Converter sinal de resistência em voltagem

Boas pessoal,

Precisava de um modulo para converter um sinal de resistência em voltagem. Será que existe?

O objectivo é converter o sinal de combustivel de um 6K2 e transforma-lo em corrente (0-5V).

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar.
 
Boas pessoal,

Precisava de um modulo para converter um sinal de resistência em voltagem. Será que existe?

O objectivo é converter o sinal de combustivel de um 6K2 e transforma-lo em corrente (0-5V).

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar.

Boas. O que pretendes é um divisor de tensão que te dê a resistência indiretamente através da tensão.
Como é que vais obter o sinal de combustível?
 
Passo a explicar para o que preciso de fazer esta conversão. Instalei no meu carro um computador de bordo aftermarket, mas apenas faz a leitura de combustivel se o sinal for um sinal positivo entre 0 e 5V. Nos 6K2 não existe corrente no sinal de combustivel. A leitura é feita pelo quadrante através de um sinal de resistência. Salvo erro entre 0 e 400 ohms. O que eu precisava era de um módulo que fosse ligado à corrente de 12V (ou outra voltagem) e que fizesse a leitura do sinal de combustivel, convertendo-o num sinal de saída entre os 0 e os 5V.

Já experimentei fazer leituras com um multimentro à saída da bomba de combustivel, mas o sinal oscila entre os 0,20 e 0,50V aproximadamente. Com um intervalo tão pequeno entre o nivel máximo e minimo o erro vai ser muito grande.

Entretanto encontrei este módulo, será que funciona para o que quero?:

http://www.ebay.co.uk/itm/Potention...resistancevoltage-transmitteryy-/121377768937

Será que funciona para o que quero?
 
Last edited:
para fazeres um divisor de tensão vais acabar por baralhar o quadrante original e perderes assim a leitura deste.

visto que consegues ler uma voltagem na bóia, com um amplificador operacional, calcular o ganho e montar..
 
para fazeres um divisor de tensão vais acabar por baralhar o quadrante original e perderes assim a leitura deste.

visto que consegues ler uma voltagem na bóia, com um amplificador operacional, calcular o ganho e montar..


Strikerofdeath, no 6K2 a ligação é a seguinte:

Massa---Indicador de nivel combustivel----quadrante

Não é igual ler à entrada do quadrante ou na boia?

Eu não percebo muito de electrónica. Poderias-me explicar melhor isso do divisor de tensão e do amplificador operacional??
 
Boas. O que pretendes é um divisor de tensão que te dê a resistência indiretamente através da tensão.
Como é que vais obter o sinal de combustível?

Turbo, tenho duas possibilidades, ou à entrada do quadrante, ou à saída da bomba. Mas o sinal é o mesmo.
 
amigo martins , fosga-se curtia poder te ajudar ...

estes tipos costumam ter bué cenas ...

velleman

procura o que queres e mete esta marca ...

boa sorte amigo
 
Passo a explicar para o que preciso de fazer esta conversão. Instalei no meu carro um computador de bordo aftermarket, mas apenas faz a leitura de combustivel se o sinal for um sinal positivo entre 0 e 5V. Nos 6K2 não existe corrente no sinal de combustivel. A leitura é feita pelo quadrante através de um sinal de resistência. Salvo erro entre 0 e 400 ohms. O que eu precisava era de um módulo que fosse ligado à corrente de 12V (ou outra voltagem) e que fizesse a leitura do sinal de combustivel, convertendo-o num sinal de saída entre os 0 e os 5V.

Já experimentei fazer leituras com um multimentro à saída da bomba de combustivel, mas o sinal oscila entre os 0,20 e 0,50V aproximadamente. Com um intervalo tão pequeno entre o nivel máximo e minimo o erro vai ser muito grande.

Entretanto encontrei este módulo, será que funciona para o que quero?:

http://www.ebay.co.uk/itm/Potention...resistancevoltage-transmitteryy-/121377768937

Será que funciona para o que quero?

