Compatibilidade de Bomba Injectora TDI 90/110

Olá a todos,

um amigo meu tem um ibiza gt tdi de 90 cv (logo dos primeiros Gt Tdi's que sairam) que tem um problema na bomba injectora, o que torna o trabalhar muito irregular, revelando igualmente muita dificuldade em pegar (já se trocou as velas de incandescência só por descargo de consciência).

Apesar de já se ter procurado uma bomba do motor de 90 cvs, não se encontrou nada, ao contrário das do 110 cvs que são relativamente fáceis de encontrar.

Sabem se a bomba do 110 cvs é plug&play no motor de 90?

Obrigado,

Jacsport
 
Se tens problema a pegar e n é velas, troca a polie da cambota, a da correia de distribuição, e qd fizeres isso, mete o tensor da correia novo. N voltes usar um tensor q já foi apertado uma vez. O na minha, tentou-se usar o mmo pq a correira só tinha sido trocada a 10.000km, o tensor partiu ao apertar, o q fale é q se deu conta antes de dar à chave...

A polie tem uma alheta, uma espécie de escatel, q n deixa a polie soltar-se depois da cambota depois de apertada. Ou seja, para fazer a polie acompanhar o mmo movimento da cambota... O q aconteçe, é q essa alheta se desgasta, e a polie n fica fixa a 100%. O motor ao trabalhar, akilo "ginga" um bocado e é o suficiente para n pegar e/ou trabalhar mal.
A minha só não pegava a frio, o mecânico kuase q me "batia" qd lhe disse para trocar akilo. Deram-me essa info uns amigos da VW. E foi verdade.

Depois coloco fotos da polie com a alheta desgastada. Guardei-a com a ideia de por aki as fotos, mas depois desleichei-me.

Abraço
 
Obrigado pelo comentário.

Ainda assim, face aos kms que o carro tem, julgo que poderá não ser daí. Ele tem cerca de 130.000 kms.

A razão por que se suspeita da bomba injectora, tem a ver com o facto de se ter consultado já 2 oficinas especializadas em bombas injectoras e todas terem apontado nessa direcção.

Em todo o caso, obrigado pela dica.

Cumprimentos,

Jacsport
 
desculpa a minha insístência, as eu n ganho nada com mecânica, alás, sou da áreda da informática, mas gosto mt de mecânica.
Venho todos os dias ppl a ser enganado e mt mais... A minha TDi 90cv, q é mmo motor, tem 195.000km, e anda mt bem, n tem qq tipo de problema. Não me digas q com 130.000km a bomba num carro stock está com probs :s

Aliás, a unica coisa q se costuma fazer, é a revisão aos injectores aos 200.000km q é o q vou fazer agora, mas apenas por manutenção. Não tenho qq tipo de problemas, e ainda puxo mts vezes com a carrinha.

Eu axo q esses men's das bombas, sem kerer fazer mal a ninguém, estão a tentar é sacar-te o dinheiro...
 
Tenho 384000 kms, problemas com bomba injectora 0! Toma atenção a tudo o que te disseram, isso sim! Carreto da cambota, filtro de gasóleo, distribuição no ponto!
 
Jacsport disse:
Olá a todos,

um amigo meu tem um ibiza gt tdi de 90 cv (logo dos primeiros Gt Tdi's que sairam) que tem um problema na bomba injectora, o que torna o trabalhar muito irregular, revelando igualmente muita dificuldade em pegar (já se trocou as velas de incandescência só por descargo de consciência).

Apesar de já se ter procurado uma bomba do motor de 90 cvs, não se encontrou nada, ao contrário das do 110 cvs que são relativamente fáceis de encontrar.

Sabem se a bomba do 110 cvs é plug&play no motor de 90?

Obrigado,

Jacsport



Boas.
O meu tdi teve um problema parecido. No meu caso tinha a cabeça da bomba lixada. O mecanico disse k era velas, mudaram-se continuou igual. Insisti pra se ver a bomba e realmente o problema era de lá.
No meu caso o carro custava a pegar e quando pegava ficava incerto alguns segundos e deitava uma nuvem de fumo. Para ser problema na cambota ter passado o escatel o trabalhar tem k tar sempre incerto, por isso aconselho-te a nao puxar pelo carro e verificar esta situação o mais rapido possivel.

