Colector individual de inox

Colectores artesanais desde que bem feitos melhora e muito a saida dos gases,o problema é aguentarem com as egt's altas,já vi muitos que passam a vida na oficina a soldar,porque estão sempre a partir:shock:
 
Colectores artesanais desde que bem feitos melhora e muito a saida dos gases,o problema é aguentarem com as egt's altas,já vi muitos que passam a vida na oficina a soldar,porque estão sempre a partir:shock:

mas tambem ja ouvi dizer bem destes colectores em tdi.
mas so ha em inox?
 
penso que rferraz esteja a referir se a colectores independentes


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esses são colectores de escape de inox. eu já vi colectores de admissão em inox e acho um absurdo existir, pois aquecem muito mais que os colectores de alumínio originais, originando um aumento da temperatura do ar na admissão.
quanto aos colectores de escape em inox, isso é bom em carros atmosféricos. como a temperatura de egt sobe bastante, irá tirar fiabilidade ao turbo, além de aquecer tudo o que está à volta dele bastante mais que se fosse um colector em ferro fundido. além disso, esses colectores são em 4-1, o que compensa bastante apenas em carros muito rotativos (a partir das 6000 rpm).
já agora: um sistema 4-1 proporciona uma potência mais elevada a altas rotações embora a potência a rotações mais baixas seja menor assim como o binário (o sistema 4-1 é muito usado em motores de competição a gasolina, onde os carros precisam de ter mais potência a altas rotações); um sistema 4-2-1 proporciona uma boa potência máxima a altas rotações e um binário elevado, sem perca de potência e binário em rotações mais baixas, sendo um colector mais equilibrado. em ambos os sistemas não há perca de arranque nem velocidade de ponta...
Em TDi não inventem nos colectores de escape, se querem um bom colector de escape, trabalhem o colector de escape do 1.9D que é melhor que o do TDi.
 
esses são colectores de escape de inox. eu já vi colectores de admissão em inox e acho um absurdo existir, pois aquecem muito mais que os colectores de alumínio originais, originando um aumento da temperatura do ar na admissão.
quanto aos colectores de escape em inox, isso é bom em carros atmosféricos. como a temperatura de egt sobe bastante, irá tirar fiabilidade ao turbo, além de aquecer tudo o que está à volta dele bastante mais que se fosse um colector em ferro fundido. além disso, esses colectores são em 4-1, o que compensa bastante apenas em carros muito rotativos (a partir das 6000 rpm).
já agora: um sistema 4-1 proporciona uma potência mais elevada a altas rotações embora a potência a rotações mais baixas seja menor assim como o binário (o sistema 4-1 é muito usado em motores de competição a gasolina, onde os carros precisam de ter mais potência a altas rotações); um sistema 4-2-1 proporciona uma boa potência máxima a altas rotações e um binário elevado, sem perca de potência e binário em rotações mais baixas, sendo um colector mais equilibrado. em ambos os sistemas não há perca de arranque nem velocidade de ponta...
Em TDi não inventem nos colectores de escape, se querem um bom colector de escape, trabalhem o colector de escape do 1.9D que é melhor que o do TDi.

É melhor o do 1.9D porque? tenho aqui um e aquilo parece me bastante fragil mas por acaso a pouco tive a olhar pra ele e pensei assim 'se agarrasse aqui um turbo grande escusava de mexer no apoio de motor:D' mas depois o resto da linha de escape ficaria a fazer uma curva um pouco manhosa, nao sei...
 
É melhor o do 1.9D porque? tenho aqui um e aquilo parece me bastante fragil mas por acaso a pouco tive a olhar pra ele e pensei assim 'se agarrasse aqui um turbo grande escusava de mexer no apoio de motor:D' mas depois o resto da linha de escape ficaria a fazer uma curva um pouco manhosa, nao sei...
eu acho o do 1.9D mais robusto que do 1.9tdi, além de ser um pouco mais pesado e ter menos independência que do 1.9tdi, o que faz com que o colector de escape do 1.9D faça um back pressure nos gases de escape um bocadinho (quase nada) maior que do que com o colector do 1.9tdi. ao contrario do que pensam alguns mecânicos, o turbo precisa sempre de algo a fazer backpressure de modo a manter a potencia. consegues aplicar um turbo no colector do 1.9D sem ter de cortar apoio de motor nos vp. quanto à curva manhosa na linha, a mesma não fica tão manhosa quando mandares fazer um downpipe a medida, aproveitando parte do downpipe do tdi. é pena não ter fotos do trabalho... e onde ele já vai:rir:

ponho aqui umas fotos ilustrativas do colector de escape 1.9D vs 1.9tdi:

aqui o colector de escape do 1.9D:


aqui o colector de escape do 1.9tdi:


cumps
 
eu acho o do 1.9D mais robusto que do 1.9tdi, além de ser um pouco mais pesado e ter menos independência que do 1.9tdi, o que faz com que o colector de escape do 1.9D faça um back pressure nos gases de escape um bocadinho (quase nada) maior que do que com o colector do 1.9tdi. ao contrario do que pensam alguns mecânicos, o turbo precisa sempre de algo a fazer backpressure de modo a manter a potencia. consegues aplicar um turbo no colector do 1.9D sem ter de cortar apoio de motor nos vp. quanto à curva manhosa na linha, a mesma não fica tão manhosa quando mandares fazer um downpipe a medida, aproveitando parte do downpipe do tdi. é pena não ter fotos do trabalho... e onde ele já vai:rir:

ponho aqui umas fotos ilustrativas do colector de escape 1.9D vs 1.9tdi:

aqui o colector de escape do 1.9D:


aqui o colector de escape do 1.9tdi:


cumps

Esses colectores de escape são ambos 1.9d / sdi...

O de cima não tem EGR
O de baixo tem EGR
 
eu acho o do 1.9D mais robusto que do 1.9tdi, além de ser um pouco mais pesado e ter menos independência que do 1.9tdi, o que faz com que o colector de escape do 1.9D faça um back pressure nos gases de escape um bocadinho (quase nada) maior que do que com o colector do 1.9tdi. ao contrario do que pensam alguns mecânicos, o turbo precisa sempre de algo a fazer backpressure de modo a manter a potencia. consegues aplicar um turbo no colector do 1.9D sem ter de cortar apoio de motor nos vp. quanto à curva manhosa na linha, a mesma não fica tão manhosa quando mandares fazer um downpipe a medida, aproveitando parte do downpipe do tdi. é pena não ter fotos do trabalho... e onde ele já vai:rir:

ponho aqui umas fotos ilustrativas do colector de escape 1.9D vs 1.9tdi:

aqui o colector de escape do 1.9D:


aqui o colector de escape do 1.9tdi:


cumps


prof tax errado porque ambos sao de 1.9d e ainda há mais diferentes desses pois eu tenho outro diferente aqui em casa, até já medi as dimensoes interiores dos colectores do D e do TDI e sao iguais, já os do D sao muito mais frageis, dá me a impressao que se montasse um turbo naquele colector que o derretia em pouco tempo.

já agora os banhos de ceramica que o pessoal faz aos colectores sao para que?
 
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