De onde vem o sinal das RPM´s (1.9D - 94)

Boas,

Eu troquei o meu quadrante (q tinha os km´s analogicos) pelo q tem os km´s digital.

Ha um pequeno problema com os piscas, pois no meu anterior era so uma luz para os 2, e neste quadrante é em separado, mas n é isso q me preocupa de momento.

O conta rotaçoes n deve tar a receber o sinal correcto. Mal ligo o carro o ponteiro das rpm´s sobe e encosta ao relogio. (amanha ate ponho uma foto a mostrar). Ora no meu quadrante funcionavam bem, neste n sei pq, n consegue alinhar o sinal...

O cardoso, falou-me q tava relacionado com o alternador... mas eu e a mecanica :redcard:

Alguma ajuda?

O meu carro tera centralina? sera algo dai? n percebo nada... lol

Abraço e obrigado por alguma alma caridosa q ajude.

PS: O meu problema esta mais exposto e explicado aqui:
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=25820
 
ora ca vai.


O cigano do cardoso já sabe que isso acontece, ja experimentou no meu carro :D

o meu carro também tem quadrante analógico e eu andei a ver se o metia digital, o problema é que nem todos dão. A grande diferença entre os nossos quadrantes e os analógicos são as ligações da ficha, isto é, a ordem de entrada dos fios é diferente nos dois.

Eu já consegui arranjar um em que funcionava o conta rpm's, mas não funcionavam os piscas e ficava a fazer um barulho constantemente :D.

Para resolveres esse problema o melhor que tens a fazer é arranjar a ficha que liga ao quadrante do carro de onde saiu esse quadrante e aplicar no teu (seguindo o código de cores), teoricamente funcionará :D

Cumps, espero ter ajudado


E já agora, o cardoso tem razão, o sinal das rpms vem do alternador, no entanto o teu conta rpm's deve estar a receber outro sinal (muito possivelmente constante).
 
Para resolveres esse problema o melhor que tens a fazer é arranjar a ficha que liga ao quadrante do carro de onde saiu esse quadrante e aplicar no teu (seguindo o código de cores), teoricamente funcionará :D



eu acho que essa ficha ate tenho... corto a ficha da cablagem do tablier... e depois orientas te :D partindo do principio que o que o spiff diz dá!

ms mais simples.. é arranjares o esquema dos pinout dos quadrantes digitais. fics com tudo a funcionar, se ligares direitinho... digo eu :D
 
Para resolveres esse problema o melhor que tens a fazer é arranjar a ficha que liga ao quadrante do carro de onde saiu esse quadrante e aplicar no teu (seguindo o código de cores), teoricamente funcionará :D



eu acho que essa ficha ate tenho... corto a ficha da cablagem do tablier... e depois orientas te :D partindo do principio que o que o spiff diz dá!

ms mais simples.. é arranjares o esquema dos pinout dos quadrantes digitais. fics com tudo a funcionar, se ligares direitinho... digo eu :D

Ó cigano, essa ficha são os pinouts, e em principio ele fica com tudo a funcionar :D

as cores dos fios devem ser as mesmas nos dois carros..

quando apareces cá em cima para tomarmos um café?
 
Ó cigano, essa ficha são os pinouts, e em principio ele fica com tudo a funcionar :D

as cores dos fios devem ser as mesmas nos dois carros..

quando apareces cá em cima para tomarmos um café?

oh eu tive ai na altura do encontro.... tu e que nem apareces no estio :D
 
és um roto é o que é! andas e a fugir de levar um ratada do 1..4 16v 100 cv eheheheheheheh... abraço
 
Humm... os pinouts eu tenho... e ja foi mais q revisto:
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=25820

O pino 10 é o das rpm´s para ambos os quadrantes...

Depois de por o carro a trabalhar fica assim:


Agora se haver com a ficha... isso ja n sei.
Os piscas n é o q me preocupe, desliguei o fio ate ver uma soluçao... agora as rpm´s e q fazem mais falta... e se desligar o fio das rpm´s a luz do oleo fica acesa (ou a piscar) :(

Cardoso, se depois me conseguires desenrascar la a ficha q tava la, es um bacano ;)

Abraços e obrigado
 
pelo que tive a ver nos esquemas de pinots que ai andam repara que têm diferenças que devem resolver alguns dos teus prbs.
1º os pinos que correspondem aos piscas são 2 no quadrante que agora tens, enquanto que antigamente era apenas 1. Deve bastar puxares 2 cabos da manete até aos pinos 22 e 24 (lado esq e dir) ou ires buscar ao rele.
2º SE (porque eu ñ tenho a certeza) o sensor de rotações está no alternador o pino original do carro é o 16(nos esquemas diz que o 10 é contarotações para TD) se o teu for só D o prb deve tar ai.
 
