Desligar EGR com VAG-COM

Ppl n sei se já existe este topico mas ainda assim, penso k dá jeito...
Este procedimento descreve a forma como se desliga electronicamente a EGR de um carro do grupo VAG através do software VAG-COM.

O k é a EGR?

R.:A EGR significa Exhaust Gas Recirculation, é um sistema que faz com que uma parte dos gases de escape produzidos seja novamente introduzidos na admissão. Este sistema foi desenvolvido de modo a que os veículos pudessem cumprir as rigorosas normas anti-poluição actualmente em vigor. Se reduzirmos o teor de oxigénio na combustão, será libertado menor teor de gases NOx. Ora, ao introduzirmos gases de escape estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros. A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente. O a quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR com o máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado. Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam um mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações.

Desligar a EGR:

1. Com o computador ligado e a interface OBD-II ligada ao Pc através do cabo série, liga-se a ignição. Deve-se deixar aquecer o motor e desligar todos os acessórios electricos. De seguida arranca-se com o software Vag-Com. Acedemos depois ao módulo 1- Engine.

2. Acedemos ao módulo login – 11

3. Para este processo usamos o login code "12233" seguido do botão "Do It!".

4. Uma vez no módulo "Engine" de novo, escolhemos "Adaptation - 10". Selecionamos no "Channel Number", "03". De seguida dê um pequeno toque no acelerador para que o EGR se mantenha ligado durante o próximo minuto enquanto procedemos à alteração. e verificamos que o valor do segundo campo se situa nos 250 mg/stroke com uma possivel variação de mais ou menos 20 mg. No meu caso mostra 280 mg/stroke que penso será do carro ser mais antigo ou do motor não estar suficiente aquecido. No "Stored Value" deverá constar "32768". Se não lhe aparecer nada disto, poderá estra no ecran errado ou a ECU do carro poderá ser diferente. De seguida introduzir no campo "New Value", "33768" e clicar em "Test". O valor do segundo campo deverá saltar para cerca de 370 mg/stroke. Também aqui poderá haver alguma variação.

5. Se tudo correr como descrito e estiver de acordo com os valores apresentados, clique no botão "Save" e o valor será gravado permanentemente no módulo do motor.

6. Alguns dados importantes para o diagnóstico deste módulo:
Group 003 (EGR)
Engine rpm: 870 - 950
Air mass drawn in (specified): 230 - 370 mg/H
Air mass drawn in (actual): 230 - 370 mg/H
EGR vacuum solenoid duty cycle: 40 - 75 %
If air mass specified is above 370, engine too cold.
If air mass actual is below 230 mg/H, excessive EGR or an air leak.
If air mass actual is above 370 mg/H, engine is cold, insufficient EGR, or bad MAF sensor
(Note: EGR is turned off after approximately 2 minutes of idle. Reading should be within that time period.)
If a DTC is present, air mass actual will have a constant value of approx. 550mg/H over the complete RPM and load range.

Espero ter ajudado...
Saudações IBIZIANAS!!!
 
Era bom ter outro tutorial igual mas para abrir.
Pk de certeza k o carro a ir á IPO com isso aberto chumba. Pois o teor de gases k saem do escape irá acusar.
 
Boas como sou novo nisto queria umas dicazitas...
Este processo inclui Ibiza6k clx 1.3 a gasolina ou é so TDI ???
Desculpem se a pergunta, mas como n sei mais vale ouvir de quem sabe ;)
Cumprimentos
 
Era bom ter outro tutorial igual mas para abrir.
Pk de certeza k o carro a ir á IPO com isso aberto chumba. Pois o teor de gases k saem do escape irá acusar.

Na inspecção, os carros Diesel não fazem teste de gases, mas sim teste de opacímetro, ou seja, até pode estar a largar gás Sarin que não acusa.
O que interessa é a quantidade de fumo e a opacidade deste.
 
Na inspecção, os carros Diesel não fazem teste de gases, mas sim teste de opacímetro, ou seja, até pode estar a largar gás Sarin que não acusa.
O que interessa é a quantidade de fumo e a opacidade deste.

Yep nem mais, nos carros a diesel o k conta e o choco k larga :rir:
 
Será que basta pôr uma junta cega no tubo que vem do escape para a EGR para aquilo deixar de acumular massa?
Já tenho uma esfera no tubo de borracha e desliguei no Vag_Com e aquilo continua a acumular merdum...
 
Pessoal, eu pus uma chapa a vedar e o meu carro passou na IPO, o problema foi depois de uma semana a andar assim com o carro, ele começou a falhar.
Alguem sabe o porquê?

Abraço
 
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