[comparaçao] FR TDI vs GPunto MJ

a única barbaridade que disseste foi a origem do common Rail :D.

http://en.wikipedia.org/wiki/Common_rail

a versão em português está errada.

Desculpa a correcção, mas não gosto de vêr a Fiat a ficar com créditos de algo que não desenvolveu.

Cumps.

a Fiat participou no desenvolvimento.. mas n é exclusivo nem patenteado por eles.. mas pronto n se pode falar mto nisto senão comemos na cabeça durante mais 10 páginas de tópico :D:D

fiat :supz: pétáculo :supz:
 
a Fiat participou no desenvolvimento.. mas n é exclusivo nem patenteado por eles.. mas pronto n se pode falar mto nisto senão comemos na cabeça durante mais 10 páginas de tópico :D:D

fiat :supz: pétáculo :supz:

Por mim podemos falar do que quisermos. Eu não reparei no tamanho que já levava o tópico quando postei (o meu pc da empresa é uma bela m...), senão nem postava. Quanto à FIAT participar no desenvolvimento, até pode ter participado, mas não foi a criadora da tecnologia, era só isso que queria dizer. Tanto fiz esta correcção em relação à FIAT como a faria em relação à SEAT, VW, AUDI, etc. Eu gosto de carros em geral e do meu em particular.

Cumps.

PS: Já existe um tópico com o tamanho das pilas no offtopic :rir:
 
Vou abrir um tópico.

"Comparativo entre quem pina com o rabinho aberto ou com o rabinho fechado."

A minha resposta está dada: Eu pino com a pilinha.
 
é preciso é animar o forum..
voltemos ao tópico.. eu digo q o melhor é o CTR :rir:



ai n era deste..



pronto quando for grande e tiver juízo compro um punto...:rir::rir:
 
é por muitos pensarem assim como tu, que vêm para os foruns darem largas á imaginação e tornarem-se "grandes heróis" atrás do teclado.

Lolo para onde voces levam a conversa...LOL...:weedman:
Aqui ninguem quer ficar com o titulo de heroi, pelo menos deste lado, eu so quis dizer que num forum, é um sitio onde se debatem ideias seja de que tema for, como tal cada um é livre de dar a sua opinião, desde que não desrespeite ninguem, nem seja mal educado...creio n haver problema, e ninguem morre por isso. E so respondi ao que o user me respondia, quando me citava, se ele tem o direito disso, eu tambem o tenho...e se a moderação achar que deva intervir...tudo bem.
Agora acho piada é alguem argumentar com factos, algo que é evidente... mas como a ideia n agrada a maioria...desvalorizam isso...
Voltando ao tema:
O GPunto pelos vistos em performances perde para a Ibiza FR, tudo bem nada contra, agora no resto são demais as evidencias, de que o GPunto Sport supera a Ibiza FR... mas não sera normal isso? Um saiu em 2002 salvo erro, outro saiu em 2006.... em 4anos as coisas evoluem na industria automovel, seja em que marca europeia for e se calhar provavelmente ate o Ibiza novo podera vir a ser melhor que o GPunto...para mim isso ate "mau seria" se n fosse...porque as marcas decerteza que desenvolvem um novo produto, em função também do rival existente...
Agora falando das circunstancias actuais, sendo um "FIAT" ou não... com tudo isso implique, de bem ou para mal... creio que fora a estetica que é um campo discutivel, e as performances no catalogo... o GP neste momento leva vantagem no restante. Mas prontos não nos vamos chatear por causa disto,são opiniões...desde que as respeitem tudo bem.
No comparativo que o user colocou, ou ele admite que um Fabia é igual a um Ibiza, ou só esta a comparar motores, e como ja foi dito o TDI leva vantagem. Quanto a exclusividade...no sentido em haver mais ou menos veiculos identicos...isso é como tudo...
A uns tempos havia quem dissesse que era preferivel comprar um GTC do que uma Ibiza...pq seria mais distinto etc...havia menos...etc
Na altura isso era verdade, era mais "exclusivo" ter um GTC do que ter uma Ibiza...da mesma forma que actualmente um GPunto sera mais exclusivo do que uma Ibiza. Mas tambem aqui discute se a actualidade...e não a previsão do futuro.
Por exemplo é inegavel que um Alfa GT tenha um grau de exclusividade superior a um A3... não estando aqui a discutir qual deles é o melhor, mas que nesse campo isso é verdade, sim é.

:brilho:
 
Last edited:
quanto ao GP, nao posso dar opiniao, nunca vi um de perto, nunca andei num...
é bonitinho, mas mesmo em estetica preferia um FR.
francamente, o GP agradou-me muito quando o vi no anuncio na tv, mas depois apartir do momento que o vi ao vivo, perdeu interesse.
parece bem mais pequeno que um ibiza (impressao minha?)
 
