Da para aplicar um TURBO num SDI???

Boas tardes...
nao sei se ja existe algum topic com este assunto, mas gostaria de saber se e possivel aplicar um turbo num IBIZA SDI 68cv do final de 2001?
ja agora se e possivel qual e o material a comprar e +/- os preços...
os entendidos k digam qql coisa.:respect: :respect:
Abraços
 
nao sei se vou ajudar muito mas conheço um ibiza senao me engano um 6K1 CLX o modelo anterior ao SDI e tem turbo:) mas nao me perguntes q peças leva nem como se faz ou os preços,mas quando tiver com o rapax posso-lhe perguntar e depois digo-te.abraço
 
nao sei se vou ajudar muito mas conheço um ibiza senao me engano um 6K1 CLX o modelo anterior ao SDI e tem turbo:) mas nao me perguntes q peças leva nem como se faz ou os preços,mas quando tiver com o rapax posso-lhe perguntar e depois digo-te.abraço

Acho que há por aqui um ou mais topics sobre esse assunto, e é possivel. Mas acho que são necessárias muitas alterações e os custos são elevados...

Se bem me recordo já houve por ai outro user que fez a mesma questão e acabou por deixar a ideia esquecer, lá está, pelos custos.

Não será mais económico ou mesmo não sendo mais económico, mais viável, por outras vias, vender o SDI e comprar um TDI? Já se compram TDI´s de 90 por bons preços....

Até porque o desempenho e a margem de progressão num SDI em que é aplicado um turbo, penso não ser tão boa do que partir de um 90 e meter hardware.

Eu tenho em casa um Polo GT, com muita pena minha não é um G40! E quando este foi o meu primeiro carro, após tirar a carta, andei muito tempo com a maluqueira de lhe aplicar o G, apesar de me dizerem ser possivel, iria acarretar grandes custos, e a opinião na altura era unanime: "O teu GT pode estar em muito bom estado e ter valor para ti, mas se queres um G40, vende isso e troca pelo G40". Mesmo correndo o risco de até comprar um com alguns problemas....
 
nao sei se vou ajudar muito mas conheço um ibiza senao me engano um 6K1 CLX o modelo anterior ao SDI e tem turbo:) mas nao me perguntes q peças leva nem como se faz ou os preços,mas quando tiver com o rapax posso-lhe perguntar e depois digo-te.abraço

Olha que te enganaram... Só se for o 1.9TD de 75cv esse sim tem turbo
 
Bom bom era alguem que já tivesse aplicado um turbo dizer em qto ficou, e se valeu mesmo a pena. Qto a turbinar um Sdi não sei até que ponto ficará assim t caro a ponto de n compensar, pq segundo li algures neste mesmo forum(se n me engano) parece que para turbinar um Sdi, não seria necessário nem N75, nem caudalimetro, e que a pressão poderia ser controlada electronicamente.

Já agora caso um SDi fosse turbinado, como era no IPO? havia stress?
 
Bom bom era alguem que já tivesse aplicado um turbo dizer em qto ficou, e se valeu mesmo a pena. Qto a turbinar um Sdi não sei até que ponto ficará assim t caro a ponto de n compensar, pq segundo li algures neste mesmo forum(se n me engano) parece que para turbinar um Sdi, não seria necessário nem N75, nem caudalimetro, e que a pressão poderia ser controlada electronicamente.

Já agora caso um SDi fosse turbinado, como era no IPO? havia stress?

pois isso e k ja nao sei...pah tenho de falar com o meu mecanico e saber como e isso tudo e tal... ja agora isso do N75, caudalimetro e o k?
abraços



PS: nao percebo nada de mecanica :eek:
 
Tb n percebo quase nada de mecanica, falei sobre o que li, o caudalimetro ou Maf é o sensor que "lê" a quantidade de ar a entrar para o motor. a N75 parece que é uma valvula que controla o turbo.
Se estou enganado peço que alguem me corrija sff.
 
A n75 so era necessaria se quisesses meter um turbo de geometria variavel como os tdi de 110 por ex, se fosse de geometria fixa nao é preciso porque é actuado por pressao, isto se nao estou em erro, se estiver corrijam...
 
Boas,

Eu também tenho um sdi, e também já tive a ideia de por um turbo, nem precisava de ser muito abusado, um de um corsa td, penso que já chegava.
Mas depois penso na fiabilidade do motor nos euros que seriam necessarios e acabo por chegar a conclusão, como já foi dito aqui, que mais vale comprar um tdi.

