como testar bomba de oleo?

boas, estou com um problema grave no carro! o oleo em andamento normal sem puxar mt 80km\h, anda na volta dos 96 98ºc, ou seja em AE se for a 160km\h sobe para os 105, se for a 180 vai subindo ate aos 115ºc, se kuntinuar mt tempo nos 180 chega aos 120 e se pisar logo pos 200 fika logo nos 120ºc, ha pouco fiz prai 40km sempre com o oleo nos 120ºc e o turbo comecou a assubiar bue, agora sempre que o oleo passa dos 110ºc assubia bue, alem disso o carro nao bebia oleo e agora ja ta no minimo, o tubo da admissao ta cheio de oleo, o turbo deve tar a passar oleo pa compressora. ja me dixeram por aki que estas temperaturas nao sao normais. o carro e um ibiza 6k2 stock (penso eu) turbo e um vb17 kualker coisa.. a bomba de agua ta ok. o motor foi todo reparado ha 6mil km, a bomba de oleo no vag da-me pressao 2bar ok, mas so sei ver isso com o carro parado. alguem sabe alguma forma no vag de testar a bomba de oleo com o carro a puxar? a pressao e sempre 2bar a kualker rotacao? so penso que seja a bomba de oleo marada e que a rotacoes mais altas nao consegue lubrificar o motor. ja agora quando reparei o motor nao substitui a corrente da bomba de oleo nem a cremalheira da combota, eles aconselham substituir? tera alguma coisa a ver? e que ja me to a paxar, dantes andava sempre a fundo e agora nao posso acelerar com esta ***** senao isto arde tudo, ja me tou a passar com isto!
 
ja agora tenho a bomba adiantada, esta semana vou po-la no ponto, ja me dixeram que podera ser disso!
 
ja agora tenho a bomba adiantada, esta semana vou po-la no ponto, ja me dixeram que podera ser disso!

Boas, da bomba não é.
O turbo podes mandar reparar que ja deu o pifo, ve la nao deixes acabar o oleo do motor.
O motivo de aquecer, não faço a minima, se nao ajudava.
cumps
 
o tipo de oleo influencia bastante na rapida subida de temp ;-)

boas, ja pensei nisso tambem, eu punha 10w40 antes de reparar o motor, depois do o reparar queria por 5w40 mas aconselharao-me por 10w40, uso motul turbolight 10w40 norma 505.00. sera do oleo? eu uma vez pus-lhe um castrol edge 5w40 ja ha uns tempos e realmente notei que nao subia tanto a temperatura. que oleo me aconselham? existe algum que aguente mais calor?
 
nao...a pressao do oleo aumenta c a rpm...isso é lógico :)...imagina a rpm a subir (a turbina a fzr rpms a triplicar se for preciso, dependendo das rpms)...a pressao do oleo tem ser maior.
qt mais rpm fizer o motor...mais rpm vai fzr a bomba de oleo (pois a cambota é q faz girar a bomba de oleo).
qt ao oleo, eu tb uso um 10W40...e denoto subida de 85ºC no oleo em 10m...

tb podes ter lixo na bomba de oleo.
 
nao...a pressao do oleo aumenta c a rpm...isso é lógico :)...imagina a rpm a subir (a turbina a fzr rpms a triplicar se for preciso, dependendo das rpms)...a pressao do oleo tem ser maior.
qt mais rpm fizer o motor...mais rpm vai fzr a bomba de oleo (pois a cambota é q faz girar a bomba de oleo).
qt ao oleo, eu tb uso um 10W40...e denoto subida de 85ºC no oleo em 10m...

tb podes ter lixo na bomba de oleo.

lixo nao tenho, foi toda lavada antes de montar. mas ha alguma maneira de testar a bomba com o carro em andamento pelo vag?

mas acho que deve ser do oleo, nao to a gostar muito do motul, ainda dizem que o oleo vem todo do mesmo sitio, ate os cheiros dos oleos e a cor sao diferentes de umas marcas pa outras. na proxima muda vou trocar para castrol edge 5w40, aqui na minha zona ta a 40€.
 
Back
Top