Pela tua descrição é mesmo esse módulo que necessitas.
Curioso é ver a tradução que os chinocas são a Ground (massa): Power to the interface
 
O que tu queres fazer, a meu ver, é complicado e vai dar-te valores pouco precisos. Com um divisor de tensão tens um problema do alternador nem sempre produzir o mesmo valor de tensão, alterando-te a referência e portanto as leituras. Acho que a melhor solução seria um microcontrolador que fizesse isso, tipo um arduino
 
Pela tua descrição é mesmo esse módulo que necessitas.
Curioso é ver a tradução que os chinocas são a Ground (massa): Power to the interface

Obrigado wifi, já pedi ao vendedor mais informações àcerca desse módulo.

Sim, os chinocas são lixados (já descobriram google tradutor)

O que tu queres fazer, a meu ver, é complicado e vai dar-te valores pouco precisos. Com um divisor de tensão tens um problema do alternador nem sempre produzir o mesmo valor de tensão, alterando-te a referência e portanto as leituras. Acho que a melhor solução seria um microcontrolador que fizesse isso, tipo um arduino

Penso que o módulo que referi faz mais ou menos isso, correcto? O meu CB, onde vou ligar o sinal de 0-5V é tipo um arduino, mas um pouco mais evoluído. Tens aqui alguma informação sobre o mesmo:

http://www.telwis.pl/universal-trip-computer-utcomp-p-119.html
 
Strikerofdeath, no 6K2 a ligação é a seguinte:

Massa---Indicador de nivel combustivel----quadrante

Não é igual ler à entrada do quadrante ou na boia?

Eu não percebo muito de electrónica. Poderias-me explicar melhor isso do divisor de tensão e do amplificador operacional??

tu tens o sensor de resistência que esta a ser utilizado pelo quadrante... no caso de meteres um divisor de tensão para conseguires ler de outra forma, o quadrante vai deixar de conseguir ler o sinal correcto... logo consegues o que queres, mas perdes noutro lado.

o amplificador é algo que te vai aumentar o sinal multiplicando por um ganho... imagina que consegues ler valores na ordem dos 0.2V a 1V, ao meteres um amplificador com o ganho de 5, ficas com valores de 1V a 5V

no teu caso consegues valores de 0,2 a 0,5... com um amplificador com ganho 10, ficas com valores de 2V a 5V o que é muito bom.

edit: nao tem nada a ver onde vais ver o sinal, se a frente se atrás, tem a ver é como o vais fazer, se ao ler nao interfere com o resto do circuito.
 
Last edited:
tu tens o sensor de resistência que esta a ser utilizado pelo quadrante... no caso de meteres um divisor de tensão para conseguires ler de outra forma, o quadrante vai deixar de conseguir ler o sinal correcto... logo consegues o que queres, mas perdes noutro lado.

o amplificador é algo que te vai aumentar o sinal multiplicando por um ganho... imagina que consegues ler valores na ordem dos 0.2V a 1V, ao meteres um amplificador com o ganho de 5, ficas com valores de 1V a 5V

no teu caso consegues valores de 0,2 a 0,5... com um amplificador com ganho 10, ficas com valores de 2V a 5V o que é muito bom.

edit: nao tem nada a ver onde vais ver o sinal, se a frente se atrás, tem a ver é como o vais fazer, se ao ler nao interfere com o resto do circuito.

E com um módulo como este?

http://www.ebay.co.uk/itm/Potention...resistancevoltage-transmitteryy-/121377768937

Será que interfere com o quadrante?
 
Boas. Existem vários tipos de sensores (capacitivos, resistivos, indutivos...). Um sensor resistivo é um componente que varia de resistência conforme a sua "sensibilidade", neste caso varia o seu valor nominal de resistencia conforme o nivel de diesel. Um microcontrolador não lê este valor de resistência como sugeres, nem o do carro, mas sim um sinal eléctrico. O principio de funcionamento é igual a um potenciómnetro, injectas uma determinada diferença de potencial, e conforme a resistencia do sensor, irás obter outra. É este valor que é utilizado para dar informação no quadrante e afins.
Pelo que me apercebi o sensor funciona com uma tensão inferior àquela que necessitas, no entanto não a poderás alterar, ou baralhas tudo o resto. A solução mais simples e económica é como te foi sugerido um ampop(amplificador operacional) com o ganho que necessitas. Terás que tirar valor máximo e minimo (depósito cheio e vazio) e o valor de tensão que alimenta o sensor. Depois é só jogar com o ganho.
Se necessitares posso fazer-te um.

