai restringir a quantidade de combustivel injectada.
Isto traduz-se em consumos mais elevados e excesso de combustivel.


Na minha opinião, o ideal é andar com a maf ligada e a funcionar a 100%.
Desligar o medidor, nao dá cv's a nao ser que esteja mesmo avariado a 100%. apenas pode ajudar na resposta ao acelerador.


quanto ao vag-com, nao vais la com vag-com.
Tem que ser feito na electronica e o ideal é eliminar o sensor MAF e activar o limite de debito por pressao de turbo.

Não sou totalmente desta opinião. A restrição ao nível da fluidez que o MAF representa é grande. Bons chipadores colocam valores nem muito altos, nem muito baixos e não existem esses problemas que falas.
Eu sou a favor de a retirar, outros poderão ter outras opiniões; mas cada carro é um carro.

Abraço
 
Pyronamik, nao deves ter lido tudo o que escrevi.

Repara na ultima linha.

Mas se dizes que es a favor de retirar, explica-me porque....
 
Pyronamik, nao deves ter lido tudo o que escrevi.

Repara na ultima linha.

Mas se dizes que es a favor de retirar, explica-me porque....

Eu não rebati o teu post e nem foi essa a minha intenção. Eu disse que não era totalmente da tua opinião e que, portanto, haveria situações em que concordaria contigo.

Eu expliquei por que motivo sou a favor de retirar o MAF.

Abraço
 
Sou da opinião do Blue tdi! " Maf off " não trás ganhos e tem pontos negativos como foi referido! Consumo altissimos e demasiado fumo nos reprises..
 
Em turbos maiores e com a electrónia a fazer a gestão do débito pela pressão do turbo (tal como já foi mencionado) o carro tem uma resposta mto melhor, principalmente em baixas rpms, tem o senao do fumo mas controlando o pé n é nada de outro mundo, e a fundo fuma seja c MAF ON ou OFF!

Consumos não tirei conclusões mas é possível que sejam piores, pois se há mais fumo...

Pessoalmente só voltei a ligar a ficha pk n gosto de ver a luz no painel, de resto noto o carro mais agrdável com o sensor desligado da ficha.

Cumpts
 
MAF OFF em situaçoes em que o sensor atinge o range de leitura. Tive esse problema porque lia sempre 12++mgR e entrava em limp mode.
 
Pk n havia há 4 anos atrás PD´s com 300cvs?

A electrónica é a mesma, assim como o motor...
 
à 4 anos atras a electronica era igual.

E este assunto não se aprende em foruns, logo a investigaçao era igual à 4 anos atras.

abraço

E o que tu sabes agora é o mesmo que sabias ha quatro anos? Se sim, entao estagnaste.
O que te digo é que ha 4 anos os dedos de uma mão contabilizava o numero de 1.9TDI como mais de 200cv. Podias ter dado uma ajuda na altura.

Aqui para nós e dado que nao vou questionar acerca da possibilidade dessa calibração a outras pessoas, como o farias sem recurso a componentes electrónicos num motor que consumisse a volta de 1500mgR.
 
E o que tu sabes agora é o mesmo que sabias ha quatro anos? Se sim, entao estagnaste.
O que te digo é que ha 4 anos os dedos de uma mão contabilizava o numero de 1.9TDI como mais de 200cv. Podias ter dado uma ajuda na altura.

Aqui para nós e dado que nao vou questionar acerca da possibilidade dessa calibração a outras pessoas, como o farias sem recurso a componentes electrónicos num motor que consumisse a volta de 1500mgR.


Antes de mais, nao é preciso ter 200cv para entrar em limp mod pela MAF.
Nao interessa se foi à 4 ou 10 anos.
Investiga-se quando é necessario e qunado os problemas aparecem.

Investiguei este assunto quando me apareceu um tdi 110cv que cortava por MAF a alta velocidade. Ainda estava muito longe dos 200cv....

Quanto à forma de descobrir, é muito simples:
Ou arranjas informaçao sobre a linearizaçao da maf (mV vs mg/R) e depois procuras na electronica ou pegas num voltimetro e numa maquina de diagnostico e descobres em estrada.

Eu fiz das duas formas para adquirir um pouco de conhecimento.

Quanto a saber o mesmo de à 4 anos atras, claro k não.
Como ja disse atras, vai-se aprendendo conforme vao aparecendo os problemas e a necessidade de mais conhecimento.
Todos dias se aprende algo de novo.

abraço


Pk n havia há 4 anos atrás PD´s com 300cvs?

A electrónica é a mesma, assim como o motor...

