chiar no arranque

Boas pessoal..

é o meu 1ºtopico espero que compreendam caso nao esteja bem feito mas vou tentar fazer o meu melhor, aceito conselhos :)

bem estou aqui para falar acerca de um problema que parece que tenho no meu carro...(se ja existia este topico peço imensa desculpa pois nao encontrei nada)..

O meu carro é um seat Ibiza 1.4 tdi comercial de 2004 com 88mil kms e comprei-o á cerca de 2semanas, mas desde que veio de lá que faz um barulho estranho.. ao meter a 1º ou a marcha-trás, quando faço o ponto de embreiagem e o carro começa a andar, faz um chiar tipo electrónico (acho eu) mas que chia uma beca chia mas é só mesmo no inicio do arranque( e pelo que reparo faz mais chiar quando o motor está frio)..é normal neste modelo de 3cilindros? e tambem este modelo a embraiagem pega cá em cima?

agradecia que me ajudassem pois pelo que sei tenho 2meses para ver se há algum problema e eles resolverem..sei que se for la sem informaçoes que me dizem que está bom e nao há problema..

Cumprimentos
 
epá não sei se percebi muito bem o teu problema... mas isso não será a correia de alternador????:confused: é que pa fazer mais quando o motor tá frio... e ser kuando arrankas... ou seja há variações de RPM no motor.... posso kuase apostar que é um problema de afinação de correias...
[[]]
 
por acaso ando com o msm problema mas andava a pensar que podia ser a embreiagem nas lonas derivado a tar a pegar em cima... correias nao me parece ser
 
epá não sei se percebi muito bem o teu problema... mas isso não será a correia de alternador????:confused: é que pa fazer mais quando o motor tá frio... e ser kuando arrankas... ou seja há variações de RPM no motor.... posso kuase apostar que é um problema de afinação de correias...
[[]]

sinceramente nao sei mesmo...este barulho costuma fazer quando começo a andar..parece um barulho tipo a esforçar mas a chiar, mas quando dou mais um bocado de rotaçao ja nao faz tanto...mas é só mesmo quando mal arranca..e em quente tambem faz mas é muito menos..sera que é pouca rotaçao que dou para o arranque? é que estes 1.4tdi tem fama de ao arrancarem irem-se mais abaixo que os 1.9tdi, parece que quase morrem nas subidas..

ja agora a minha embreiagem está a pegar ca em cima, é normal nestes 1.4tdi??

CUMPS
 
a embraiagem pegar em cima é o desgaste da mesma!

quanto ao chiar não consigo perceber o que queres dizer..

o tensor costuma dar problemas, mas isso ouve-se com o carro ao relanti..
 
pelo que dás a enteder...:rolleyes: só podem ser 2 coisas... correias ou rolamento de encosto da embraiagem... mas eu apontava mais pra correias.... a embraiagem em ci não chia....:whistle:
 
a embraiagem pegar em cima é o desgaste da mesma!

quanto ao chiar não consigo perceber o que queres dizer..

o tensor costuma dar problemas, mas isso ouve-se com o carro ao relanti..

desculpa farokinha mas o que tas a referir é que a embreiagem está a dar o berro??

nepia nao se ouve nada de anormal ao relanti..é mesmo quando vou arrancar( fazer o ponto de embreiagem) com a 1ºmudança ou a marcha-trás, ele chia mas depois do ponto de embreiagem feito(quando ja nao preciso de estar com o pé na embreiagem) ja nao chia..é um chiar fraco..nada de grande barulho..
 
pelo que dás a enteder...:rolleyes: só podem ser 2 coisas... correias ou rolamento de encosto da embraiagem... mas eu apontava mais pra correias.... a embraiagem em ci não chia....:whistle:

pois...poderá ser isso...

é mesmo quando vou arrancar( fazer o ponto de embreiagem) com a 1ºmudança ou a marcha-trás, ele chia mas depois do ponto de embreiagem feito(quando ja nao preciso de estar com o pé na embreiagem) ja nao chia..é um chiar fraco..nada de grande barulho..

que achas? mais alguem tem este problema ou ja teve este problema??
 
ok agora percebi...:rolleyes: é só enquanto tens o pé no pedal... isso é o rolamento de incosto da embraiagem....:whistle: nada de grave... há ai mts carros que andam anos e anos com ele gripado e sem stress... deixa andar..:weedman:com um bocado de sorte isso mais meia duzia de arrankes e cala-se...:whistle:
quanto ao embraigem pegar em cima... isso não significa que está nas lonas...:yellowcard: uma embragem enquanto não patinar não está estragada.... muitas vezes o problema é o auto afinador que não conpensa o suff em relação ao desgaste normal de uso...
mas pronto pelo que percebi... deixa andar que isso nao te vai dar problemas
[[]]
 