Cumprimentos
 
Obrigado a todos pelas dicas e comentários.

MeloVti, tens razão no que dizes. Estive com atenção a ver as correias e na mouche... aquilo lá em baixo está para lá de empenado.

Contudo disse-me este meu amigo que, fez recentemente um diagnóstico num agente autorizado bosch (carro ligado à máquina) e a bomba tem mesmo problema.

Para já vão-se trocar as polies e tudo o que é correias e tensores (o carro já está no mecânico).

Contudo, dado que a bomba tem que ser trocada, gostava de saber se a do motor 110 pode ser montada.

Cumprimentos,

Jacsport
 
O meu carro a frio pega muito bem, já quando está quente, por vezes, da 4 ou 5 voltas ao motor de arranque.

Já me disseram que se resolve com uma bateria nova, já me disseram que era velas, agora li o que está em cima.

Bem assim já nem sei.......
 
Last edited:
Jacsport disse:
MeloVti, tens razão no que dizes. Estive com atenção a ver as correias e na mouche... aquilo lá em baixo está para lá de empenado.

O prob q descreveste, era mt parecido com o meu, e como akela peça tem um aspeto de resistência mt manhoso, duvidei disso ;-)
Ainda bem q viste isso, pq isso pode causar empeno na cambota :(
 
@ntóniu disse:
O meu carro a frio pega muito bem, já quando está quente, por vezes, da 4 ou 5 voltas ao motor de arranque.

Já me disseram que se resolve com uma bateria nova, já me disseram que era velas, agora li o que está em cima.

Bem assim já nem sei.......

fdx, alguém aki sabe como trabalha um motor a disel ? (sem kerer ofender ninguém)
as podes passar a vida toda com as velas fdd's e nunca dares por elas...
As velas nos TDI's só trabalham a baixo dos 6ºC
A bateria é (só) para por o carro a trabalhar, se o motor dá 5 voltas ao arranke, é pq a bateria está boa, se n, nem rodava...

Logo, se só n pega a kente, e dá ao motor de arranke, nem é velas nem é bateria...
 
SpeedManiac disse:
Para ser problema na cambota ter passado o escatel o trabalhar tem k tar sempre incerto, por isso aconselho-te a nao puxar pelo carro e verificar esta situação o mais rapido possivel.
My friend, o meu depois de akecer, trabalhava certinho, e puxava bem. E só era a polie da cambota...

MeloVTi disse:
A minha só não pegava a frio, o mecânico kuase q me "batia" qd lhe disse para trocar akilo. Deram-me essa info uns amigos da VW. E foi verdade.
Isso pq ele tb dizia q se era isso, o motor tinha de falhar sempre, e é um mecânico mt experiente...
 
Last edited:
Eu, contrariamente a alguns membros aqui do fórum, não sou muito apologista de certos DIY.

Os mecanicos também precisam de jantar...

Quando não se sabe ao certo o melhor é ir perguntar a quem sabe!
 
Last edited:
@ntóniu disse:
Eu, contrariamente a alguns membros aqui do fórum, não sou muito apologista de certos DIY.

Os mecanicos também precisam de jantar...

Quando não se sabe ao certo o melhor é ir perguntar a quem sabe!

Tens toda a razão e concordo, mas n sabes se esses "DIY", é o ganha pão de amigos ou até familiares de esses mmos membors q as vs opinam aki ;-)

Além disso o conhecimento é a melhor coisa q se pode ter.
Agora, como um colega meu, q vai à Ford fazer revisão "normal" de oleo e filtro, e mete para além disso pastilhas, paga 375€ (75 contos) e fica contente, é pq tem dinheiro lol
PS: eles metem pastinhas da concorrência, Bendix, metade do preço, mas pagas as originais.