Caro amigo,, esse assunto pouco tem a ver com o deste topico.
Mas concordo ctg.
Com investigaçao, tudo se consegue. Quem fica parado no tempo à espera que a informaçao apareça na net, nao tem futuro. abraço
 
Antes de mais, nao é preciso ter 200cv para entrar em limp mod pela MAF.
Nao interessa se foi à 4 ou 10 anos.
Investiga-se quando é necessario e qunado os problemas aparecem.

O problema surgiu e foi resolvido. MAF OFF.

Investiguei este assunto quando me apareceu um tdi 110cv que cortava por MAF a alta velocidade. Ainda estava muito longe dos 200cv....

Quanto à forma de descobrir, é muito simples:
Ou arranjas informaçao sobre a linearizaçao da maf (mV vs mg/R) e depois procuras na electronica ou pegas num voltimetro e numa maquina de diagnostico e descobres em estrada.

O range de leitura existente também é por limitação física. Na teoria, o que falas é facil, na pratica tenho as duvidas pelo que te disse. Se sabes como é constituída uma MAF e como varia o sinal com o arrefecimento do termistor com a passagem do ar acho que nao tens solução para tudo. Mas disso podemos falar no msn dado que é off-topic.
 
O problema surgiu e foi resolvido. MAF OFF.



O range de leitura existente também é por limitação física. Na teoria, o que falas é facil, na pratica tenho as duvidas pelo que te disse. Se sabes como é constituída uma MAF e como varia o sinal com o arrefecimento do termistor com a passagem do ar acho que nao tens solução para tudo. Mas disso podemos falar no msn dado que é off-topic.


MAF off é a forma mais facil de resolver o problema.
A investigaçao a que tanto dao valor, é nula....´
a forma mais facil é chegar à tabela da MAF ( airflow vs rpm = mg/R) e alterar todos os valoes para um valor elevado de mg/R de combustivel...
É a asneira que fazem por ai e é dissoque se gabam em foruns
Nem sei se a unidade usada no teu carro suporta, mas talvez tenham usado a tabela de mg/R de ar por mBar de turbo...

Quanto À forma de como trabalha uma MAF, é muito simples:
No assunto deste forum, apenas interessa o sinal em mV que é enviado para a unidade de comando.
Para resolver este problema, ate deve bastar trocar o corpo do sensor.
Por exemplo, no 1.9TDI VP com maf bosch, o corpo é de 70mm... ao trocar por um de 80mm, a voltagem para a unidade de comando vai diminuir devido ao principio de funcionamento do sensor.

No teu caso, talvez ja estivesses a usar esse corpo mas mesmo assim cortava.... OK
Nesse caso a forma mais perfeito de corrigir o problema é encontrar na electronica a ''afinação'' do sensor MAF...

Kt a falar por msn, nao vejo kk problema em falar no forum, o forum serve para troca de conhecimento e nunca fui de esconder o pouco que sei


abraço
 
Last edited:
No meu ex carro simplesmente foi seleccionado por boost ao inves de massa de ar.

A forma como trabalha uma MAF é simples. É usada uma ponte de Wheatstone que nao é mais que um simples circuito utilizado em instrumentação que é baseada num divisor de tensão. Se tiveres dois circuitos paralelos de duas resistencias cada, de valor ohmico igual a tensão ou diferença de potencial entre dois pontos é igual. Colocando no lugar uma resistencia um termístor, com a variação de temperatura o valor ohmico altera-se criando uma diferença de potencial e é essa ddp que a ECU vai ler.

12_03_13.gif


Eu bem estava a achar estranho de teres que alterar a linearização do sinal devolvido com potencias abaixo de 200cv. É que so tive esse problema com potencia acima dos 230cv, portanto desde que usava boost acima de 1.75Bar. Muito estranho nao teres 200cv com pouco menos de 1250mgR.
Falando um pouco do meu ex carro, a dimensão interna utilizada no corpo da MAF era de 3" internas, logo, colocar um tubo com secção ainda superior de pouco ou nada iria servir e então optou-se, após a linearização bem sucedida, mas sem sucesso no meu carro, em se anular fazendo o controlo por boost.
Portanto, por mais que calibres o sensor na electronica, existe sempre a limitação física do mesmo e o problema estava aí e não em qualquer tipo de ajuste porque, ha 4 anos, ja se fazia e não tem nada que saber.

Falar por msn é para nao se criar demasiado off-topic em que no final cada um fica com a sua opinião como o que sucedeu no topico da pressão de abertura de injectores aberto em tempos. Relembro-te que ainda gostava de ver os tais testes com potencias a rondar os 250cv. ;)
 
Mas quem disse que esse problema me apareceu com 1.75 de boost?

quem me garante que nao pode aparecer com 1.3bar?


quem me garante que o valor ligo pelo medidor de massa de ar é o real mesmo sem alterar nada no sensor ou na instalaçao?


não sei onde queres chegar, mas pronto....
 
Back
Top