ceratec, colocar ou não?

boa tarde,

tenho visto aqui no forum muita gente a falar do ceratec da liqui moly, andei a investigar um pouco o que o produto faz, etc .. e promete muita coisa boa ..
como tal, fiquei tentado em experimentar..

no entanto após questionar algumas pessoas que têm algum conhecimento automovel, disseram-me para o evitar porque o ceratec contem teflon e que o mesmo se pode agarrar as partes internas do motor e provocar avarias passado algum tempo.

isto confirma-se?
quais as vossas experiencias mediante a utilização do mesmo?

desde ja obrigado pelas respostas
 
Eu tenho no meu carro, mas só à cerca de 5000 kms, mas para já nada a apontar, só noto ue ficou um pouco menos ruidoso a frio.
 
Eu tenho no meu carro, mas só à cerca de 5000 kms, mas para já nada a apontar, só noto ue ficou um pouco menos ruidoso a frio.

Pois mas isso não é uma mais valia,é normal ouvir a injeção dos motores vag a trabalhar, os bons mecanicos ate sabem ver se o carro esta de saude ou não só de os ouvir ao relantim.Espero que esse produto realmente desenpenhe melhor que isso pois custa em media 25€.
 
Epa meti agora no alfa a menos de 1000klm, e mal peguei no carro esquece, parecia que tinha outra vida..
Estava muito mais solto, eu quando voltar a fazer a revisão vou por mais :p
 
mas quando fizeste a revisão trocas-te também filtros que certamente contribuem muito mais para o repor da potencia do que esse produto ..
estou reticente porque muita gente diz para o evitar maioritariamente por causa do teflon :S
vou aguardar mais opiniões!
cumps
 
É necessario ter cuidado com o que se mete dentro dos motores conheço casos de motores deitados devido ao uso de slick 50.Eu acho que o ideal é meter um bom oleo e deixar o mesmo tratar do motor que é o papel dele.
 
uma pessoa respondeu-me com uma pergunta que realmente acaba por ser engraçada ...

" o que este produto (ceratec e outros semelhantes) promete, não é a função do óleo? colocamos óleo no motor precisamente para fazer o que este produto diz que faz, e há muitas marcas de óleos que já colocam aditivos nos óleos e têm mesmo especificado nas embalagens que não é aconselhável adicionar qualquer tipo de aditivo"

não sei, cada vez fico mais confuso... vê-se pessoas a dizer que o produto faz maravilhas e aconselham profundamente, outros dizem que ainda faz pior ao motor...
 
Mudar de óleo e notar melhor performance é psicológico, concordo que terá mais a ver com a questão dos filtros novos, etc. Ceratec pode ser uma segurança mas é como dizem atrás, é colocar algo para o qual o óleo já deveria estar a desempenhar função.
 
Sempre usei nos meus carros Ceratec e até hoje nunca tive stress nenhum; atenção que também uso óleo da liqui moly para os motores.
O óleo aquece menos e o trabalhar do motor fica muito mais suave, principalmente a frio. Usa-se de 50000 em 50000km.

Para mim o que dá stresses são aditivos de uma marca e óleos de outra; aí sim, acredito.

O Ceratec é um componente cerâmico que se dissolve completamente no óleo e se agarra às partes metálicas para preencher as micro fissuras; há que ter é cuidado a aplicar (meter a frio, logo após a colocação do óleo; depois deixar o carro 30 min a trabalhar e durante 1000km não passar das 2500/3000 rpm para o produto se dissolver e espalhar em condições- em carros a diesel)
Também uso o aditivo para caixas de velocidades que reduz a fricção.

Até hoje, zero problemas.

(O que dá problemas é a má utilização do produto)
 
Sempre usei nos meus carros Ceratec e até hoje nunca tive stress nenhum; atenção que também uso óleo da liqui moly para os motores.
O óleo aquece menos e o trabalhar do motor fica muito mais suave, principalmente a frio. Usa-se de 50000 em 50000km.

Para mim o que dá stresses são aditivos de uma marca e óleos de outra; aí sim, acredito.

O Ceratec é um componente cerâmico que se dissolve completamente no óleo e se agarra às partes metálicas para preencher as micro fissuras; há que ter é cuidado a aplicar (meter a frio, logo após a colocação do óleo; depois deixar o carro 30 min a trabalhar e durante 1000km não passar das 2500/3000 rpm para o produto se dissolver e espalhar em condições- em carros a diesel)
Também uso o aditivo para caixas de velocidades que reduz a fricção.

Até hoje, zero problemas.

(O que dá problemas é a má utilização do produto)

Sendo assim andas a fazer a rodagem de 50 em 50000kms. Acredito que possa não fazer mal, mas a ser preciso tantos cuidados na sua aplicação penso que trocas de óleo (bom óleo) a tempo e horas será suficiente.
 
