Crash Train Espanha

Ele pode gabar-se á vontade porque tirar uma foto a 200 num troço em que é permitido andar a 200 (e que não é do conhecimento geral) não tem problema nenhum, ao contrário dos carros onde tiram-se fotos com ponteiro nos 260+ onde toda a gente sabe que não se pode andar a mais de 120 (e que é do conhecimento geral), são situações diferentes.

Já saiu mais informações sobre as últimas comunicações com a central. E sim ele vim dum troço k podia andar a 200 mas no local do acidente só pode ser a 80.
Falta saber o k passou para não haver a redução da velocidade

já tinha visto esse vídeo a mostrar como é k que funciona
Send from my HTC one X using Tapatalk 2
 
Last edited:
Realmente é um caso muito estranho! Depois de ver o video da curva onde se deu o acidente, e sendo o motorista bastante experiente, ou houve falha mecánica ou ele queria mesmo morrer!
 
Realmente é um caso muito estranho! Depois de ver o video da curva onde se deu o acidente, e sendo o motorista bastante experiente, ou houve falha mecánica ou ele queria mesmo morrer!

Ou o gajo distraiu-se à séria tempo porque não é normal ignorar 4 ou 5 sinais sonoros na cabine num espaço de 5 minutos, esperemos pelos resultados....
 
Não pondo culpas a ninguém antecipadamente,mas uma coisa é certa o maquinista sabia bem que ali só podia andar a 80 e admitiu que ia a 190. Não é preciso sistemas de segurança automáticos para lhe dizer isso.

E pelos vistos não se averiguou nada sobre falta de travões ou algum problema no comboio,logo á partida com tudo isto dá a entender que o maquinista não quis saber dos 80km/h,logo colocou muitas vidas em perigo e infelizmente aconteceu o pior.

Resta aguardar mais notícias a ver se tudo é explicado como deve de ser
 
O gajo admitiu a distração, há atualizações novas: pelos vistos o ERTMS está instalado, mas não está ativado naquele troço entre Ourense e Santiago, eles ali dependem de uma tabela (numa folha de papel) que está na cabine e que indica o limite de velocidade entre o KM "X" e o KM "Y", os únicos pontos de referência que existem são os postes de quilometragem, pois o troço inteiro são só viadutos e túneis, não há pontos de referência sem ser esses postes, pergunto eu como é possível hoje em dia deixarem o controlo total nas mãos de um ser humano, não é que o maquinista não tenha culpa, se ele se distraiu com o tlm ou seja o que for é negligencia grossa, mas a verdade é que aquele troço é uma armadilha e tem vulnerabilidades de segurança, quase de certeza que ele assumiu o ultimo túnel antes da curva como se fosse outro túnel qualquer bem atrás e continuou, ele perdeu-se e quando deu conta já era tarde demais, ele disse que chegou a travar, mas isso só piorou porque desequilibra a composição toda. Agora é espera pelos resultados do tacógrafo.
 
Toda a gente culpa o maquinista mas eu acho que falhou muita mais coisa para além do mesmo…
Então não eram 2 maquinistas? Porque que mingúem fala no segundo homem? Iriam os dois a dormir????
Agora pergunto-me como é que um comboio destes não tem travões de emergência e outras seguranças???
Quer dizer se der um ataque ao maquinista e ele cair para o lado o combóio vai entrar a 190 numa estação? Não a formas de o parar???
Muita coisa esta por explicar, mas de uma coisa tenho a certeza, se o maquinista tivesse morrido a esta hora já tava tudo resolvido, a culpa era dele ele é que era tolo e tava tudo bem…
Assim com ele vivo talvez se vá saber mais umas verdades
Isto digo eu que sou um leigo no assunto
 
Toda a gente culpa o maquinista mas eu acho que falhou muita mais coisa para além do mesmo…
Então não eram 2 maquinistas? Porque que mingúem fala no segundo homem? Iriam os dois a dormir????
Agora pergunto-me como é que um comboio destes não tem travões de emergência e outras seguranças???
Quer dizer se der um ataque ao maquinista e ele cair para o lado o combóio vai entrar a 190 numa estação? Não a formas de o parar???
Muita coisa esta por explicar, mas de uma coisa tenho a certeza, se o maquinista tivesse morrido a esta hora já tava tudo resolvido, a culpa era dele ele é que era tolo e tava tudo bem…
Assim com ele vivo talvez se vá saber mais umas verdades
Isto digo eu que sou um leigo no assunto