Mas porque é que numa comparação há sempre molho?

Tudo bem que os animos possam se ter exaltado, não me desculpabilizando do que quer q seja. Mas creio que tambem houve users, que, se criticaram algum comportamento desnecessario ocorrido neste topico, poderiam ter tido o papel de "moderadores" , do que enterrar ainda mais o topico...atirando lenha para a fogueira.
Portanto, se aqui alguem errou fomos todos... ;)

Cumps
 
quanto ao GP, nao posso dar opiniao, nunca vi um de perto, nunca andei num...
é bonitinho, mas mesmo em estetica preferia um FR.
francamente, o GP agradou-me muito quando o vi no anuncio na tv, mas depois apartir do momento que o vi ao vivo, perdeu interesse.
parece bem mais pequeno que um ibiza (impressao minha?)

:D

Bem de qq das maneiras, ao vivo o GPunto, referindo me ao Sport, parece ser mais volumoso que o Ibiza...
Mas tambem actualmente todos os modelos novos parecem ter engordado...
206 - 207
Punto - GPunto
Clio II - Clio III

Assim como o Leon I vs Leon II ...por isso possivelmente o futuro Ibiza virá nessa linha...
Tambem esse factor a partida deve-se a evolução no campo da segurança, n sei...
 
:D

Bem de qq das maneiras, ao vivo o GPunto, referindo me ao Sport, parece ser mais volumoso que o Ibiza...
Mas tambem actualmente todos os modelos novos parecem ter engordado...
206 - 207
Punto - GPunto
Clio II - Clio III

Assim como o Leon I vs Leon II ...por isso possivelmente o futuro Ibiza virá nessa linha...
Tambem esse factor a partida deve-se a evolução no campo da segurança, n sei...

lol
eu falei em ver ao vivo, tipo, paradinho ao pé dum e poder apreciar.
já os vi sim, mas de passagem na estrada, no entanto, é como disse, nesses "encontros imediatos" pareceu-me pequeno...
deve ser do desenho lá está, ate o leon I dá ideia de ser maior do que o leon II, mas deve ser impressao minha.
 
Em 1992, a Nippondenso CO., sediada em Osaka – Japão, registou uma patente designada “Common rail fuel injection for an engine”. Designou como inventor o engenheiro-chefe da equipa de desenvolvimento Toshimi Natsumura.
Infelizmente, os sistemas common rail da Nippondenso provaram ser pouco eficientes. A ideia parecia boa mas a concretização deixava muito a desejar, com numerosos problemas por resolver, a ponto do próprio Natsumura se ter convencido que a tecnologia não teria grande futuro.

Em 1996, a Fiat Richerche, divisão de I&D do Grupo Fiat, liderada pelos eng. Riccardo Buratti e Sílvio Canale, registou aquilo a que chamou “COMMON-RAIL FUEL INJECTION METHOD FOR DIESEL ENGINES”. Trata-se desta feita de um sistema de common-rail verdadeiramente funcional, apoiado por um sistema de injecção electrónica eficaz (um dos maior problemas do sistema da Nippondenso), suficientemente normalizado para poder ser produzido em série, com custos aceitáveis.
A Fiat viria mais tarde a licenciar a tecnologia à Bosch porque chegou à conclusão que não tinha capacidade produtiva para responder à imensa procura.
 
"the Fiat Group set an important new record in the field of diesel engines, made possible by the huge amount of expertise accumulated since 1986, when the Croma TDI was launched, the world's first direct injection diesel-engined car."
(...)
"One problem remained: the excessive noise made by the engine at low speeds and in 'speed transients'. This is where the history of the Unijet starts, or rather the search for a more evolved direct injection system, which could drastically reduce the problem of noisy combustion. After a few years, this research produced the Unijet"
(...)
"Pre-industrialisation of the Unijet, the system developed by Magneti Marelli, Centro Ricerche Fiat and Elasis on the basis of the Common Rail principle, began three years later, in 1990. This stage was concluded in 1994, when Fiat Auto decided to choose a partner with great experience in the field of injection systems for diesel engines. The project was therefore sold to Robert Bosch for the final part of the work, i.e. completion of the development process and industrialisation."
"In October 1997, eleven years after the Croma TDI, another record-setting car went on the market: the Alfa 156 JTD equipped with a revolutionary turbodiesel engine that gave hitherto unimaginable results. The cars equipped with this engine were incredibly quiet, with a sparkling response on a par with that of a petrol engine and performance levels that were 12% higher than those of a similar pre-combustion engine, as well as 15% lower consumption."

"Now it is the turn of the second generation of JTD engines, the Multijet multivalve units"
 
Back
Top