Como podes ver, o conhecimento só pode é desmascarar kem é ou n honesto e reverter a vosso favor ;-)
 
MeloVTi disse:
Tens toda a razão e concordo, mas n sabes se esses "DIY", é o ganha pão de amigos ou até familiares de esses mmos membors q as vs opinam aki ;-)

Além disso o conhecimento é a melhor coisa q se pode ter.
Agora, como um colega meu, q vai à Ford fazer revisão "normal" de oleo e filtro, e mete para além disso pastilhas, paga 375€ (75 contos) e fica contente, é pq tem dinheiro lol
PS: eles metem pastinhas da concorrência, Bendix, metade do preço, mas pagas as originais.

Como podes ver, o conhecimento só pode é desmascarar kem é ou n honesto e reverter a vosso favor ;-)

Eu tb concordo que a malta tem que conhecer...
Até porque serve para não ser enganado!

Quem faz as revisões ao meu carro também sou eu. Mudar filtros; oleos; pastilhas...

Mas já as coisas, ditas mais complicadas, ficam para quem realmente sabe. Não faço experiencias!

Ainda há pouco o meu carro andavam com os ditos sintomas MAF ou N75, para alguns era de certeza a N75, para a outros era a MAF.

Para a ficha de diagnóstico da Morgado & Amado era de certeza a MAF.

Ve lá bem que acertaram!!!!
 
MeloVTi disse:
Se tens problema a pegar e n é velas, troca a polie da cambota, a da correia de distribuição, e qd fizeres isso, mete o tensor da correia novo. N voltes usar um tensor q já foi apertado uma vez. O na minha, tentou-se usar o mmo pq a correira só tinha sido trocada a 10.000km, o tensor partiu ao apertar, o q fale é q se deu conta antes de dar à chave...

A polie tem uma alheta, uma espécie de escatel, q n deixa a polie soltar-se depois da cambota depois de apertada. Ou seja, para fazer a polie acompanhar o mmo movimento da cambota... O q aconteçe, é q essa alheta se desgasta, e a polie n fica fixa a 100%. O motor ao trabalhar, akilo "ginga" um bocado e é o suficiente para n pegar e/ou trabalhar mal.
A minha só não pegava a frio, o mecânico kuase q me "batia" qd lhe disse para trocar akilo. Deram-me essa info uns amigos da VW. E foi verdade.

Depois coloco fotos da polie com a alheta desgastada. Guardei-a com a ideia de por aki as fotos, mas depois desleichei-me.

Abraço
Quando puderes, então, põe lá aí as fotos disso, já agora.
O meu "guincha" ao ralenti, mas assim que lhe ponho um bocadinho o pé, para aí até às 1000rpm, deixa de guinchar, ou pelo menos deixa de se ouvir.Tb pega mal a quente.
O guinhco parece vir da poli que fica ali para os lados da bomba de água (acho eu) e isso b não é muito longe da correia de distribuição. Essa poli também me parece tar um bocado de lado.Isto tudo aos 122000km
 
Leonberger disse:
Quando puderes, então, põe lá aí as fotos disso, já agora.
O meu "guincha" ao ralenti, mas assim que lhe ponho um bocadinho o pé, para aí até às 1000rpm, deixa de guinchar, ou pelo menos deixa de se ouvir.Tb pega mal a quente.
O guinhco parece vir da poli que fica ali para os lados da bomba de água (acho eu) e isso b não é muito longe da correia de distribuição. Essa poli também me parece tar um bocado de lado.Isto tudo aos 122000km
Ok, qd xegar a casa trato das fotos.
Em relação ao xiar, o problema q tb konheço é derivado ao tensor da correia do alternador sem força e/ou rolamento a gripar, ou seja, precisa de ser trocado. Isso é o q tb se passa no meu, n sei se poderá ser ou teu caso ou não, mas 50% dos ruídos mecânicos, são derivados a falta de lubrificação. Podes sempre dar uso ao WD-40 nas polies q estiveres à vista, librificas uma a uma, ou seja, deitas o spray com o tubinho entre a polie e a correia, e na q deixar de fazer barulho, é essa a "criminosa". Podes resolver o ruido com isso, mas aconselho-te vivamente a ires a um mecânico de confiança verificar isso, para vere a tenão das correias, e respectivos tensores.
Espero q já tenhas trocado a correia de distribuição :roll:
 
Back
Top