Consumo de Óleo no Manco

Boas pessoal.

Mudei o óleo pela última vez aos 96 mil kms, estou quase com 108 mil kms...
O óleo que coloquei é o Castrol Edge TD 5w40, que é o óleo que meto sempre!

A questão é que quando troquei o óleo (supondo que o nível são 5/5), ficou para aí a 4/5, o meu pai nunca gosta de encher os carros de óleo até à última porque já teve uma má experiência, então deixa sempre aí a uns 80%.
Desde a última troca, muita coisa se passou, troquei a distribuição aos 103 mil e tudo o que é normal, fiz muitos kms em AE, alguns deles acima dos 150km/h (fiz uma vez mais de 100kms a 160-170, sempre a cheirar as 4000rpm), alguns a dar calor no carro, ando muito em zonas com temperaturas negativas, geralmente o óleo nem aquece (ultimamente só faço 5 kms por dia no carro e é de noite com temps negativas), mas a maíoria dos kms que faço (70%) são a andar em nacional a 90-100km/h. E raramente passo das 2500rpm.

Hoje, para meu espanto, fui ver o óleo e está aí a 2/5 da vareta, o que não me agradou nada!!!

O carro para todos os efeitos tem óleo, está ligeiramente abaixo de meio, mas isto poderá dever-se a quê? O meu carro nunca bebeu óleo...

Acham que devo meter um litrinho?
Será que há problema em esperar até à próxima muda de óleo que é daqui a 3 mil kms (isto pra mim 2 meses praí)??
Ou será que devo mudar tudo já?!

Cumpts.
 
Last edited:
Já me aconteceu ir ver o nivel e nem a meio chegava, no outro dia volto a medir e já estava no maximo.

Parece que o oleo nem sempre escorre totalmente para o carter.
 
Pois a questão é que como já referi várias vezes, não gosto de brincar com o óleo e tenho verificado de 3 em 3 dias... E o nível mantem-se ligeiramente abaixo do nível médio.
 
se ele se mantem a baixo de meio que tas a espera para meter oleo ate ficar na marca certa? com oleo nao se brinca se nao la se vai o motor...mete oleo e nao tejas a espera da revisao para mudares o oleo...metes uma beca para se aguentar a mudança total e ai controlas de ele anda a desaparecer,se assim for podes ter alguma fuga ou algo assim...mete oleo e vai vendo o nivel
 
Back
Top