Eram 2 maquinistas, dado que a viagem são 8 horas, no entanto o 2ª maquinista era um passageiro e ia entrar ao serviço só em Ferrol, não pode estar na cabine com o outro para evitar as distrações (segundo dizem). Quanto ao ataque que possa dar ao maquinista, existe o sistema "homem-morto" que nada tem a ver com o ASFA ou semelhante, algumas locomotivas têm um pedal e tem que se carregar de vez em quando nele, outras têm um botão grande de "reset" do alarme, o alarme só soa se algum dos controlos (buzina, acelerador, etc.) não for mexido durante X minutos, se esse alarme não for anulado pelo botão ou pelo pedal dentro de 10/20s, o comboio pára. A meu ver o maquinista teve uma posição humilde e íntegra, assumiu os erros, não sacudiu logo a água do capote como fez a Renfe e a Adif (com interesses políticos pelo meio), não é preciso ser-se um expert na matéria para se perceber que aquele traçado tem um erro de desenho, não no traçado, mas sim na sinalização que é desadequada para aquelas velocidades.
 
Pelas últimas notícias que tenho lido, no momento antes de descarrilamento o comboio circulava a 150kmh porque o travão de emergência já tinha sido activado. E sendo o limite 80kmh penso que não se justificava a maneira como o comboio descarrilou... A primeira e segunda carruagem fazem a curva, a terceira salta da linha arrastando as outras todas. Certamente que fosse a 80kmh nada disto teria acontecido, mas na minha opinião o maquinista não tem 100% da culpa
 
Agora sabe-se que o maquinista estava ao telefone com a renfe!
Com tanto sistema avançado que trava o comboio se for mais do que a velocidade recomendada e não instalam isso na linha? Para mim a culpa é da cp lá do sítio. No guião da linha, as velocidades máximas permitidas são 300km/h e passados 2km passa a 80km/h. Isto não me parece nada normal!!
Mas, claro vai ser muito mais fácil as entidades sacudirem a água do capote e prender o maquinista, que no meu ver, mesmo que tenha feito de propósito, também há culpa da renfe ao criar um traçado destes.

Faz-me lembrar a célebre curva apertada "bossa de camelo" da A25 na zona de Viseu-Mangualde.
 
Agora sabe-se que o maquinista estava ao telefone com a renfe!
Com tanto sistema avançado que trava o comboio se for mais do que a velocidade recomendada e não instalam isso na linha? Para mim a culpa é da cp lá do sítio. No guião da linha, as velocidades máximas permitidas são 300km/h e passados 2km passa a 80km/h. Isto não me parece nada normal!!
Mas, claro vai ser muito mais fácil as entidades sacudirem a água do capote e prender o maquinista, que no meu ver, mesmo que tenha feito de propósito, também há culpa da renfe ao criar um traçado destes.

Faz-me lembrar a célebre curva apertada "bossa de camelo" da A25 na zona de Viseu-Mangualde.

Essa curva da bossa apertada da A25 é a mesma do antigo IP5 que fica a norte de Viseu? Lembro-me uma vez de passar numa curva bastante apertada cheia de sinalização em que a vel. máxima era 80 ou 60, por acaso tb me lembrei disso.
 
Essa curva da bossa apertada da A25 é a mesma do antigo IP5 que fica a norte de Viseu? Lembro-me uma vez de passar numa curva bastante apertada cheia de sinalização em que a vel. máxima era 80 ou 60, por acaso tb me lembrei disso.

Lá está se fores a 200 e derepende virar para 60 la vais tu com os porcos xD o homen distraiu-se e foi-se, mas tbm andar a 190 foi um exagero.
 
Lá está se fores a 200 e derepende virar para 60 la vais tu com os porcos xD o homen distraiu-se e foi-se, mas tbm andar a 190 foi um exagero.

Exagero é a velocidade máxima permitida naquele local...

Nunca na vida um comboio de alta velocidade devia ser obrigado a reduzir tanto a velocidade, porque estão preparados mesmo para isso.

Se este descarrilou a 150kmh então um comboio convencional nem a 80kmk tinha feito aquela curva... Alguma coisa se passou além do excesso de velocidade
 
Lá está se fores a 200 e derepende virar para 60 la vais tu com os porcos xD o homen distraiu-se e foi-se, mas tbm andar a 190 foi um exagero.

Se fores a 120 também não ficas de muito boa saúde,lol. Mas em PT já é normal ver traçados anormais tipo o IP3 e IP4, felizmente agora estão a corrigir aos poucos.
 
Pelo que li ele devia já vir a reduzir velocidade á 4km atrás e não o fez

"O comboio que descarrilou em Santiago de Compostela matando 79 pessoas circulava a 192 kilómetros por hora no momento que antecedeu ao acidente, segundo os dados constantes nas caixas negras. Segundos antes do acidente foi ativado o travão e o comboio saiu da linha a 153 quilómetros por hora.

Dos registos áudio é possível confirmar que o maquinista estava a falar ao telemóvel com pessoal da Renfe, aparentemente com um controlador, no momento exato do acidente."
 
Back
Top