Consumo enorme de oleo IBIZA SDI

Boas ppl,

A namorada comprou uma ibiza SDI ano 2000...com 103mil (apenas o volante está um pco desgastado pros 100mil )...e o grande problema agr:

O carro fez a revisão pra mao dela, oleo 15W40 pra fazer 5000klm...mas ao fim de 3500klm feitos..a luz do oleo acendeu...a vareta nem pescava oleo.

Resultado: está a consumir +/- 1L por cada 1000klm.

Ora e então o que será ? Segmentos? juntas?. O carro faz o fumo normal...Qt custará uma revisão destas? abrrir o motor todo?


Obg pessoal
 
Last edited:
Primeiro convem veres se ele nao esta a perder o oleo para o chao (se nao tem nenhuma fuga porque para um carro desses e com um oleo de tal viscosidade(15/40w) nao era para desaparecer;mas claro se esta na garantia a que reclamar...boa sorte com isso porque nao parece estar em grande estado...lol:(
 
o volante gasto nao e um grande indicador, pois os dos 6k2 sem pele sao uma bosta..

O meu tb esta mt rompido, e pelo que ja sondei por aqui, é mesmo da qualidade do volante..
 
boas
isto é assim atestas o nivel oleo no max e fazes 1000km e voltas a atestar e ves qual foi o consumo oleo:cool:
podes ser tb se o avanço da bomba esta ok se tiver avançado tb gasta oleo
outra situaçao que pode ver tb é se tem o refletor oleo na cabeça (tiras a tampa do oleo e se vires o veio de excentricos nao tem o reflector nao ok-se tiver esta ok)ou seja estes motores alguns sairam com a ausencia do reflector e originava o consumo de oleo se nao tiver tens de por um é so tirar o colector de admissao e a tampa das valvulas:lol: :lol: e aplicar o reflector de oleo
 
Eu axo muito dificil esses motor gastar 3lts de oleo 15W-40 em 3500kms. O mais certo era nao terem o oleo a nivel quando o compraram, ou esse oleo ja ter muitos kms, como tal perdeu as qualidades e quase que se evapora!! Para gastar esse oleo todo tinha de fazer fumo pa caraças. Se ja meteste a nivel faz uns bons kms e vê como está, para veres o que realmente esta a consumir.
 
Boas ppl , obg pelas dicas

Ainda nao tivemos tempo pra ir ao stand.

Realmente o carro não deita oleo para o chão, no outro dia vi tudo por cima e ñ reparei em nenhum babado. o motor está sujo e nao foi lavado...(o que poderia esconder alguma fuga pra tapar os olhos ao cliente)

Qt ao volante fico mais descansado...

Abri a tampa onde se mete o oleo e ve-se a arvore de cames...ñ tem reflector nenhum...acho que já tou a ver que peça é...

Agora vou realmente fazer o que o geogiz110 disse. atestar e ver qt gasta por cada 1000 klm... o carro até que poderá ter a bomba adiantada...já vinha com 2 ponteiras, sem logos atrás...rede + acrilico, jantezinhas e tal...nao tá azeiteiro mas é um indicio de q o anterior dono lhe poderia ter feito pra andar mais..lol

O carro anda mt bem..tem um desenvolvimento mt fixe..acho que ta normal..mas a ver vamos.

P.S. É q foi comprado em stand a um booooom preço mesmo. SDi mais barato que foi encontrada pela zona.

Dps vou dizendo como se vai comportando aquele motor.

CumPZ
 
Last edited:
pois essas historia é precisamente igual a de um amigo meu, comprou um novo e aconteceu o mesmo.. 1000km 1 litro oleo...vou tentar saber mais.. o dele tambem era um sdi
 
pois é meus amigos ponham o reflector de oleo que a maquina passa a gastar menos oleo :lol: :lol:




viver nao custa
custa é saber viver:D
 
A minha namorada tem um carro igual de 11-2000 com os mesmos kms e tem o refletor de oleo e não bebe oleo nenhum e usa 5W40 100% Sintético.
 
Foinix...ppl akguem sabe o preço do reflector de oleo ?? (e referencia, já agr)

Épah nao percebo por onde é que o oleo vai...será que está a manda-lo todo para a admissão? atraves do respiro da tampa das valvulas? Pq é que uns trazem o reflector e outros não?

Torres, qd souberes de algo avisa aqui...obg

P.S. Alguem que tenha aplicado o reflector de oleo, diga se o consumo parou/baixou sff.

CumpZ
 
Last edited:
Eu também tenho um sdi e o gajo bebe m o mesmo. Pior se experimentares fazer 350Km's em AE sempre a fundo ele gasta-me mais ou menos 0,750L de oleo, ja fui á seat eles montam te isso por 45/50 €.... eu é que ainda não tive pachorra de lá ir ... pa mas é mesmo melhor fazeres isso na Seat porque se eles te lixarem a junta ou qq coisa tens a garantia na mão.

Cumps
 
Spiff eu conduzo tds os dias uma VW Caddy 1.9D (NOT SDI) ano 2000 da empresa e tem 190mil...tem o reflector de oleo e sempre foi esgaçada ao maximo (e ainda é lol), resultado leva 1,5litro oleo por cada 10 mil klm ... e pk esta muda o oleo de 15 em 15mil (sintetico 5w40)

Aki fica a pergunta: o teu já nao tem o reflctor?

CumpZ
 
não faço a minima ideia se tem reflector, por isso é que estava a perguntar, de qualquer maneira o consumo de óleo parece ter estabilizado, parece que era do óleo (Esso)
 
Bem,

Afinal o montro chamado consumo exagerado de óleo Voltou.

Aqui vão os sintomas do carro:

Não faz fumo branco ...
Não verte óleo ...
Metendo a mão por cima da tampa do óleo não sai nenhum.
O carro está a andar normalmente e os consumos de gasóleo são normais

A única coisa que detectei foi uma substância pastosa no depósito da àgua.
Será da junta da cabeça do motor?

Se alguém me puder ajudar agradecia. Se for da junta quanto me custará reparar isso?
 
Oh Oh...
Se calha queimaste a junta da cabeça. Vês o mesmo na tampa do oleo tambem?


Faz um teste de compressão aos cilindros e deverás ter uma resposta.
 
Se alguém queimou a junta não fui eu :D
foi o dono anterior, o carro já anda assim há uns tempos.
De qualquer maneira o carro vai ao mecânico para resolver isso.
Daqui a uns tempos ja vais andar a mandar fumo sem probs :brilho:

a ver vamos.
 
Back
Top