coincidencia ou nao???

quando comprei o meu ibiza 1.6cc sr (6k2) ele aquecia e a primeira coisa que fiz foi ver o termostato, mas ele nao estava lá, e afinal o problema era a bomba de agua. Para ficar bem comprei um termostato e meti-o no sabado passado. O meu problema é que antes de meter o termostato dentro do carro no voltimetro acusava 14/15 de carregamento da bateria, depois de introduzir o termostato tudo mudou. Quando coloco o carro a trabalhar fica nos 14/15 mas depois começa a descer até aos 13, 12, e se for em movimento fica perto dos 12, mas se mantiver o motor a trabalhar mas sem mover o carro, o voltimetro so acusa 11 e nota-se que se estiver 2 ou 3 dias sem trabalhar, quando o vou meter a trabalhar que a bateria nao está totalmente carregada. Será que o alternador está a ir-se e foi apenas coincidencia com o meter o termostato, ou será que toquei em algo e estragou o alternador, dado que o termostato está ao lado do alternador?
 
Provavelmente será mera coincidencia, será mais o alternador a dar as ultimas ou a propria da bateria, pois ja nao segura carga...
 
Podes ter ligado mal o termostato, ou ter provocado um curto...

Desliga o termostato e coloca tudo como estava antes, verifica depois se o problema continua.
 
nao ha como desligar o termostato....a nao ser retira-lo, pois nao tem fios ligados. Agora ja nao carrega pois a bateria ja esta sem carga e como tal já nao pega o carro. Ontem é noite nao pegava, depois pegou, no caminho para casa a noite e com as luzes acessas o voltimetro acusava carga maxima e depois carga zero, de seguida acusava abs, travoes, air bag, parecia uma festa com luzinhas no tablier. Mais tarde ia em andamento e foi-se abaixo e nao pegou mais. nao compreendo a razao pelo qual se foi abaixo, a nao ser que sem carga na bateria algum componente do carro deixe de funcionar e o carro se desligue. Tenho que o levar a um electricista
 
Isso é o alternador, possivelmente o regulador marado, isso repara-se, nem sei como a malta se mete a comprar alternadores novos...
 
Quando foi realizada a mudança do termostato, não mexeram na correia do alternador, ou na ligações eléctricas do mesmo?
Antes de proceder a mudanças e gastar dinheiro, verifica as ligações eléctricas do alternador e se a correia está tensionada.
 
nao ha como desligar o termostato....a nao ser retira-lo, pois nao tem fios ligados. Agora ja nao carrega pois a bateria ja esta sem carga e como tal já nao pega o carro. Ontem é noite nao pegava, depois pegou, no caminho para casa a noite e com as luzes acessas o voltimetro acusava carga maxima e depois carga zero, de seguida acusava abs, travoes, air bag, parecia uma festa com luzinhas no tablier. Mais tarde ia em andamento e foi-se abaixo e nao pegou mais. nao compreendo a razao pelo qual se foi abaixo, a nao ser que sem carga na bateria algum componente do carro deixe de funcionar e o carro se desligue. Tenho que o levar a um electricista

o carro foi-se a baixo em andamento porque a bateria não tinha força para a bomba de gasolina, é normal

vê bem os fios do alternador como mudaste o termostato podes ter tocado em algum sem querer
 
o alternador so tem o fio que vai a bateria e a ficha com 2 fios. Já desliguei a ficha e voltei a ligar, rodei os fios e continua igual. Mudar o termostato nao tem nada a ver com a correia, porque o termostato fica do outro lado e nao é preciso mexer nas correias
 
Como no post inicial dizes: "afinal o problema era a bomba de agua". Para se mexer na bomba de água tens que mexer nas correias!
Mas, segundo percebi acabaste por não mexer na bomba de água, certo?
 
Isso é o alternador, possivelmente o regulador marado, isso repara-se, nem sei como a malta se mete a comprar alternadores novos...

no meu caso levou novo por opção... tinha a embraiagem do alternador com um bocado de folga... e o enduzido com bastante desgaste... como não gosto de reparar aos bocados para poupar... pedi valores para reparar tudo... ficava perto de 200 euros para material... arranjei 36% de desconto em novo... não exitei... novo 242 euros com garantia de 2 anos...
 
no meu caso levou novo por opção... tinha a embraiagem do alternador com um bocado de folga... e o enduzido com bastante desgaste... como não gosto de reparar aos bocados para poupar... pedi valores para reparar tudo... ficava perto de 200 euros para material... arranjei 36% de desconto em novo... não exitei... novo 242 euros com garantia de 2 anos...

Ok aí entendo mas mesmo assim... O rotor não tinha desgaste era o colector, 200 só no material fdx um bocado caro, por curiosidade o que aconteceu ao velho?
 
levei o meu seat ao electricista e ele diz que é aquela peça lateral de plastico preto onde liga a ficha que está estragada e custa 72 euros + iva. Andei a pesquizar pela net por um alternador usado, e a minha pergunta é se o alternador do 6k2 de 1999 a 2002 do motor a gasoleo é igual ao de gasolina, tanto o motor 1.0 como 1.4 e 1.6
 
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