Mas isto não passam de ideias, e acho que todos esperamos pelo mesmo, que um seja o primeiro a fazer a alteração :D

cumps
 
Eu tenho para vender quase tudo o necessário... de um TDI de 90cv. Turbo, centralina, n75, bicos de origem.....
 
pois é, da trabalho e é preciso arranjar algum material na sucata para nao gastar muitos euros mas é funcional o meu sdi ja teve um k03 e actualmente tem um vnt15 e ainda nao se queixou sinceramente nao sei porque tanto medo de rebentar se os blocos sao os mesmos ,apoios de cambota ,bielas ,pistons segmentos, capas de biela , as unicas alteraçoes interiores destes para os tdi ahf é nas valvulas pelo que sei e vi ate hoje . bem falo do aqm e se forem ver no etos ,no workshop, etc podem confirmar. temos é que pensar que o motor vai aquecer mais por isso temos que aumentar o arrefecimento no meu assim que a temperatura chegar aos 90 e as rotaçoes sejam superiores a 3400 mantem o motoventilador a trabalhar.so falta arranjar o mais facil uma caixa mais longa . mas como atras foi dito quem nao souber ou nao puder fazer isso sem ser a pagantes mais vale trocar . tdi é sermpre tdi
 
Last edited:
pois é, da trabalho e é preciso arranjar algum material na sucata para nao gastar muitos euros mas é funcional o meu sdi ja teve um k03 e actualmente tem um vnt15 e ainda nao se queixou sinceramente nao sei porque tanto medo de rebentar se os blocos sao os mesmos ,apoios de cambota ,bielas ,pistons segmentos, capas de biela , as unicas alteraçoes interiores destes para os tdi ahf é nas valvulas pelo que sei e vi ate hoje . bem falo do aqm e se forem ver no etos ,no workshop, etc podem confirmar. temos é que pensar que o motor vai aquecer mais por isso temos que aumentar o arrefecimento no meu assim que a temperatura chegar aos 90 e as rotaçoes sejam superiores a 3400 mantem o motoventilador a trabalhar.so falta arranjar o mais facil uma caixa mais longa . mas como atras foi dito quem nao souber ou nao puder fazer isso em ser a pagantes mais vale trocar . tdi é sermpre tdi

E a taxa de compressao sera a mesma :confused: :confused:
 
Eu acho que o carter não é compativel porque não tem injectores de oleo.... por isso o carter teria de ser substituido.

A alteração que compensaria era se podesses meter o motor a trabalhar mecânicamente em que poderias colocar tudo sem problema.... em termos financeiros acho que so compensaria se colocasses uma bomba mecanica e assim ja nao precisavas de te preocupar com centralinas e debimetros e valvulas.... etc

Mas como se disse anteriormente... o melhor a fazer era trocares o motor completo, ate porque hoje em dia se arranjam TDI com muita facilidade e não muito caros aqui mesmo ao lado na espanha... e na IPO acho que não terias problemas pois as normas referentes a alteração de motores acho que so abrangem a cilindrada do motor.

Espero não ter errado muito no que disse... :D
E ter ajudado um pouco para os SDI members.

Abraço
 
Amigo Gonçalo a relação de compressão minima é de 19,5 podendo existir uma diferenca entre cilindros de 0,5 bar alguns dados dizem tb que é aceitavel valores mais altos e é igual em todos os blocos equipados com injeçao directa ou seja agp,aqm,asv,agr e alh . em relaçao ao post do amigo jbabes o carter nada tem a ver com os injectores de oleo pois estes que tu te referes encontram-se fixos na parte de baixo do bloco entre a cambota e cilindro para que possa injectar oleo para a parte de baixo dos pistons pois é essa a sua função ou seja ajudar a lubrificar as camisas dos cilindros e os proprios segmentos pois os pistons têm orificios entre os segmentos de oleo e o de compressão para reduzir o atrito dos pistons e segmentos . Actualmente todos estes blocos que atraz referenciei vêm equipados de serie com eles assim como a saìda e entrada de oleo do bloco para o turbo nao nessecitamos de abrir buraco no carter como muita gente pensa e diz .isto é assim ganhamos uns burritos extra e acrescentando o botaozito e baril claro que nao tenho o turbo em carga maxima tb nao sou maluco a esse ponto.por isso volto a dizer ainda nao se queixou e ja tem 270000 km e desde os 50.000 que tem turbo em relaçao as ipo ate ver ainda nao tive problemas mas adivinham se com a novas normas vai ser mais apertado vamos indo e vamos vendo pode ser que me calhe o euromilhoes e compre um carro a serio. eu como tive sorte de arranjar tudo mas tudo a bom preço arrisquei
e ate ver nao me arrependo de nada
Goncalo o meu motor pouco ou nada tem a ver com o teu, praticamente so partilham o mesmo bloco e cilindrada mas axo que o teu bloco tb tem injectores de oleo.
Pelo muito pouco que sei desta area e pelo muito que "investiguei" se estiver errado corrijam-me. Vais a mula e saca estes programas : workshopcd ou etos, etka, autodata, etc . e comparas os valores


Abraços a todos
 
Last edited:
Back
Top