O sinal das RPM´s é dado pelo alternador

Pois o cardoso ja me tinha dito, mas q alteraçao se podera fazer?

acho que nao acho que tem uma valvola na caixa
penso que seja ai

Tou perdido, onde fica isso?

pelo que tive a ver nos esquemas de pinots que ai andam repara que têm diferenças que devem resolver alguns dos teus prbs.
1º os pinos que correspondem aos piscas são 2 no quadrante que agora tens, enquanto que antigamente era apenas 1. Deve bastar puxares 2 cabos da manete até aos pinos 22 e 24 (lado esq e dir) ou ires buscar ao rele.
2º SE (porque eu ñ tenho a certeza) o sensor de rotações está no alternador o pino original do carro é o 16(nos esquemas diz que o 10 é contarotações para TD) se o teu for só D o prb deve tar ai.

Pois em relaçao aos piscas, tenho de ver isso melhor.

Sim o meu é o D, mas acho q mesmo no quadrante q tinha dantes era 10, e o 16 estava livre, mas amanha ja experimento.

Obrigado a todos pelas dicas.

Abraços
 
Tou perdido, onde fica isso?
Abraços


algures no alentejo :D


o sinal (electrico) das rpms é dado pelo alternador, o que o user te estava a referir era o sinal do velocimetro, esse sim é dado pela caixa, numa válvula :D


PS: Já agora, se resolveres os problemas posta aqui o esquema, eu tenho o mesmo problema e queria resolve-lo :d
 
O 16 afinal n tava livre... é o sinal do alternador ou algo do genero.

Troquei o 10 pelo 16, e fica a luz do oleo a piscar, a luz da bateria ligada e qd ponho o carro trabalhar o ponteiro das rpm´s vai as 3000 e volta pro 0 e fica parado...

E se arranjar um alternador dum 6k de 96-99?
 
ora ca vai.


O cigano do cardoso já sabe que isso acontece, ja experimentou no meu carro :D

o meu carro também tem quadrante analógico e eu andei a ver se o metia digital, o problema é que nem todos dão. A grande diferença entre os nossos quadrantes e os analógicos são as ligações da ficha, isto é, a ordem de entrada dos fios é diferente nos dois.

Eu já consegui arranjar um em que funcionava o conta rpm's, mas não funcionavam os piscas e ficava a fazer um barulho constantemente :D.

Para resolveres esse problema o melhor que tens a fazer é arranjar a ficha que liga ao quadrante do carro de onde saiu esse quadrante e aplicar no teu (seguindo o código de cores), teoricamente funcionará :D

Cumps, espero ter ajudado


E já agora, o cardoso tem razão, o sinal das rpms vem do alternador, no entanto o teu conta rpm's deve estar a receber outro sinal (muito possivelmente constante).

Esse quadrante q experimentas-te e funcionava o conta rotaçoes, sabes dizer qual era a referencia?

Isso seria uma grande ajuda... Um dia deste encontrei uma oficina aqui perto q tinha alguns quadrantes, mas sem a referencia certa n vale de muito.

Abraços
 
Esse quadrante q experimentas-te e funcionava o conta rotaçoes, sabes dizer qual era a referencia?

Isso seria uma grande ajuda... Um dia deste encontrei uma oficina aqui perto q tinha alguns quadrantes, mas sem a referencia certa n vale de muito.

Abraços

Infelizmente agora estou no Porto e não tenho isso aqui, de qualquer maneira na proxima semana eu posto aqui a referência .

Um abraço
 
Infelizmente agora estou no Porto e não tenho isso aqui, de qualquer maneira na proxima semana eu posto aqui a referência .

Um abraço

Nem tinha reparado q és daqui do Porto. :)

Ta bem, depois n te esqueças disso... é um caso de vida ou morte... para o quadrante claro. :D

Abraço
 
Para resolveres esse problema o melhor que tens a fazer é arranjar a ficha que liga ao quadrante do carro de onde saiu esse quadrante e aplicar no teu (seguindo o código de cores), teoricamente funcionará :D



eu acho que essa ficha ate tenho... corto a ficha da cablagem do tablier... e depois orientas te :D partindo do principio que o que o spiff diz dá!

ms mais simples.. é arranjares o esquema dos pinout dos quadrantes digitais. fics com tudo a funcionar, se ligares direitinho... digo eu :D

Só agora li este tópico e vê-se mesmo que nao pescas nada de electronica, a teoria nem sempre liga á pratica, porque em electronica basta uma diferente pequena de corrente ou tensao para um componente nao executar um correcto funcionamento. ](*,)
 
Back
Top