Correia distribuição só dura 4000km

Boa tarde.

Estou a dar em doido com a distruibuição do meu 6K. Já vou na 3ª correia trocada e brevemente terei de ir para a 4ª. Passo a explicar. Depois de devidamente montada e tensionada a correia não fica centrada, mas sim ligeiramente desviada para a esquerda. Com o tempo o problema tende a aumentar e ela deve raspar em qualquer coisa e devido a isso começa a ficar comida lateralmente. A primeira vez que isto aconteceu ela não partiu por milagre, pois ouvi um barulho estranho a vir do motor e quando dei conta... já nem mexi mais no carro. A minha média agora tem sido uma correia nova a cada 3/4mil kms :S Tenho de descobrir qual é o problema pois por este andar mais vale trocar de carro.

Foto da primeira vez que tive o problema:



E como está já a actual com cerca de 3000km rodados



Qualquer ajuda/sugestão é bem vinda :)

Obrigado
 
Amigo tou com o mesmo problema,no sabado parti a touches todas devido a isto.Neste momento ja esta a andar,mas ainda a pouco fui ver e pareceu-me estar a começar de novo a ficar rompida.
Falei tambem com um colega que ja lhe aconteceu isso e resolveu o problema com uma poli nova.Segunda ja vou ao mecanico e se tiver noticias do meu,terei muito gosto em partilhar ctg
abraços
 
Uma das polies ou o tensor não deve estar centrado e causa isso.
Sei que os 6k tinham alguns problemas na cambota, ve se ta tudo bem na polie da canbota.cumps
 
Do tensor não deverá ser, também já foi trocado duas vezes, vamos então apostar na polie da cambota. Há alguma forma de ver "a olho" se algo está mal ou só mesmo desmanchando e trocando?

Obrigado pelas resposta :)
 
é do tensor possivelmente, esse problema até vem referido no autodata!

correiar.jpg


mas tambem pode ser o escatel/polie da cambota empenado.
 
amigo isso ou é folga na polie da cambota ou o tensor da correia a esticar a correia ao contrario ,isso tem sentido para esticar tive esse problema era o tensor a esticar ao contrario .:shock:
 
Boas que motor tens? se for um D ou Td esse problema vem do escatel da cambota. a melhor solucao para isso e tirar a cambota fora mandar a um torneiro facejar a ponta e aplicar o carreto da cambota da tdi pois ja nao tem escatel e problema resolvido. Se o teu motor for tdi o problema esta no suporte da bomba injectora. acredita no que te digo
 
Obrigado pela ajuda. Desculpem a demora a responder mas estive fora estes dias. Ainda não fui resolver a situação por falta de dinheiro. Evito esticar muito o carro e a cada 100km espreito a correia. Está um pouco mais comida mais não muito. É um 1.9D sim. O código do motor eu digo amanhã quando for ao carro. rferraz isso é coisa para custar quando, sabes dizer?

Obrigado a todos :)
 
1Y =1.9d
Vê o escatel da cambota. Qual é o código do motor?

Obrigado pela ajuda. Desculpem a demora a responder mas estive fora estes dias. Ainda não fui resolver a situação por falta de dinheiro. Evito esticar muito o carro e a cada 100km espreito a correia. Está um pouco mais comida mais não muito. É um 1.9D sim. O código do motor eu digo amanhã quando for ao carro. rferraz isso é coisa para custar quando, sabes dizer?

Obrigado a todos :)
 
Amigo verifica se o parafuso onde aperta o tensor não está meio torcido.. o que faz com que a correia não fique direita.. alem disso vê se as molas que seguram a tampa da distribuição.. normalmente a que fica da parte de traz tem tendência a ficar para dentro e o pessoal nem vê...
 
O parafuso e as molas estão ambas ok, eu saco muitas vezes a tampa fora para ir vendo o estado da correia. Por norma a cada 100km.

Sim o código do motor é mesmo 1Y
 
Olá fifa_1985, eu vi quando deram tensão na correia, tinha ficado exactamente no ponto. Deve ser mesmo da polie ou do escatel. Já agora aqui ficam duas fotos do estado actual da correia com 4500km. Já tem alguns dentes a rachar e parte já começa a saltar pelo tensor :s está a dar as últimas novamente.




Já agora, se me pudessem esclarecer, quando dizem polie da cambota estão a referir-se especificamente a quê:

Polie onde passa a correia do alternador: http://www.mister-auto.pt/pt/polia-cambota/febi-bilstein-33566_g3213_a10133566.html

Ou a roda dentada onde passa a correia de distribuição: http://www.mister-auto.pt/pt/roda-dentada-cambota/febi-bilstein-24674_g1066_a10124674.html

E o escatel? É alguma destas peças: http://www.mister-auto.pt/pt/retentor-cambota/seat-ibiza-ii-6k1-1-9-d-64cv_v7899_g572.html

Obg e abraço a todos
 
Ora bem, ontem foi dia de mudança de distribuição. Segundo o mecânico não há problema nenhum no escatel, as polies da cambota é que estavam completamente gastas. Meti duas polies novas e mantive o tensor. Conforme montamos a correia e damos duas voltas para ver como estava ela tem logo tendência a encostar um pouco para o lado esquerdo. Vamos ver se a correia continua com o desgaste anormal. Seguem fotos abaixo:

 
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