Cumprimentos ;)
 
Ah e relativamente ao módulo que referes,

http://www.ebay.co.uk/itm/Potentionm...-/121377768937

isso serve para ler um sensor independente, não o do carro, repito, NÃO O DO CARRO.
Se ligares isso estarás a introduzir tensão num sistema que ja funciona com a tensão adequada, o mais provável é qualquer coisa ir à viola, se é que me entendes.

the output voltage: 0.00V ~ 5.00V / 0.00V ~ 10.00V

referiste que mediste 0,5V máximo ???

Cumps
 
Boas. Existem vários tipos de sensores (capacitivos, resistivos, indutivos...). Um sensor resistivo é um componente que varia de resistência conforme a sua "sensibilidade", neste caso varia o seu valor nominal de resistencia conforme o nivel de diesel. Um microcontrolador não lê este valor de resistência como sugeres, nem o do carro, mas sim um sinal eléctrico. O principio de funcionamento é igual a um potenciómnetro, injectas uma determinada diferença de potencial, e conforme a resistencia do sensor, irás obter outra. É este valor que é utilizado para dar informação no quadrante e afins.
Pelo que me apercebi o sensor funciona com uma tensão inferior àquela que necessitas, no entanto não a poderás alterar, ou baralhas tudo o resto. A solução mais simples e económica é como te foi sugerido um ampop(amplificador operacional) com o ganho que necessitas. Terás que tirar valor máximo e minimo (depósito cheio e vazio) e o valor de tensão que alimenta o sensor. Depois é só jogar com o ganho.
Se necessitares posso fazer-te um.

Cumprimentos ;)

Ah e relativamente ao módulo que referes,

http://www.ebay.co.uk/itm/Potentionm...-/121377768937

isso serve para ler um sensor independente, não o do carro, repito, NÃO O DO CARRO.
Se ligares isso estarás a introduzir tensão num sistema que ja funciona com a tensão adequada, o mais provável é qualquer coisa ir à viola, se é que me entendes.

the output voltage: 0.00V ~ 5.00V / 0.00V ~ 10.00V

referiste que mediste 0,5V máximo ???

Cumps

Tinha ideia que um módulo como esse fazia a leitura como por exemplo um multímetro e que depois convertia proporcionalmente a essa leitura, os 12V de entrada numa voltagem de saída compreendida entre 0 e 5V. Não é assim?

Eu por exemplo comum multímetro, consigo ler o valor de resistência emitido pelo leitor de nível de combustível sem atrofiar o quadrante. Coloco um terminal do multímetro na carroceria do carro (massa) e o outro na saída da bomba e obtenho a leitura da resistência em ohms.
 
Vou tentar exemplificar-te com um esquema electrico:



Vamos supor que o potenciómetro P1 é o sensor de nivel e está a ler no máximo. Supomos também que é aos terminais do mesmo que é feita a leitura do sinal. No circuito 1 temos um sistema que está projectado para te ler valores entre 0~1V, simulando o do carro, onde tens aos terminais um valor de cerca de 1V. No circuito 2 temos um sistema que está projectado para te ler valores entre 0~5V, simulando o que pretendes, onde tens aos terminais um valor de cerca de 5V. No circuito 3 tens os 2 interligados onde como podes ver tens um valor superior a 5V. Ora um microcontrolador que está programado para te dar informação de deposito cheio quando lê 1V, passando a ler 5V não te ira dar nunca valores correctos, e no caso da Vmáx de funcionamento ser inferior a 5 é possivel que queime. No circuito 4 tens um amplific ligado onde como podes ver não interfere no valor aos terminais do potenciometro e dá-te um valor final de cerca de 5. Existem sistemas diferentes dos que te apresento, com outro tipo de associação de resistências, que te introduzem uma tensão minima amplificando posteriormente o sinal. Se comprares esse módulo antes de ligar tens de saber que tipo de sistema é, e que tensão te induz no sensor. O ideal é se comprares ligares 1º uma resistencia aos terminais IN e verificares com o multimetro qual a tensão que tens a esses terminais.

Cumps
 
Back
Top