Controlo de tração...mito ou verdade?

pois como toda gente ja ouviu falar
diz-se que se nota o andamento ou o arranque do carro com o control off principalmente no 6L
gostava que o pessoal partinhase a experiencia que tem disto e que diferenças nota e o quanto significativas sao?
e se so desliga o control simplesmente?

ps:espero nao ser repost
 
Obviamente que o TCS corta a resposta do acelerador pela ECU e aplica os travões à mesma velocidade que o ABS, no arranque em 1ª em piso seco o TCS ON tem desvantagem, em piso molhado tem vantagem porque deixa o pneu aderir ao piso de forma gradual, mas depois a partir da 3ª, com o carro já em velocidade não compensa ter o TCS ligado porque numa ligeira patinagem, os travões vão ser aplicados outra vez.
 
mas notas tipo a arrancar melhor? sair mais cedo?
e em ponta notas alguma coisa?

Sendo controlo de tração é so para controlar a tração ao piso quando as rodas motrizes patinam ; em ponta elas não patinam ...
Unica coisa que poderás notar é um pouco mais de rapidez de arranque ...
 
tens melhor arranque depende da potencia do carro. pq um carro a patinar pouco anda! o objectivo do controlo de tracção (e tal como podemos ver na F1) é ñ deixar as rodas perder tracção a fim de o carro estar sempre em movimento!

na teoria dos 0-100/0-200 o carro teria de ser mais rapido com o controlo de tracção ligado. mas claro q depende tb mt da qualidade do controlo de tracção (isto em teoria claro).
 
Obviamente que o TCS corta a resposta do acelerador pela ECU e aplica os travões à mesma velocidade que o ABS, no arranque em 1ª em piso seco o TCS ON tem desvantagem, em piso molhado tem vantagem porque deixa o pneu aderir ao piso de forma gradual, mas depois a partir da 3ª, com o carro já em velocidade não compensa ter o TCS ligado porque numa ligeira patinagem, os travões vão ser aplicados outra vez.

O TCS (controlo de tracção) é acionado pelo corte de binario/combustivel, o ESP (controlo de estabilidade) é que é acionado pelos travões.
 
O TCS (controlo de tracção) é acionado pelo corte de binario/combustivel, o ESP (controlo de estabilidade) é que é acionado pelos travões.

Sim, o ESP obviamente aplica os travões de forma independente, mas o TCS é partilhado com o ESP e aplica igualmente os travões se necessário, não é só corte de potência:

Intervention consists of one or more of the following:

  • Reduces or suppress spark sequence to one or more cylinders
  • Reduce fuel supply to one or more cylinders
  • Brake force applied at one or more wheels
  • Close the throttle, if the vehicle is fitted with drive by wire throttle
  • In turbo-charged vehicles, a boost control solenoid can be actuated to reduce boost and therefore engine power
 
Last edited:
A vantagem de estar desligado ou ligado depende muito dos pneus e do estado em que estao e da potencia com que o carro está. O meu com pneus mais carecas, ganha bastante com o ESP desligado, pq com ele ligado quando passo de 1ª para 2ª á cão o carro tranca e n anda pa frente..

Com o carro de origem e com pneus bons, quase nem se nota diferença com ele ligado/desligado.
 
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