meu amigo, sofro do mesmo mal e conheço mais 3 mancos que tambem estao assim. é mesmo a embraiagem.
nao quer dizer que esteja mesmo a acabar mas os grampos e molas encostam no prato e fazem esse som, pa teres uma ideia o meu faz desde os 73 mil e vai neste momento com 90quase... e outros mancos tambem é tudo mestas quilometragens e continuama andar sem stress 1 deles esta reprogramado inclusive, mais de 260Nm as 2400rpm e nao tem qualquer problema.
o meu ao inico so fazia a subir, em esforço e a frio. agr ja faz mais um bocadinho e o meu pedal tb pega um bocadinho acima. nada de procupante, quando começar a patinar ja sabes, é trocar... eu nao tenho probs nenhuns e vou pa todo o lado. o que ja me disseram e que e mesmo da embraiagem, as pastilhas cravadas com rebites nao tem a profundidade suficiente e faz com que o rebite fique muito a superficie dai tocar no prato ou no volante de motor e fazer esse pekeno chiar..abr
 
meu amigo, sofro do mesmo mal e conheço mais 3 mancos que tambem estao assim. é mesmo a embraiagem.
nao quer dizer que esteja mesmo a acabar mas os grampos e molas encostam no prato e fazem esse som, pa teres uma ideia o meu faz desde os 73 mil e vai neste momento com 90quase... e outros mancos tambem é tudo mestas quilometragens e continuama andar sem stress 1 deles esta reprogramado inclusive, mais de 260Nm as 2400rpm e nao tem qualquer problema.
o meu ao inico so fazia a subir, em esforço e a frio. agr ja faz mais um bocadinho e o meu pedal tb pega um bocadinho acima. nada de procupante, quando começar a patinar ja sabes, é trocar... eu nao tenho probs nenhuns e vou pa todo o lado. o que ja me disseram e que e mesmo da embraiagem, as pastilhas cravadas com rebites nao tem a profundidade suficiente e faz com que o rebite fique muito a superficie dai tocar no prato ou no volante de motor e fazer esse pekeno chiar..abr

humm tou a ver...sim é aquele chiar quando tou a fazer o ponto de embraiagem...tem um chiar assim que começa a andar e para de chiar quando ja ta em andamento..entao deixo andar assim? nao há problemas??

ja agora para quanto será pôr isso tudo ok? é muito caro? é que nao tenho a noçao..e se for caro secalhar vou é reclamar pois comprei num stand e pelo que sei tenho 2meses para reclamar por alguma coisa avariada..

CUMPs
 
ok agora percebi...:rolleyes: é só enquanto tens o pé no pedal... isso é o rolamento de incosto da embraiagem....:whistle: nada de grave... há ai mts carros que andam anos e anos com ele gripado e sem stress... deixa andar..:weedman:com um bocado de sorte isso mais meia duzia de arrankes e cala-se...:whistle:
quanto ao embraigem pegar em cima... isso não significa que está nas lonas...:yellowcard: uma embragem enquanto não patinar não está estragada.... muitas vezes o problema é o auto afinador que não conpensa o suff em relação ao desgaste normal de uso...
mas pronto pelo que percebi... deixa andar que isso nao te vai dar problemas
[[]]


sim é só quando estou a fazer o ponto de embraiagem e ele começa a andar, é naquele momento de esforço de arranque..depois ja nao faz mais em andamento...

humm e substituir isso é caro? quanto á embreiagem, referes quando patinar é quando estiver a fazer um arranque normalissimo e ele patinar?

CUMPS
 
a reparaçao é um kit de embraiagem.. devera rndar os 300 ou 400euros dependendo da mao de obra...
nao creio que com estes km's seja necessario subtituir volante de motor.. pelo menos no meu caso o bi-massa nao treme nada...
 
a embraiagem tá nas lonas quando vais por exemplo numa 3ª em baixa rotação tipo 1000, 1500rpm... e aceleras a fundo...:rolleyes: e o carro em vez de te encostar ao banco e desenvolver... acelera ao red line mas quase não desenvolve...:eek: ou seja patina a embraiagem, não há transmição de CV ao chão...
o arranjo... deve ser realmente algo tipo 400€ pra cima... depende muito do preço da mão de obra...:cool: mas não te preocupes com isso.. faz mas é km pra cima que não vais ter stress...:rolleyes:
[[]]
 
a embraiagem tá nas lonas quando vais por exemplo numa 3ª em baixa rotação tipo 1000, 1500rpm... e aceleras a fundo...:rolleyes: e o carro em vez de te encostar ao banco e desenvolver... acelera ao red line mas quase não desenvolve...:eek: ou seja patina a embraiagem, não há transmição de CV ao chão...
o arranjo... deve ser realmente algo tipo 400€ pra cima... depende muito do preço da mão de obra...:cool: mas não te preocupes com isso.. faz mas é km pra cima que não vais ter stress...:rolleyes:
[[]]

humm ok obrigado pela informaçao :)

espero nao ter problemas mas mesmo assim vou chatear o vendedor enquanto posso reclamar de alguns defeitos pois comprei á menos de 1mes :p

é um direito meu ne? para alem de ter 1ano de garantia..mas nao deve cobrar a parte da embreiagem

CUMPS
 
Back
Top