Como testares a bateria e alternador

Apenas para veículos automóveis que usam bateria de 12v.
Neste forum tem existido muita gente com dúvidas se tem a bateria boa, ou se o problema é alternador. Assim sendo, vou dar uma dica de como testarem a bateria, para não estarem sempre com dúvidas se o problema é da bateria/ alternador ou é outro.

Material: multímetro ou voltímetro a funcionarem perfeitamente.

Procedimento:
1º -> com o motor desligado ligam o voltímetro ou multímetro à bateria (se tiverem dúvidas de como usar um multímetro vejam os seguintes filmes http://www.youtube.com/watch?v=Xb-4xZ3pRaI e http://www.youtube.com/watch?v=y-rYV6mrfPY&feature=related ).

2º -> interpretar os valores obtidos. Se der um valor a rondar 12.2v, a bateria está boa mas está descarregada. Se o valor rondar 12.4v, a bateria está boa mas não totalmente carregada. Se o valor for 12.6v ou ligeiramente superior, a bateria está boa e completamente carregada.

3º -> ligar o motor com o multímetro ligado à bateria sem componentes elétricos ligados.

4º -> interpretar os valores obtidos. Se der um valor superior a 15v, o problema pode ser da bateria seca ou do alternador a carregar demais. Para se ter a certeza, tem de se ligar uma bateria boa ao carro e se persistir, têm de arranjar o alternador. Se não continuar a dar valores acima dos 15v então a bateria está seca. Se der valores entre os 13.5v e 14.5v, o alternador está bom. Se der valores baixos ou iguais ao valor da tensão com o motor desligado, o alternador tem de ser reparado. Relativamente a este teste do alternador, o mesmo deve ser feito varias vezes, pois há alternadores que precisam de reparação porque às vezes estão a carregar e outras não.

cumps
 
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