Tudo depende do óleo que se mete também; Bom óleo sem dúvida que é suficiente; no entanto em carros alterados e até mesmo normais, alguma "ajuda extra", nomeadamente a nível de redução de fricção, é sempre bem vinda e prolonga a vida útil das peças.
É como digo, até hoje, sempre usei e nunca tive qualquer problema.
Também tenho cuidado com as coisas.
Acho que aditivo e óleo da mesma marca, devem combinar bem, pois são desenvolvidos em conjunto.
Com marcas de óleo diferentes, nunca experimentei, mas a marca também diz que dá.
Com óleo rasca, aí sim, tenho as minhas dúvidas. Aliás, nunca arriscaria (muitas casas vendem óleo avulso e dizem que é BP ou outras marcas.....mais barato claro.........eu duvido sempre).
E depois também há pessoal que em cada muda, troca a marca do óleo.
O Óleo deve ser sempre o mesmo.

Já lá vai o tempo em que uma lata de óleo da liqui moly era bastante cara; agora o preço banalizou e até considero que seja acessível.
Até mesmo o Ceratec; eu adquiro-o por cerca de 20€ e o óleo de motor na casa dos 55/60 €.
Qualquer pessoa em casa faz uma muda de óleo; é uma coisa extremamente simples.

O meu conselho: se queres meter Ceratec, mete óleo da liqui moly também; de certeza que não vais ter qualquer problema.

Aqueces bem o carro; tiras o bojão e deixas escorrer bem o óleo; sacas o filtro fora e aspiras o excesso de óleo que fica no copo;
A seguir metes o bojão, e o filtro. Metes cerca de 3L de óleo no motor, agitas bem a lata de Ceratec e metes todo o conteúdo no motor. Ligas o motor 10s para ferrar o circuito. Voltas a meter óleo até ficar ao nível.
Ligas o motor durante cerca de 20/30 min ao relanti.
Depois rolas cerca de 1000km sem puxar em demasia pelo carro.
Está feito, e se fizeres a coisa em casa, gastas no máximo 100€, com material de qualidade.

Ceratec, só depois de 50000km outra vez.


Por acaso conheço um gajo que comprou uma lata de ceratec, e, sem mudar o óleo, abre a tampa e mete aquilo lá para dentro. Já foi há uns tempos, mas ainda rola sem problemas, misturado com óleo de marca branca.
 
boa tarde,

tenho visto aqui no forum muita gente a falar do ceratec da liqui moly, andei a investigar um pouco o que o produto faz, etc .. e promete muita coisa boa ..
como tal, fiquei tentado em experimentar..

no entanto após questionar algumas pessoas que têm algum conhecimento automovel, disseram-me para o evitar porque o ceratec contem teflon e que o mesmo se pode agarrar as partes internas do motor e provocar avarias passado algum tempo.

isto confirma-se?
quais as vossas experiencias mediante a utilização do mesmo?

desde ja obrigado pelas respostas

O Ceratec não tem Teflon,

O FAHER é que tem, e por norma é usado em motores mais antigos, com outro tipo de tolerâncias.
Há quem use também o FAHER em motores modernos, no entanto, o Ceratec parece-me mais adequado.
 
eu meti ceratec ha pouco tempo! nao custa prevenir é sempre mais um ajuda a contribuir pra dar saude ao motor, revisões a horas e um bom oleo é o principal... mas uma ajuda extra nao vejo mal. so lhe faz é bem

abraço
 
o motor so precisa de um bom oleo...

Ora nem mais!
Quem quiser ter um carro duravel que use bom oleo, faça mudas regulares, milagres nem em fátima os há ultimamente.
O facto dos motores ficarem silenciosos com alguns produtos não é propriamente um sinal de saude, oleos, nestes motores, quanto menos particulas tiverem melhor, lixo só serve para entupir, guardem esses produtos milagrosos para usar nos carros de 1970 em que eram construidos com tolerancias muito diferentes das dos nossos dias.
As peças moveis, por muito que a gente as conserve não duram eternamente, importante é muda-las quando é necessario em vez de andar a tapar buracos.
Os stands de má fé também metem serrim nas caixas de velocidades avariadas para elas ficarem silenciosas, metem oleos super grossos para não se ouvir bater de bielas e nem por isso o serrim ou oleo mineral super grosso faz bem.lol
Quem se der ao trabalho de fazer uma busca intensiva irá encontrar nos documentos de defesa do consumidor dos eua, vários relatorios de danos causados por produtos desse genero em motores actuais.
 
Last edited:
Back
Top