Desgaste Mudanças 6L

Boas Pessoal

Estou com um "problema" no meu 6L, quando comprei o carro as mudanças entravam que era uma maravilha ora hoje quando meto as mudanças sinto um genero de "arranhar", sem barulho, ou seja parece-me que está ali algum tipo de desgaste do material, á pouco tempo mudei valvolina, embraiagem, bimassa e rolamento de encosto mas esta questão nas mudanças mantêm-se.

O que acham que possa ser?

Obrigado.

Cumprimentos.
 
Afinas-te o selector ? a valvolina é a correta a da marca ?? ou tinha as mesmas características da original e inidcada para esse carro/caixa ??
 
Afinas-te o selector ? a valvolina é a correta a da marca ?? ou tinha as mesmas características da original e inidcada para esse carro/caixa ??

Boas TiagoBZ

Sim a valvolina é a recomendada pela marca, a questão do selector não lembro do mecânico ter feito isso... é recomendável fazer essa afinação de vez em quando?

Obrigado.

Cumps
 
Experimenta fazer e depois vê se continua ou nao ... e depois diz algo ... dai para a frente é que já se tem de conversar ;) :p, começa sempre pelo mais facil antes de partir para a violencia ...
 
Experimenta fazer e depois vê se continua ou nao ... e depois diz algo ... dai para a frente é que já se tem de conversar ;) :p, começa sempre pelo mais facil antes de partir para a violencia ...

Vou falar com o meu mecânico então, sabes se esse ajuste é fácil/rápido de fazer?

Obrigado.

Cumps
 
As molas da prensa quando começam a ficar frouxas costumam causar os sintomas que referes. Mas se meteste kit completo àpartida não será daí.

Assim sendo, também costumava por ver o que o TiagoBZ disse.
 
As molas da prensa quando começam a ficar frouxas costumam causar os sintomas que referes. Mas se meteste kit completo àpartida não será daí.

Assim sendo, também costumava por ver o que o TiagoBZ disse.

Ainda hoje vou falar com o meu mecânico para ver o que ele diz, o meu receio é que tenha a ver alguma coisa com a caixa mas quando tirei a valvulina não tinha quase limálhas nenhumas...
 
Yap é facil e rapido ... experimenta n perdes nada, pode ser ate que resolva ou metendo um bom aditivo ja ouvi casos em que ajuda ... se nao podem ser as anilhas sincronizadoras da caixa que estejam lixadas, nesse caso tens de tirar a embraiagem e caixa e abri-la para as substituir ...
 
Já falei com o mecânico mas pareceu-me não se mostrar muito confiante que o problema venha do selector, apontou mais para as anilhas sincronizadoras, de qualquer das formas ficamos de combinar para afinar o seletor, se forem as anilhas alguém sabe +/- o preço disso? A mão de obra já sei que vai ser um preço puxado visto ter de tirar caixa fora etc...

Obrigado.

Cumprimentos
 
Faz isso em todas a mudanças?
É que o meu faz um arranhar (parece que custa a entrar) quando meto 3a Só faz nessa mudança.. e é quando a meto derepente, se meter com calma entra e nao arranha nada. Mas já ando assim aos anos e até ja levou embraiagem e está na mesma. as vezes arranha outras nao..
 
o meu seat faz outra coisa, é que em qualquer mudança se mexer na manete das mudanças esta mexe muito, é como se estivesse com muita folga, ou seja, meto uma mudança e de seguida abano a manete e ela em vez de ficar quase fixa no sitio como o meu passat, esta mexe para todos os lados e bastante. As vezes ate as mudanças tambem custam a entrar..
 
Faz isso em todas a mudanças?
É que o meu faz um arranhar (parece que custa a entrar) quando meto 3a Só faz nessa mudança.. e é quando a meto derepente, se meter com calma entra e nao arranha nada. Mas já ando assim aos anos e até ja levou embraiagem e está na mesma. as vezes arranha outras nao..

Noto que faz mais na segunda e terceira, na quarta está agora a começar mas uma coisa muito ligeira, o que eu noto é que a maior parte do pessoal deixa este tipo de situação andar pois não é uma coisa bloqueante.

Cumprimentos
 
As anilhas não sao caras ""cerca de 30 € cada ... a mao de obra se fores ter com um xulo "" vao-te levar bom dinheiro se fores ter com pessoal minimamente honesto levam-te uns +- 100 € de a tirar e tal e coisa ...

Depois dá novidades ...
 
Last edited:
Noto que faz mais na segunda e terceira, na quarta está agora a começar mas uma coisa muito ligeira, o que eu noto é que a maior parte do pessoal deixa este tipo de situação andar pois não é uma coisa bloqueante.

Cumprimentos
Pois eu tenho deixado andar porque nao tem agravado e so faz em 3a e mesmo assim se a meter sem grandes pressas entra sem fazer barulho nem arranhar
 
boas, se metes-te tudo novo provavelmente também não e do seletor, esse problema e derivado a bomba do pedal da embraiagem, ou tentar sangrar coisa que se calhar não fizeram, ou então esta a dar passagem de óleo, que quando apertas o pedal ao fundo a prensa não abre na totalidade e acontece então arranhar ao meter as velocidades..
fala com o teu mecânico e diz-lhe para sangrar a bomba de embraiagem e ele resolve isso

ps: a tua embraiagem deve pegar muito no fundo, ou seja, mal largas um pouco o pedal o carro anda logo
 
o meu a nivel de sangramento está bom, isso foi feito, até porque ja tenho este problema ah mais de 5 ou 6 anos e nao tem vindo a agravar, está na mesma.

Não eh bem um arranhar tipo quando metes marcha atras como carro ainda a andar para a frente, nem sequer faz barulho. A ideia que dá eh que eh mesmo na parte do selector.
 
As anilhas não sao caras ""cerca de 300 e cada ... a mao de obra se fores ter com um xulo "" vao-te levar bom dinheiro se fores ter com pessoal minimamente honesto levam-te uns +- 100 € de a tirar e tal e coisa ...

Depois dá novidades ...

300€ ou 30€? lol se for 300 ainda é uma beca puxado...

boas, se metes-te tudo novo provavelmente também não e do seletor, esse problema e derivado a bomba do pedal da embraiagem, ou tentar sangrar coisa que se calhar não fizeram, ou então esta a dar passagem de óleo, que quando apertas o pedal ao fundo a prensa não abre na totalidade e acontece então arranhar ao meter as velocidades..
fala com o teu mecânico e diz-lhe para sangrar a bomba de embraiagem e ele resolve isso

ps: a tua embraiagem deve pegar muito no fundo, ou seja, mal largas um pouco o pedal o carro anda logo

O sangramento da bomba foi feito pois eu ajudei-o a fazer isso carregando diversas vezes do pedal, em relação a pegar muito em baixo sim confirma-se, desde que meti a embraiagem nova notei que agarra logo lá em baixo... Mas como já disse num post anterior mesmo com a embraiagem antiga esta situação do "arranhar" já acontecia...

o meu a nivel de sangramento está bom, isso foi feito, até porque ja tenho este problema ah mais de 5 ou 6 anos e nao tem vindo a agravar, está na mesma.

Não eh bem um arranhar tipo quando metes marcha atras como carro ainda a andar para a frente, nem sequer faz barulho. A ideia que dá eh que eh mesmo na parte do selector.

ali3ncorp é mesmo esse sintoma que tenho meu carro, não faz barulho mas sentes quando a mudança está a entrar que existe ali uma "resistência"

Obrigado.

Cumprimentos
 
Back
Top